SóProvas


ID
2713804
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia as notícias sobre o continente africano.


I. O presidente Robert Mugabe renunciou nesta terça-feira [21.nov.2017] ao cargo, após 37 anos no poder, em uma carta entregue ao Parlamento momentos antes de ter sua destituição votada pelos congressistas. O vice-presidente deve assumir o poder em dois dias. A renúncia põe fim a quase quatro décadas de um governo marcado pela autocracia, má gestão econômica e abuso de direitos humanos.

(Estadão – https://bit.ly/2r64Noa. Acesso em 15.abr.2018. Adaptado)


II. Jacob Zuma renunciou nesta quarta-feira [14.fev.2018] à presidência em um pronunciamento na TV estatal, acatando o ultimato de seu próprio partido, o Congresso Nacional Africano. Presidente desde 2009, Zuma é alvo de mais de 800 acusações por corrupção e é investigado por supostamente favorecer empresários com concessões públicas milionárias.

(Globo – https://glo.bo/2o1UbEW. Acesso em 15.abr.2018. Adaptado)


Os eventos I e II ocorreram, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  •  O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, renunciou nesta terça-feira (21), indicou o presidente do Parlamento do 

    Jacob Zuma renunciou nesta quarta-feira (14) à presidência da África do Sul em 

  • GAB A

  • A questão foi dada para quem presta atenção no que lê e para quem sabe diferenciar o continete africano dos países.

    "acatando o ultimato de seu próprio partido, o Congresso Nacional Africano...".

  • Exatamente Daniel, não sabia da notícia. Mas o item II já falou a resposta

  • O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, renunciou nesta terça-feira (21), indicou o presidente do Parlamento do país, Jacob Mudenda. Numa carta de renúncia, Mugabe, que ficou no poder por 37 anos, disse que a sua decisão é voluntária. Com a notícia, pessoas foram às ruas do país para comemorar. Jacob Zuma renunciou nesta quarta-feira (14) à presidência da África do Sul em um pronunciamento na TV estatal, acatando o ultimato de seu próprio partido, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês).


    Em um discurso de despedida à nação que durou 30 minutos, Zuma, de 75 anos, afirmou que não concordou com a forma como o ANC o forçou a renunciar depois da eleição de Cyril Ramaphosa como presidente do partido em dezembro. Mas afirmou que tem que "aceitar que se meu partido e meus compatriotas desejam que eu saia, eles têm que exercer esse direito e fazer isso da maneira prescrita na Constituição". Também disse que não tinha medo de uma moção de censura ou de um processo de impeachment.


    letra a

  • Pessoal só pra avisar, todos os países mencionados estão no continente Africano. Logo mencionar o continente não ajuda a responder. Apenas o conhecimento da noticia acima do colega.