SóProvas


ID
2714140
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o trecho a seguir.


“A regionalização caracterizada pela divisão entre Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo foi amplamente utilizada durante a Guerra Fria, período em que prevaleceu a rivalidade entre duas superpotências. No começo da década de 1990, o termo Segundo Mundo tornou-se obsoleto, pois deixou de ser representativo. Nesse contexto, foram estabelecidas novas regionalizações com o objetivo de expressar com maior exatidão a organização do espaço mundial contemporâneo.”

BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência (Ensino Médio). São Paulo: Atual Editora, 2007 (volume único). p. 410 (Adaptação).


A regionalização que não expressa com “maior exatidão a organização do espaço mundial contemporâneo” é:

Alternativas
Comentários
  • Olá Marcos bom dia,

     

    Pois a realidade político - econômica global, dividiu o mundo em Direita e Esquerda, e a questão pede o cenário contemporâneo, que é nítido o que o país vive hoje é exatamente isso, querendo sempre propagar ou pegar carona, no que as grandes econômias vem vivenciando, só que a diferença é que os desenvolvidos, fazem acordos bilateriais, que favorecem sempre as duas partes no "negócio", preservando assim, futuros conflitos políticos, sociais e financeiros !

     

    "Atualidade"

     

  • O texto de apoio aborda a necessidade de se atualizar a regionalização mundial após o fim da Guerra Fria e as mudanças que se seguiram. O enunciado ordena marcar a alternativa que NÃO expressa com maior exatidão o período atual. Procuramos assim a alternativa errada.

    Análise das alternativas:

    A) Países declaradamente socialistas atualmente são mais uma categoria política escassa do que um bom método para regionalizar o mundo contemporâneo pós colapso soviético e de repúblicas satélites. ALTERNATIVA CORRETA 

    B) Centrais gozam de capital de investimento, capacidade tecnológica avançada e bons indicadores de qualidade de vida para sua população enquanto periféricos dependem de seus recursos naturais e superexploração da força de trabalho local para sua inserção na economia mundial.

    C) Sendo ainda mais específico essa qualificação pode ser desdobrada em Desenvolvidos, Emergentes e Em Desenvolvimento para marcar a posição de países que mudaram as condições de vida de sua população mais rapidamente que outros e não estigmatizar os que ainda não alcançaram bons índices.

    D) Observando indicadores de renda como PIB/per capta e escolaridade ou desenvolvimento de patentes científicas é possível utilizar essa classificação corretamente. 

    Considerações Finais:

    Regionalização do mundo pode seguir vários critérios como a de "Três Mundos" criada durante a Guerra Fria muito mais em função das divisões políticas do que de outras informações. Geopolítica, desenvolvimento mundial e até DIT ou Divisão Internacional do Trabalho são tópicos que abordam o assunto e devem ser observados com bastante atenção durante os estudos geográficos dada sua recorrência em provas. 

    Gabarito: A
  • Nada a ver. Todas estão corretas. Essa questão deveria ser anulada!

  • O texto fala sobre a "divisão dos mundos" e, ao final, fala como essa classificação já foi superada e não mais representa bem o mundo contemporâneo. Assim, quando a questão pede sobre a regionalização que não aborda mais o cenário atual de maneira efetiva, está se referindo a própria regionalização dos mundos que descreveu.

    1º Mundo -> Capitalistas desenvolvidos e industrializados

    2º Mundo -> Socialistas industrializados

    3º Mundo -> Países subdesenvolvidos

  • A nova ordem mundial visa a reorganizar as relações internacionais da seguinte forma:

    • países ricos (centrais e desenvolvidos, que se encontram no hemisfério norte)
    • países pobres (periféricos, subdesenvolvidos, que se localizam no hemisfério sul).

    Letra A está INCORRETA, porque a divisão do mundo entre países capitalistas e socialistas, foi a divisão mundial durante a guerra fria, que acabou a partir da década de 1990.