-
Gabarito: B
Ele consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio das frases descritivas de determinadas alternativas de tipos de desempenho individual. Em cada bloco, ou conjunto composto de duas, quatro ou mais frases, o avaliador deve escolher obrigatoriamente apenas uma ou duas que mais se aplicam ao desempenho do avaliado.
a) Dentro de cada bloco há duas frases de significado positivo e duas de significado negativo. O avaliador escolhe a frase que mais se aplica e a que menos se aplica ao desempenho do avaliado.
b) Em cada bloco há quatro frases de significado apenas positivo. São escolhidas as frases que mais se aplicam ao desempenho do avaliado.
Fonte: http://centraldefavoritos.com.br/2016/08/04/avaliacao-de-desempenho-objetivos-metodos-vantagens-e-desvantagens/
-
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
MÉTODOS TRADICIONAIS:
- Escala gráfica: mais comum de aparecer o efeito Halo.
Ex.: tabela com alguns quesitos e o avaliador vai marcar se o avaliado é ótimo, bom, regular, ruim, péssimo.
- Lista de verificação: em vez de marcar ótimo, bom..., vai apresentar pontos (notas) de 1 a 5 - Avaliação quantitativa.
- Escolha forçada: diminui a SUBJETIVIDADE nas avaliações. Força o avaliador a optar por frases para avaliar o desempenho do avaliado, elas são apresentadas em blocos.
- Incidentes críticos: observação e registro de comportamentos extremos, tanto positivos qto negativos, sem, no entanto, avaliar especificamente traços de personalidade.
- Pesquisa de campo: + completo, logo + demorado.
Consiste em 4 etapas: entrevista inicial para avaliar o desempenho e os fatores que afetaram + ou - o resultado final;
entrevista de análise complementar;
planejamento das providências necessárias e
acompanhamento posterior dos resultados.
- Comparação binária: método simples e rudimentar. O avaliador compara os funcionários 2 a 2.
MÉTODOS MODERNOS
- 360° ou Circular: todos os stakeholders avaliam, inclusive o avaliado;
- Participativa por Objetivos (APPO): gerente e subordinado estabelecem consensualmente os objetivos.
- de Competências: CHA.
- de Potencial: identificação de talentos.
- BSC: avalia o desempenho sob 4 perspectivas ( financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento).
(Ribas e Salim)
-
O método da Escolha Forçada tenta reduzir a subjetividade, a generalização e a superficialidade.
São escritas frases descritivas do comportamento possível de um funcionário dentro do contexto do trabalho (exemplo: é pontual, tem espírito de equipe, não recebe bem críticas, etc.) para que o avaliador consiga “visualizar” melhor os aspectos que deve observar em cada indivíduo.
Assim sendo, em cada bloco, existirão algumas frases possíveis para que o avaliador analise e escolha (por isso o nome: escolha forçada). Portanto, o avaliador vai marcar em cada aspecto uma ou duas
características possíveis de cada avaliado, ou ainda a característica que mais se aproxima dele e a que mais se afasta do seu comportamento, de forma que melhor represente seu desempenho.
Como principal vantagem deste método, temos a redução da subjetividade e da generalização. Entretanto, é um método de difícil construção, que não é fácil de ser comunicado e de difícil visualização do resultado global.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó www.estrategiaconcursos.com.br
-
GAB. B
ESCOLHA FORÇADA
Este método de avaliação utiliza blocos de frases, devendo o avaliador escolher a frase que mais se aplica ao desempenho do avaliado. Em cada bloco de frases, o avaliador deverá, obrigatoriamente, escolher uma frase, por isso o nome “escolha forçada”.
Cada bloco apresenta duas, quatro ou mais frases. A natureza das frases varia bastante.
PRÓS
• Elimina o efeito de generalização (hallo efect) na avaliação.
• Tira a influência pessoal do avaliador, isto é, a subjetividade.
• Sua aplicação é simples e não exige preparo intenso ou sofisticado dos avaliadores.
CONTRAS
• Complexidade no planejamento e na construção do instrumento.
• Apresenta somente resultados globais.
• Não provoca retroação de dados, nem permite comparações.
• Técnica pouco conclusiva a respeito dos resultados.
• Nenhuma participação ativa do avaliado.
Bons estudos!
-
LETRA B
ESCOLHA FORÇADA = ORGANIZAÇÃO EM BLOCOS.
NELA, TEMOS RESULTADOS CONFIÁVEIS E SUA ELABORAÇÃO É BEM MAIS COMPLEXA DO QUE OS OUTROS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO.
-
Esse método tenta reduzir a subjetividade, a generalização e a superficialidade mostradas no método das escalas gráٽcas. Dessa forma, são
escritas frases descritivas do comportamento possível de um funcionário dentro do contexto do trabalho (exemplo: é pontual, tem espírito de equipe, não recebe bem críticas etc.) para que o avaliador consiga “visualizar” melhor os aspectos que deve observar em cada indivíduo.
Assim sendo, em cada bloco, existirão algumas frases possíveis para que o avaliador analise e escolha (daí o nome: escolha forçada). Portanto, o avaliador vai marcar em cada aspecto uma ou duas características possíveis de cada avaliado, da forma que melhor represente seu desempenho.
fonte:Rennó
-
Escolha Forçada - Método tradicional
Este método de avaliação utiliza blocos de frases, devendo o avaliador escolher a frase que mais se aplica ao desempenho do avaliado. Em cada bloco de frases, o avaliador deverá, obrigatoriamente, escolher uma frase, por isso o nome "escolha forçada".
Fonte: Andréia Ribas.
-
Como na Escolha Forçada o avaliador tem de escolher frases especificadoras do comportamento previamente formuladas, tende a se reduzir o Efeito Halo.
-