SóProvas


ID
2714800
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Trindade (2001), analisando as particularidades do instrumental técnico-operativo do Serviço Social, considera necessária a demarcação da natureza do trabalho do assistente social a partir de sua inserção nas estruturas institucionais prestadores de serviços sociais. Dadas as afirmativas quanto às particularidades do instrumental técnico-operativo do Serviço Social no processo de produção e reprodução social,

I. Ao atuar na prestação dos serviços sociais, os assistentes sociais inserem-se na esfera de atividades vinculadas diretamente à produção material.
II. O racionalismo próprio à hegemonia burguesa instala um paradigma de explicação e ordenação da realidade social, que toma os fenômenos sociais com um padrão de objetividade semelhante àquele empregado para os fenômenos naturais. Nessa perspectiva, a instrumentalidade se vê limitada a um padrão que contempla apenas as ações racionais, que produzem fins imediatos.
III. Quando tratamos dos instrumentos e técnicas do Serviço Social, estamos transitando entre práticas humanas que se voltam para a transformação de outras atitudes humanas, aquelas que incidem sobre as consciências. Portanto, os instrumentos que as potencializam não se caracterizam como um acervo de instrumentos e técnicas materiais.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA "D"

    I. Ao atuar na prestação dos serviços sociais, os assistentes sociais inserem-se na esfera de atividades vinculadas diretamente à produção material. (ERRADO!)

    De acordo com Trindade (2001), “ao atuar na prestação de serviços sociais, vinculados às diversas políticas sociais, o assistente social se insere na esfera das atividades que não estão vinculadas diretamente à produção material”, pois participa de atividades que estão na esfera da regulação das relações sociais, contribuindo para a criação de condições necessárias ao processo de reprodução social, desempenhando ações que incidem nas condições de vida dos trabalhadores e produzem “efeitos ideológicos que reforçam (ou não) a aceitação das condições de compra e venda da força de trabalho” 

    II. O racionalismo próprio à hegemonia burguesa instala um paradigma de explicação e ordenação da realidade social, que toma os fenômenos sociais com um padrão de objetividade semelhante àquele empregado para os fenômenos naturais. Nessa perspectiva, a instrumentalidade se vê limitada a um padrão que contempla apenas as ações racionais, que produzem fins imediatos. (CORRETO!)

    III. Quando tratamos dos instrumentos e técnicas do Serviço Social, estamos transitando entre práticas humanas que se voltam para a transformação de outras atitudes humanas, aquelas que incidem sobre as consciências. Portanto, os instrumentos que as potencializam não se caracterizam como um acervo de instrumentos e técnicas materiais. (CORRETO!)

     

     

     

  • Gab: D

    Texto base: Desvendando as determinações sócio-históricas do instrumental técnico-operativo do Serviço Social na articulação entre demandas sociais e projetos profissionais* Rosa Lúcia Prédes Trindade*

    Quando tratamos dos instrumentos e técnicas do Serviço Social estamos transitando entre as práticas humanas que se voltam para a transformação de outras atitudes humanas, aquelas que incidem sobre as consciências. Portanto, os instrumentais que as potencializam não se caracterizam como um acervo de instrumentos e técnicas materiais. São instrumentos e técnicas elaborados e organizados por diversas disciplinas do campo das ciências sociais e utilizados por diversas práticas sociais, para modelar o comportamento humano, para racionalizar as relações entre os homens, atendendo a diferentes interesses sociais. São instrumentos que potencializam a produção de atitudes, posturas e comportamentos adequados a estes diferentes interesses.

    http://cressrn.org.br/files/arquivos/65N06Bp3L00eI373q8j6.pdf

  • I - inserem-se INDIRETAMENTE...