Servico social e as primeiras instituições assistenciais:
Fundação Leão XII- Entidade Assistencial
Criada -1946
Objetivo: Atuação ampla sobre as grandes favelas do Rio de Janeiro.
LDB - Primeira Instituição de AS
Criada : 1942
Objetivo: Prestação de serviços sociais as famílias cujos maridos estavam em guerra.
Senai
Criada -1942
Qualificar força de trabalho
Organizar e Adm Nacional as escolas de aprendizagem industriários.
SESI
Criada - 1946
Objetivo :Planejar , estudar e executar medidas que contribuam para o bem estar do operário.Desenvolver a solidariedade entre EMPREGADO E EMPREGADOR.
"A Fundação Leão XIII foi criada na cidade do Rio de Janeiro, no dia 22 de Janeiro de 1947. Sua história e, principalmente, sua atuação sistemática no cenário sócio-político-espacial carioca diferenciaram-na, talvez, de todas as outras instituições de assistência social brasileira do século XX por ter sido a principal instituição assistencial no tocante às intervenções para a melhoria nas favelas na cidade do Rio de Janeiro e no Brasil.
Sabemos o quanto é complexa a definição conceitual da favela. Esse espaço social ganha essa nomenclatura, sobretudo, na cidade do Rio de Janeiro, a partir da segunda metade do século XIX. De fato, compreendemos o espaço da favela, mas também outros espaços com similaridades sócio-estruturais (Villas misérias, Barriadas, Bindovilles, Gecekondu, Guers, Slum etc) como materializações sócio-espaciais, principalmente no espaço urbano, marcadas por déficits e/ou problemas de níveis estruturais, ou seja, resultado das contradições e desigualdades de uma determinada realidade, onde uma parte da população desafortunada, pela impossibilidade de habitações formais, seja por renda ou pela inação do Estado, constrói suas habitações de maneira precária.
Suas ações assistenciais, no período de 1947 até 1962, foram marcadas pela atuação concomitante em 33 favelas na cidade do Rio de Janeiro. Mesmo essas ações variando em níveis de intervenção, garantiram algumas necessidades sociais jamais proporcionadas anteriormente pelo Estado nesses espaços, como as questões de educação, alimentação, saúde, lazer, apoio jurídico e urbanidades. "
IGOR MARTINS MEDEIROS ROBAINA. Assistência social ou controle sócio-espacial: uma análise das espacialidades políticas da Fundação Leão XIII sobre as favelas cariocas (1947-1962).
http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbete=1597