SóProvas


ID
2715484
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Mioto (2011), a família é, naturalmente, a principal instância de proteção social. Nessa direção, novas configurações vão se formando, numa “mistura assistencial”, com um agregado de instâncias provedoras e gestoras no campo do bem-estar. Corresponde a um dos setores desta “mistura assistencial” o:

Alternativas
Comentários
  • "Com isso, a partir desse período, de acordo com Pereira (2004), a proposta básica é que os bens e serviços que atendam às necessidades sociais, e proporcionem proteção social, sejam derivadas de várias fontes (Mistura assistencial): o Estado, o mercado, as organizações voluntárias e caritativas e a rede familiar. Têm-se assim, conforme Johnson (1900) apud Pereira (2006), um agregado de fontes provedoras e gestoras no campo do bem-estar, composto por quatro setores principais:

    O setor oficial, identificado como o governo; o setor comercial, identificado com o mercado; o setor voluntário, identificado com as organizações sociais não governamentais e sem fins lucrativos; e o setor informal, identificado com as redes primárias e informais de apoio desinteressado e espontâneo, constituído da família, da vizinhança e dos grupos de amigos próximos (JOHNSON, 1990 apud PEREIRA, 2006, p. 32)."

    p.42 https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/180511/TCC%20-%20Alice%20Mendes%20de%20Souza.pdf?sequence=1

  • Gab: C

    Apesar de não ter entendido muito bem a questão, acertei.

  • As redes primárias, informais ou de proteção espontâneas são aquelas que se organizam na perspectiva do apoio mútuo e solidariedade, como nas relações afetivas, de parentesco, de proximidade com amigos, vizinhos e nas relações entre os indivíduos da mesma comunidade. 

    RESPOSTA: LETRA C