SóProvas


ID
2715808
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Antes de ser o pintor de algumas das obras mais famosas do mundo, como a “Mona Lisa” e “A Última Ceia”, Leonardo da Vinci também era engenheiro, arquiteto e inventor; e, em 1482, o gênio renascentista estava em busca de um emprego.

      A carta de Da Vinci enviada ao Duque de Milão, Ludovico Sforza, é considerada o primeiro registro de um currículo da história. Na carta, o inventor não conta sobre sua proficiência em línguas estrangeiras ou qual foi a universidade em que se formou. No lugar de uma narrativa cronológica de suas conquistas, Da Vinci faz uma lista dos serviços que podia oferecer ao duque.

      Da Vinci fez o que muitos profissionais hoje têm vergonha de fazer: vender seu produto. Segundo José Augusto Minarelli, CEO da Lens & Minarelli e autor do livro “Venda seu peixe!”, a carta do renascentista mostra a lógica de mercado que todos que procuram emprego deveriam entender. “É o princípio da oferta e da procura”, diz ele. Quem busca um emprego oferece sua capacidade de resolver um problema, e quem contrata está atrás dessa solução.

      Se a procura é por soluções, Leonardo da Vinci oferecia todas para o duque. Sabendo que o aristocrata precisava defender seu território e posses, o artista lista suas invenções, armas, carruagens. Em caso de uma batalha no mar, ele poderia construir embarcações. Para os tempos de paz, ele oferece pinturas, estátuas, prédios e dutos de água.

      Seguir o modelo do currículo de Da Vinci pode ser uma maneira de se diferenciar. No entanto, para ser bem-sucedido, Minarelli alerta que é preciso que o candidato seja consistente no conteúdo. O especialista estimula seus clientes a fazer um inventário de suas carreiras, pensando em realizações significativas, não apenas nos lugares onde trabalhou. Assim, os recrutadores sabem suas habilidades e podem escolher o que define seu perfil profissional.

      Após sua carta, Leonardo da Vinci se mudou de Florença para Milão a serviço do duque como engenheiro, arquiteto, escultor e pintor.


(Adaptado de: GRANATO, Luísa. Você deveria fazer o currículo do jeito que Leonardo da Vinci fez em 1482. Disponível em: https://exame.abril.com.br)

Duas expressões que descrevem modos contrastantes de se apresentar um currículo estão em:

Alternativas
Comentários
  •  Questãozinha difícil

     A carta de Da Vinci enviada ao Duque de Milão, Ludovico Sforza, é considerada o primeiro registro de um currículo da história. Na carta, o inventor não conta sobre sua proficiência em línguas estrangeiras ou qual foi a universidade em que se formou. No lugar de uma narrativa cronológica de suas conquistas, Da Vinci faz uma lista dos serviços que podia oferecer ao duque.

     

    5º Seguir o modelo do currículo de Da Vinci pode ser uma maneira de se diferenciar. No entanto, para ser bem-sucedido, Minarelli alerta que é preciso que o candidato seja consistente no conteúdo. O especialista estimula seus clientes a fazer um inventário de suas carreiras, pensando em realizações significativas, não apenas nos lugares onde trabalhou. Assim, os recrutadores sabem suas habilidades e podem escolher o que define seu perfil profissional.

     

  • Gabarito: E, porém a B também está correta, na minha opinião.

     

    O contraste também se identifica entre narrativa cronológica de suas conquistas (metódo não desejável) X inventário de suas carreiras (método desejável e estimulado pelo autor).

     

  • Eu acertei a questão porque considerei a E como "mais correta", porém pelo meu raciocínio a D também está, visto que proficiência em línguas estrangeiras (currículo tradicional) e realizações significativas (currículo moderno) são contrastantes. Vamos indicar para comentário!

  • serviços que podia oferecer (2° parágrafo) = AINDA VAI ACONTECER

    lugares onde trabalhou (5°parágrafo) = JÁ ACONTECEU

    OU SEJA, CONTRASTANTES!

  • Muito interpretativa essa questão. Difícil aceitar uma questão dessa em um concurso. Deveria ser anulada.

    Acho que a letra "A" tem mais contraste do que a "E", já que "serviços que se pode oferecer" se relaciona mais com "lugares onde se trabalhou" do que a universidade onde alguém se forma.

    a) universidade em que se formou (2° parágrafo) / lugares onde trabalhou (5°parágrafo) 

    e)serviços que podia oferecer (2° parágrafo) / lugares onde trabalhou (5°parágrafo) 

     

     

  • O examinador quer a alternativa que mostra duas maneiras ( contraste baseado no TEXTO e na tendência que da Vinci apresentou ) diferentes de se apresentar um currículo.

    O narrador não quer saber suas qualidades, formação, experiência e sua proficiência. Segundo a tendência de da Vinci, ele quer saber oq  vc ofereçe!

    a) universidade em que se formou (2° parágrafo) QUALIDADES / lugares onde trabalhou (5°parágrafo) EXPERIÊNCIA . Não há contraste

    b)narrativa cronológica de suas conquistas (2° parágrafo)EXPERIÊNCIA E FEITOS / inventário de suas carreiras (5° parágrafo) EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS Não há contraste

    c) realizações significativas (5° parágrafo)EXPERIÊNCIAS / inventário de suas carreiras (5° parágrafo) EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS  Não há contraste

    d) proficiência em línguas estrangeiras (2° parágrafo)QUALIDADES / realizações significativas (5° parágrafo)EXPERIÊNCIAS De fato explica seus feitos, mas com base no texto, não há um oferecimento de serviços, o que o empregador quer.

     

    e) serviços que podia oferecer (2° parágrafo)OOPAA! DE FATO OQ INTERESSA A QUEM BUSCA MÃO DE OBRA ( uma tendência diferente daquela que estamos acostumados a ver.  / lugares onde trabalhou (5°parágrafo) MÉTODO ATUAL E CRITICADO PELO TEXTO-  Eis ai o contraste.

     

    Perdão e qualquer erro favor avisar. Estou aqui pra contribuir mutualmente, pois já fui muito abençoado em meus estudos pelos comentários dos colegas.

  • Duas expressões que descrevem modos contrastantes = Duas expressões que se contrastam ???

    Esquisito esse enunciado... 

  • Questão complicada pois o texto mesmo induz modos contrastantes, onde um seria melhor que o outro: "O especialista estimula seus clientes a fazer um inventário de suas carreiras, pensando em realizações significativas, não apenas nos lugares onde trabalhou" Enfim, errando hoje pra no futuro não errar mais! 

  • Pensei como vc TL, existe um contraste na letra b em relaçao ao modelo de currículo, n entendi

  • Gabarito - E

     

     

    Essa questão exige abstração o suficiente para o candidato desapegar do texto, vejam:

     

     

     

    a) universidade em que se formou / lugares onde trabalhou 

     

     

    →  Nos 2 casos você vai lá pedir emprego e entregar meros ''papéis'', não há contraste.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) narrativa cronológica de suas conquistas / inventário de suas carreiras 

     

     

    →  De acordo com a recomendação do texto, essa alternativa estaria correta, mas pensem bem, há diferença entre narrar conquistas e apresentar um inventário de carreiras? NÃO. Pois as 2 atitudes iram remeter a coisas que você já fez (passado), e não o que você pode oferecer no AGORA ao empregador.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    c) realizações significativas / inventário de suas carreiras 

     

     

    →  Mesmo raciocínio da (b).

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d) proficiência em línguas estrangeiras / realizações significativas 

     

     

    →  Mesma coisa.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) serviços que podia oferecer / lugares onde trabalhou 

     

     

    →  Reparem que esta é a única alternativa que demonstra contraste total. Lugar onde trabalhou (passado) e serviços que ainda poderão ser oferecidos (presente).

     

     

     

    *  Fiz essa prova como simulado, inicialmente marquei a B, e no final de tudo retornei à questão e pude perceber essa 'sutileza' de maneira mais clara. Espero que tenham entendido.

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Achei que houve contraste na alternativa D também. 

  • Ana, proficiência em línguas estrangeiras pode ser uma das realizações significativas. Agora,  serviços que podia oferecer não tem muita relação com os lugares onde trabalhou. Posso ter trabalhado na NASA e oferecido um serviço medíocre lá. 

     

  • CONTRASTE

    substantivo masculino

    1. grau marcante de diferença ou oposição entre coisas da mesma natureza, suscetíveis de comparação.

    "c. entre sonho e realidade"

    2. por extensão

    comparação de objetos similares para se estabelecerem as respectivas diferenças; cotejo.

     

    Ou seja, quem trabalha entrega (oferece) serviço.

    Contraste nesse caso é contrapor em busca de um sinônimo, objeto similar. Trabalhar e oferecer serviço.

  • Ao pessoal que gosta de postar palavrão: monossílabo tônico terminado em "u" não deve ser acentuado.

    #paz

  • Pessoal li todos os comentários, a questão não é tão complexa, trata-se de interpretação de texto, vejamos:

    1º ponto: a questão fala sobre currículo, logo, no texto precisamos localizar as informações sobre currículo, ou seja, 2º e 5º parágrafos.

    Até aqui tudo bem, todas as alternativas trazem esses parágrafos.

    2º ponto: precisamos analisar as informações dentro dos parágrafos e verificar se temos registros de conclusões sobre currículo.

    - No 2º parágrafo temos a informação que o currículo de Da Vinci é o primeiro registro de currículo da história, na sequência fala "O QUE ELE NÃO FEZ", ou seja, " não conta sobre sua proficiência em línguas estrangeiras ou qual foi a universidade em que se formou", também diz que ele não fez uma "narrativa cronológica de suas conquistas", e conclui:  Da Vinci faz uma lista dos serviços que podia oferecer ao duque.

    - Concluímos então que no 2º parágrafo a informação mais importante é como foi o conteúdo do PRIMEIRO CURRÌCULO DA HISTÓRIA, ou seja, "uma lista de serviços que podia oferecer ao duque".

    - No 5º parágramos entramos no contexto atual, ou seja, a aplicação tem como base o modelo de currículo de Da Vinci como forma de diferencial : "Seguir o modelo do currículo de Da Vinci pode ser uma maneira de se diferenciar". Na sequência  vem um alerta"No entanto, para ser bem-sucedido, Minarelli alerta que é preciso que o candidato seja consistente no conteúdo.", quem dá esse alerta é um especialista: "O especialista estimula.....", percebam que ele vai dizer O QUE DEVE SER FEITO E O QUE DEVE SER EVITADO, vejam: "O especialista estimula seus clientes A FAZER um inventário de suas carreiras, pensando em realizações significativas, NÃO APENAS NOS LUGARES ONDE TRABALHOU.  Aqui está o X da questão, quando um especialista fala para não por no currículo apenas os lugares onde trabalhou, cabe a conclusão de que atualmente as pessoas FAZEM  ISSO (não é verdade? nós fazemos isso!)

    3º Ponto: concluir com base na interpretação

    - A questão pede CONTRASTE na forma de se apresentar um CURRÍCULO, qual seria esse contraste? A forma que foi apresentado da primeira vez, por DA VINCI e a forma como é apresentada ATUALMENTE, conforme ALERTOU o especialista Minarelli.

    Da Vinci apresentou uma "lista de serviços que poderia oferecer ao duque" - 2º parágrafo

    Os currículos atuais são apresentados com os "lugares onde trabalhou" - 5º parágrafo

     

    Letra E - serviços que podia oferecer (2° parágrafo) / lugares onde trabalhou (5°parágrafo)

     

    Pessoal espero ter ajudado, só comentei e gastei tempo aqui porque vi muitas dúvidas e várias linhas de raciocínio, acredito ser essa uma boa forma de resolver.

     

  • O texto fala que Vinci fazia uma série de coisas e não somente era pintor (famosa obra de arte 'Mona Lisa').
    Na época que ele esteve desempregado, Vinci fez uma espécie de 'currículo' e ao invés de registrar suas conquistas ou conhecimento, ele disse tudo que poderia oferecer ao duque (tanto em tempos de paz como em tempos de guerra).
    GABARITO: E

  • O raciocínio talvez seja analisar onde se verifica o contraste, descartando as diferenças.

    Bons estudos!

  • Seguir o modelo do currículo de Da Vinci pode ser uma maneira de se diferenciar. No entanto, para ser bem-sucedido, Minarelli alerta que é preciso que o candidato seja consistente no conteúdo. O especialista estimula seus clientes a fazer um inventário de suas carreiras, pensando em realizações significativas, não apenas nos lugares onde trabalhou. Assim, os recrutadores sabem suas habilidades e podem escolher o que define seu perfil profissional.

    Gab E

  • proficiência

     

    1.

    qualidade do que é proficiente; competência, capacidade, mestria.

    2.

    domínio num determinado campo; capacidade, habilitação.

  • Luiz Tenorio, excelente o seu comentário. Muito Obrigado!!!

  • https://www.youtube.com/watch?v=6JF3txjyGxo&t=2s

     

    Nessa canal, desvenda as pegadinhas da ESAF e vários outros segredos de concursos.

  • O texto, usando o exemplo do Da Vinci, traz o contraste entre currículos tradicionais (e o TEXTO exemplifica: proficiencia em linguas, lugares onde trabalhou, cronologia dos trabalhos...) e um curriculo diferenciado baseado no exemplo do Leonardo da Vinci, que traria feitos e realizações signficiativas em cada trabalho/emprego do candidato.

     

    sendo assim, pra mim, as letras D e E estariam corretas!! 

     

    alguém me paonte o erro da D????

  •  

    mvb analista eu usei um raciocínio parecido com o seu e também fiquei na dúvida entre as duas alternativas. O que me fez optar pela "letra E" e acertar a questão foi o último período do segundo parágrafo, que se refere à carta escrita pelo Da Vinci.

     

    De acordo com o trecho, no lugar de uma narrativa cronológica de suas conquistas, (que, nos currículos de hoje, relaciona-se ao ato de a pessoa listar OS LUGARES ONDE TRABALHOU) Da Vinci faz uma lista dos SERVIÇOS QUE PODIA OFERECER ao duque. 

     

    E, de mais a mais, a proficiência em língua estrangeira não deixa de ser uma conquista, né, visto que é uma competência adquirida... A alternativa E está bem mais completa e redondinha que a D.

     

    Espero ter ajudado! Bons estudos! :)

  • Não tem jeito, eu simplesmente não consigo acertar esse tipo de questão da FCC.

    Meus parabéns aos colegas evoluídos que viajam o suficiente para entender o que o examinou pensou ao elaborar a questão.

  • Dani TRT, você não está sozinha. Esse tipo de cobrança da FCC é dotada de um subjetivismo descomunal. Essa questão deveria estar classificada em filosofia. Muitos erram a questão e comentam justificando que está certa: quero ver na prova de concurso de verdade se conseguirão enganar a si mesmos. Prefiro errar aqui e acertar na prova. 

  • A resposta está no final do penúltimo paragrafo:

    "O especialista estimula seus clientes a fazer um inventário de suas carreiras, pensando em realizações significativas, não apenas nos lugares onde trabalhou. Assim, os recrutadores sabem suas habilidades e podem escolher o que define seu perfil profissional."

    De acordo com o texto, fazer um currículo baseado na carreira e em realizações é a maneira correta de apresentar um currículo, não somente apresentando lugares onde trabalhou. Portanto é contrastante  a alternativa E.

  • Cadê a espada de tandera quando se precisa dela?