SóProvas


ID
2716306
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Entre os fármacos usados para tratamento da dor e processos inflamatórios estão os anti-inflamatórios não esteroidais (AINE), uma das classes mais consumidas no mundo. Os AINE agem por ação inibitória da síntese das prostaglandinas. Dadas as afirmativas a respeito desses fármacos,


I. Fármacos como a nimesulida, o cetoprofeno e o meloxicam exibem seletividade para inibição de COX-2, embora também tenham ação sobre a COX-1.

II. O paracetamol não exerce efeito sobre as plaquetas em virtude de sua pequena capacidade de inibir a COX na presença de altas concentrações de peróxidos.

III. Os derivados do ácido propiônico, tais como ibuprofeno e cetoprofeno, são inibidores não seletivos da ciclooxigenase, o que lhes atribui efeitos colaterais como irritação gástrica e inibição de ativação das plaquetas.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Acredito que caiba recursos nesta questão, pois a assertiva I está correta de acordo com o artigo "O reumatologista revisita: Os antiinflamatórios não esteroidais (AINEs)"..

    Meloxicam e nimesulida são seletivos para COX-2, mas também podem perder a seletividade e se ligar aos COX-1 causando os danos gástricos!!



  • O paracetamol tem grande capacidade de inibir uma variante do gene da COX-1, descrito como COX-3...

  • I - Cetoprofeno inibe apenas COX-1

  • I. Fármacos como a nimesulida, o cetoprofeno e o meloxicam exibem seletividade para inibição de COX-2, embora também tenham ação sobre a COX-1. ERRADO

    nimesulida – causa pouca inibição sobre a COX1 (seletivo COX2 segundo Goodman)

    Cetoprofeno- não seletivo

    Meloxican - seletivo COX2


    II. O paracetamol não exerce efeito sobre as plaquetas em virtude de sua pequena capacidade de inibir a COX na presença de altas concentrações de peróxidos. ERRADO

    Paracetamol – inibidor fraco das COXs, inibe COX3 Não é anti-inflamatório, é hepatotóxico. Antídoto: N – acetilcisteina. O efeito inibidor da COX pelo paracetamol ocorre em baixas concentrações de íons peróxidos. Como as áreas inflamadas são ricas em superóxidos, justifica a ausência de efeito anti-inflamatório do fármaco em questão. Não interfere com a agregação plaquetária, nem produz efeito ulcerogênico.

    Em síntese: a presença ou não de peróxidos interfere na ação antiinflamatória e nada tem a ver com a ação antiplaquetária.


    III. Os derivados do ácido propiônico, tais como ibuprofeno e cetoprofeno, são inibidores não seletivos da ciclooxigenase, o que lhes atribui efeitos colaterais como irritação gástrica e inibição de ativação das plaquetas. CORRETO


    ATENÇÃO PARA COMENTÁRIOS ERRADOS!!!!

  • Inibidores seletivos de cox2 PoDe Nessa Casa, Mister Eduardo? Piroxicam Diclofenaco Nimesulida Celocoxibe Meloxicam Etodolaco
  • Segundo Rang & Dale: "Apesar de a aspirina ser amplamente conhecida pela sua ação benéfica antiplaquetária

    (ver adiante), outros AINEs não têm essa ação e produzem efeitos cardiovasculares adversos."

    A bula do medicamento Alivium também contém:"Alivium® interfere no efeito antiplaquetário do ácido acetilsalicílico (evita a agregação de plaquetas no sangue) em baixa dosagem e pode, assim, interferir no tratamento profilático da doença cardiovascular (CV) com ácido acetilsalicílico. ".

    Sendo assim, a alternativa III também estaria errada.