SóProvas


ID
2714131
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas, a histórica desigualdade socioespacial vigente no interior das cidades brasileiras adquiriu características mais acentuadas.


Essa desigualdade socioespacial não se explica

Alternativas
Comentários
  • B, pois o governo não apresenta local determinado para essas construções

  • Geografia urbana é tema importante e complexo dada a forma como se urbanizaram as principais metrópoles brasileiras. O texto de apoio aborda as desigualdades espaciais existentes nas cidades brasileiras e que encontram-se em aprofundamento nas últimas décadas. O enunciado ordena marcar a alternativa que NÃO explica o processo corretamente. 


    Análise das alternativas: 


    A) O confinamento espacial de população de alta renda em áreas privilegiadas em infraestrutura e segurança cercadas na forma de condomínios é uma forma material de desigualdade socioespacial sendo causa e consequência ao mesmo tempo desse processo. 


    B) A ocupação de cotas mais elevadas de terrenos de topografia acidentada ocorre a revelia dos planos diretores das cidades que não destinam essas áreas em geral a nenhuma forma de ocupação mas que acaba ocorrendo devido as necessidades urgentes de população de baixa renda de moradia próxima a sua fonte de renda. AFIRMATIVA CORRETA. 



    C) O isolamento de áreas com barreiras físicas demonstra claramente a desigualdade produzindo espaços com melhor infraestrutura do que seu redor o que o torna alvo privilegiado de ações criminosas que retroalimentam a construção de barreiras e controles de acesso cada vez mais severos.


    D) O aumento das diferenças de padrão de moradia mesmo que sem a criação de barreiras físicas também materializa a desigualdade no sentido de produção de espaços de população de maior poder aquisitivo, capacidade de pressionar o poder público por suas demandas de infraestrutura urbana e segurança pública do que outras parte da cidade ocupadas por população de piores indicadores de qualidade de vida. 


    Considerações finais:


    No Brasil atualmente segundo o IBGE cerca de 85% de toda a população vive em espaços urbanos o que por si só já aumenta a relevância do tema de estudo. Outro dado importante é a tendência de redução observada nos últimos anos de migração entre regiões sendo mais comum a migração interior capital dentro do mesmo estado o que contribui para o aumento da periferização de várias capitais brasileiras.  
    Gabarito: B
  • AS FAVELAS SURGEM POR FALTA DE CONDIÇÕES DA POPULAÇÃO, VIVER NO CENTRO DA CIDADE É MAIS ONEROSO.

    GABARITO= B

  • As favelas não são implantadas, mas sim desenvolvidas...

    Gab. B

  • recrudescer: surgir com maior intensidade

  • recrudescer: surgir com maior intensidade