SóProvas


ID
2714680
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O BSC também pode ser entendido como uma metodologia administrativa baseada no equilíbrio organizacional e estruturada em quatro categorias básicas (denominadas perspectivas). Uma delas está voltada para analisar o negócio do ponto de vista do que é básico para alcançar o futuro com sucesso, considera as pessoas em termos de capacidades, habilidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro. Essa categoria (perspectiva) é a de

Alternativas
Comentários
  • O BSC possui 4 perspectivas que se relacionam entre si.

    1.    Perspectiva financeira (recursos) – analisa o negócio do ponto de vista financeiro. 

    2.    Perspectiva dos clientes (sociedade) - busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas. Esta perspectiva possibilita ao gestor as estratégias de mercado que possibilitarão atingir resultados superiores no futuro;

    3.    Perspectiva de processos internos – identifica os processos críticos que a empresa deve focar para ter sucesso. Ou seja, mapeia os processos que causam o maior impacto na satisfação dos consumidores e na obtenção dos objetivos financeiros da organização. Devem ser melhorados os processos existentes e desenvolvidos os que serão importantes no futuro;

    4.    Perspectiva do aprendizado e do crescimento – identifica as medidas que a empresa deve tomar para se capacitar para os desafios futuros. As principais variáveis são as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. Desta forma, as empresas devem treinar e desenvolver seu pessoal, desenvolver sistemas melhores e procedimentos que alinhem os incentivos aos objetivos corretos.

  • Perspectiva do aprendizado e crescimento:  aqui  se  analisa  a  capacidade  da  organização  para melhorar continuamente e se preparar para obter sucesso no futuro. Essa perspectiva abarca os principais ativos intangíveis: pessoas, sistemas/informação e clima/motivação: as pessoas,  sua capacidade  de  aprender,  de  se  desenvolver  e  gerar  crescimento  para  a  organização;  as informações/conhecimentos  armazenados  a  ser  utilizados  para  inovações  e  melhorias;  oclima/motivação  e  a  cultura,  que  devem  refletir  um  ambiente  organizacional  adequado  ao aprendizado  e  ao  crescimento.  Os  indicadores  e  medidas  podem  ser:  treinamentos, competências, motivação, desenvolvimento de novos métodos etc. A perspectiva do aprendizado e crescimento constitui a base para a sustentabilidade da empresa no longo prazo. Para Vera Osorio (2003), “a causa fundamental para o sucesso está relacionada às pessoas da organização, enfocadas pelo BSC na perspectiva de apredenizado e crescimento”. 

  • Dica:

    aprendizado e crescimento - palavra chave pessoas
    processos internos - palavra chave qualidade
    clientes - palavra chave satisfação
    financeiro - palavra chave lucro

     

  • *** Gabarito: A ***

    É o famoso FICA

    Financeiro

    Internos (Processos)

    Clientes

    Aprendizado e Crescimento

  • GABARITO: LETRA A

     Rodrigo Rennó:

    Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta balanced scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não-financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas. Até pouco tempo atrás, os únicos indicadores utilizados eram os financeiros. Desta forma, os gestores mediam a situação de uma organização de acordo com um só ponto de vista: sua capacidade financeira. Entretanto, indicadores como o retorno sobre o investimento, liquidez e margem líquida sobre vendas são importantes, mas só contam um "lado da estória". Para os autores, os indicadores financeiros contam os fatos passados, mas são inadequados para avaliar o desempenho de empresas que buscam criar valor através no investimento em clientes, fornecedores, empregados, processos, tecnologia e inovação. Desta forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro. Neste modelo existem quatro perspectivasfinanceira (I)clientes (III)processos internos (II) e aprendizado e conhecimento (IV).

     --> FINANCEIRA  ==========> engloba indicadores e medidas contábeis e financeiras.

     --> CLIENTES ============> composto por propostas de valor criadas aos clientes e mercado em que atua.

     --> PROCESSOS INTERNOS ===> objetiva a identificação de processos críticos e formas de aprimorar o desempenho organizacional.

     --> APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO => envolve as atividades que dão suporte ao alcance dos objetivos da organização.

  • A questão cobrou conhecimento sobre o Balanced Scorecard.

    O Balanced Scorecard (BSC) “é um sistema de gestão estratégica que foca na implementação e acompanhamento estratégico, permitindo alinhar o planejamento estratégico ao operacional, integrando as unidades de negócios, de apoio, equipes e indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, a partir da utilização de um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros”. (MOREIRA, 2019, PÁG. 473)

    Esse sistema possui quatro perspectivas: a financeira, a de processos internos, a de crescimento e aprendizagem e a de clientes.

    A questão quer, em resumo, a perspectiva relacionada às pessoas e ao futuro da organização.

    Analisando as alternativas:

    a- Correta. Crescimento e Aprendizagem: Relaciona-se com a gestão de pessoas, liderança, motivação, clima e cultura.

    b- Incorreta. Financeira: trata da visão dos investidores, como por exemplo, a lucratividade do negócio.

    c- Incorreta. Clientes: Relaciona-se com o consumidor. Exemplos: prospecção de clientes, retenção e satisfação.

    d- Incorreta Processos internos: tem relação com os processos já existentes na organização. São exemplos: a qualidade e a produtividade.

    e- Incorreta. marketing não é uma perspectiva estratégica do BSC.

    Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4ed. Jusposdium (pág. 474 a 476)

    GABARITO: LETRA A