-
Joana tinha vinte anos e estranhava muito a rápida transformação de Manaus. Quando era ainda criança, as ruas não possuíam calçamento, as casas eram na maioria de madeira e careciam de eletricidade, água e esgoto. Uma viagem até Belém durava invariavelmente três meses. Quando o pai de Joana chegou ali em 1865, vindo do Maranhão, não encontrou mais de cinco mil almas. Era um lugarejo triste e de poucas ruas e muita lama. Quando Joana completou quinze anos, seu pai ofereceu uma recepção para duzentos convidados e a cidade já estava com vinte mil almas.
NO TEXTO DÁ A ENTENDER QUE AO PASSAR DO TEMPO AUMENTOU A POPULAÇÃO.
-
comparação entre o número de habitantes.
Que de 5 mil passa para 20 mil.
-
GABARITO: (c)
-
Gab. "C"
Ora temos 5 mil almas em uma cidade e em um curto espaço de tempo já temos 20 mil almas.
(TRANSFORMAÇÃO CONCRETA NO TEXTO)
#DeusnoComando
-
O texto cita vários pontos que podem ser visto como modificação no tempo, no entando, a referencia ao número de pessoas é o único de forma mais concreta e com uma comparação de "antes e depois". Os outros pontos ficam subentendidos que houve melhora, mas não é algo concreto.
-
DE FATO HÁ UMA CERTA COMPARAÇÃO ENTRE O PERÍODO EM QUE O PAI DE JOANA CHEGOU À MANAUS EM 1865, E NÃO ENCONTROU MAIS QUE 5 MIL ALMAS, E QUANDO JOANA COMPLETOU QUINZE ANOS A CIDADE JÁ ESTAVA COM VINTE MIL HABITANTES... É UMA COMPARAÇAO COM O PASSADO QUE É QUANDO O PAI DE JOANA CHEGOU A FORMA COMO A CIDADE ERA, E DEPOIS COM O CRESCIMENTO DE JOANA ( FUTURO) MOSTRA A TRANSFORMAÇÃO DE MANAUS...
-
GABARITO C
Trechos que justificam a alternativa correta:
"Quando o pai de Joana chegou ali em 1865, vindo do Maranhão, não encontrou mais de cinco mil almas."
"Quando Joana completou quinze anos, seu pai ofereceu uma recepção para duzentos convidados e a cidade já estava com vinte mil almas."
Há uma comparação entre o número de habitantes.
-
Onde ele compara a Quantiade de habitantes !!
-