-
GABARITO: D
Aparentemente a questão trata da comunicação, mas, analisando melhor, se refere ao conteúdo motivação, conforme o seguinte trecho: "Ela (a comunicação) sempre exige que o receptor se torne alguém, faça alguma coisa, acredite em alguma coisa." Nesse sentido, motivação é conceituada como uma energia ou força que movimenta o comportamento e indica as causas ou motivos que produzem determinada ação no indivíduo.
Fonte: Administração Geral e Pública para concursos - Elisabete de Abreu e Lima - 2018 - ed. Juspodivm
-
ALVO > D
Usei a etimologia da palavra para resolver essa questão, ou seja, a sua origem. Bem como a morfologia (MOTIVAR + AÇÃO = MOTIVAÇÃO)
MOTIVAÇÃO (Mover, motivar), isto é, fazer, provocar ação.
Agora, perceba que o enunciado te dá alguns gatilhos importantes.
"Ela sempre exige que o receptor se torne alguém, faça alguma coisa, acredite em alguma coisa. Então a comunicação está sempre conectada à(às, ao, aos)"
Eu insisto até com o meu gato, que pronunciou "miau" de forma incorreta um dia desses, Língua Portuguesa é fundamental em qualquer circunstância.
Abraço forte e foco na transformação da sua vida!
-
GAB: D.
"A comunicação, em outras palavras, sempre faz exigências. Requer que o receptor se torne alguém, faça alguma coisa, acredite em alguma coisa. Ela sempre apela para a motivação. Em outras palavras, se a comunicação estiver de acordo com as aspirações, os valores e os propósitos do receptor, ela será poderosa. Mas, se for contrária a eles, é provável que não seja recebida ou, na melhor das hipóteses, é provável que o receptor resista a ela."
Peter Drucker.
Livro: O melhor de Peter Drucker, o Homem, a Administração, a Sociedade. - pág. 128.
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!
-
A comunicação é um processo de dupla direção: envolve tanto a transmissão ao centro decisório, como a transmissão das decisões tomadas por esse centro para as demais partes da instituição. A comunicação sempre requer alguma coisa. Ela sempre exige que o receptor se torne alguém, faça alguma coisa, acredite em alguma coisa. (MOTIVAÇÃO) Então a comunicação está sempre conectada à(às, ao, aos)