SóProvas


ID
2714848
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Behring (2006), a relação entre política social e Serviço Social no Brasil surge com o incremento da intervenção estatal, pela via dos processos de modernização conservadora no Brasil, a partir dos anos de 1930. Dadas as afirmativas acerca dos fundamentos da Política Social no Brasil,

I. O ideário neoliberal para as políticas sociais no Brasil articula o trinômio: privatização, universalização e descentralização.
II. No campo teórico marxista, analisam-se as políticas sociais somente a partir de sua expressão imediata como fato social isolado.
III. Pelo ângulo econômico, as políticas sociais assumem a função de reduzir os custos da reprodução da força de trabalho e elevar a produtividade, em épocas de crise.
IV. Uma observação crítica reconhece no mundo do capital possibilidade de conjugação positiva entre a sua acumulação e o princípio da igualdade, atribuindo à política social uma via de solução da desigualdade social.

verifica-se que está(ão) correta(s) apena

Alternativas
Comentários
  • I- O trinômio é privatização, focalização e descentralização.

    II- As políticas sociais não podem ser analisadas somente a partir de sua expressão imediata como fato social isolado. Ao contrário, devem ser situados como expressão contraditória da realidade, que é a unidade dialética do fenômeno e da essência. p.39

    III- Correto.

    IV- Na verdade ela não reconhece essa possibilidade e a política social não é a via de solução das desigualdades (p. 45- 46)

  • Letra A