"A influência de Florence Nightingale (1820-1910), a fundadora da enfermagem moderna, foi tão marcante nesse período que Richmond muitas vezes a ela se referiu como uma pioneira do Trabalho Social. Valendo-se da estratégia operacional por ela concebida no campo da enfermagem, das “visitadoras de saúde” (health visitors), Richmond vai trazer para o Serviço Social a visita domiciliar como possibilidade de realização da prática profissional. Desenvolvendo e ampliando a proposta de Nightingale, situa o relacionamento como a base de todo o processo, preparando os assistentes sociais, através dos Cursos que oferecia, para serem competentes “visitadores domiciliares” (home visitors).
Foi esse trabalho desenvolvido pelos visitadores domiciliares que deu visibilidade inicialmente ao Serviço Social nos Estados Unidos, havendo registros históricos de sua presença nas equipes de saúde antes mesmo de finalizar a década de 1880 (RICHMOND, 1950, cap. 1)
[...]
O trinômio higiene, educação e saúde, que caracterizara o Serviço Social nas suas origens, deixou marcas bastante profundas em sua identidade e no modelo clássico de Serviço Social, no qual, segundo as palavras da própria Richmond (1950, cap. 1), “o relacionamento é a alma do processo”.
No Brasil, a expressão desse trinômio, bem como a forte vinculação entre o Serviço Social e a área da saúde, são muito presentes na história da profissão."
Fonte: SERVIÇO SOCIAL EM HOSPITAL- ESCOLA: UM ESPAÇO DIFERENCIADO DE AÇÃO PROFISSIONAL - Maria Lúcia Martinelli