SóProvas


ID
2717062
Banca
IBFC
Órgão
CBM-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Levando em consideração o tema da “administração indireta”, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Agência reguladora (SOMENTE AUTARQUIA) - FISCALIZAR

    A agência executiva sim pode ser autarquia ou fundação

  • AGÊNCIAS REGULADORAS

     

     

    Definição: Autarquia sob regime especial, com a atribuição de exercer a regulação:

     

     

    1) Serviços públicos econômicos (comerciais e industriais)

     

     

    →  Concessões e permissões de serviços públicos (Art. 175 CF)

     

    Ex: Anatel

     

     

    2) Atividades Econômicas

     

     

    →  O Estado como regulador (Art. 174 CF)

     

    Ex: ANP

     

     

     

    •  Existem agências reguladoras que exercem a função de polícia administrativa. Impõem: limites, fiscalizam, reprimem e aplicam penalidades.

     

    Ex.: ANA, ANVISA, ANS.

  • * GABARITO: "c";

    ---

    * FUNDAMENTAÇÃO DA "c": "https://camiloprado.com/2017/08/30/5-diferencas-entre-agencias-executivas-e-agencias-reguladoras/".

    ---

    Bons estudos.

  • Agência Executiva é uma qualificação dada às autarquias ou fundações públicas, que continuam a exercer atividades de competência exclusiva do Estado, mas com maior autonomia gerencial e financeira. O objetivo é revitalizar essas entidades da administração pública federal, com o propósito de aprimorar a gestão.

  • pq a b ta errada? 

  • A LETRA B ESTÁ ERRADA PQ ELA ESTÁ CERTA JOVEM. A QUASTAO QUER A INCORRETA :)

  • A questão trocou os conceito de agência reguladora e agência executiva. Segue para o conhecimento.


    Agência Executiva é uma qualificação dada às autarquias ou fundações públicas, que continuam a exercer atividades de competência exclusiva do Estado, mas com maior autonomia gerencial e financeira. O objetivo é revitalizar essas entidades da administração pública federal, com o propósito de aprimorar a gestão.


    Agência reguladora é uma pessoa jurídica de direito público interno, geralmente constituída sob a forma de autarquia especial , cuja finalidade é regular e/ou fiscalizar a atividade de determinado setor da economia de um país, a exemplo dos setores de energia elétrica, telecomunicações, produção e comercialização de petróleo, recursos hídricos, mercado audiovisual, planos e seguros de saúde suplementar, mercado de fármacos e vigilância sanitária, aviação civil, transportes terrestres ou aquaviários etc.


    As agências reguladoras são criadas através de leis e têm natureza de autarquia, com regime jurídico especial. Consistem em autarquias com poderes especiais, integrantes da administração pública indireta, que se dispõe a fiscalizar e regular as atividades de serviços públicos executados por empresas privadas, mediante prévia concessão, permissão ou autorização.




  • A letra B está correta, logo não é alternativa, porque a questão pede a incorreta.

  • Exclusiva: serviços prestados pelos Entes. (Administração Direta).

    Não Exclusiva: serviços prestados por particulares. (Administração indireta).

  • tem um equivoco no gabarito,haja vista que não são criadas por lei e sim autorizadas.....

  • AGÊNCIA EXECUTIVA é uma qualificação dada às autarquias ou fundações públicas, que continuam a exercer atividades de competência exclusiva do Estado, mas com maior autonomia gerencial e financeira. O objetivo é revitalizar essas entidades da administração pública federal, com o propósito de aprimorar a gestão.

  • A letra D também está errada uma vez que as sociedades de economia mista são autorizadas por lei e não criadas como dita a alternativa.

  • O erro da questão está no 'autonomia financeira e gerencial, já que, segundo o Jus Brasil "Elas foram instituídas em razão do fim do monopólio estatal, sendo responsáveis pela regulamentação, controle e fiscalização de serviços públicos, atividades e bens transferidos ao setor privado...", E a questão fala "com maior autonomia financeira e gerencial"

    Se eu estiver errado, alguém me corrija pfv.

  • O erro da questão está no 'autonomia financeira e gerencial, já que, segundo o Jus Brasil "Elas foram instituídas em razão do fim do monopólio estatal, sendo responsáveis pela regulamentação, controle e fiscalização de serviços públicos, atividades e bens transferidos ao setor privado...", E a questão fala "com maior autonomia financeira e gerencial"

    Se eu estiver errado, alguém me corrija pfv.

  • Agência EXECUTIVA é um qualificativo outorgado às fundações ou autarquias, que continuam a exercer atividades de competência exclusiva do Estado, mas com maior autonomia financeira e gerencial

  • 1. Agência Reguladora - AutaRquia 2. Agência Executiva - Autarquia ou Fundação
  • As agências reguladoras são criadas através de leis e têm natureza de autarquia, com regime jurídico especial. Consistem em autarquias com poderes especiais, integrantes da administração pública indireta, que se dispõe a fiscalizar e regular as atividades de serviços públicos executados por empresas privadas, mediante prévia concessão, permissão ou autorização.

  • Eita... é cada comentário grande e chato....

    C) Agência reguladora é um qualificativo outorgado às fundações ou autarquias, que continuam a exercer atividades de competência exclusiva do Estado, mas com maior autonomia financeira e gerencial

    Agências reguladoras. Estas nada mais são que autarquias de regime especial, as quais irão fiscalizar.

    Agências executivas: Natureza: Nada mais é do que uma autarquia ou fundação pública. Sendo que esta autarquia ou fundação pública estava precisando se tornar eficiente, e para isso realizou um plano estratégico de reestruturação.

    Autarquia: Tem como objetivo desenvolver atividades típicas de estado, não se pode dar a qualquer pessoa.

  • Falar que sociedade de economista mista é criada por lei é um erro grotesco.
  • Convém lembrar aos combatentes que as Sociedades de Economia Mista e as Empresas Públicas além de explorarem atividades econômicas, poderão também prestarem serviços públicos. No primeiro caso, a responsabilidade será subjetiva. Todavia, no segundo caso, a responsabilidade será objetiva. Levantei tal indagação uma vez que a alternativa "E" trazia apenas uma das facetas das estatais de direito privado.

  • D. Consideram-se sociedades de economia mista, com a participação de particulares e do Poder Público no seu capital, as pessoas jurídicas de direito privado, criadas para a realização de atividade econômica de interesse público

    SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA NÃO É AUTORIZADA ?

  • sociedade de economia mista é autorizada e não criada alternativa errada também
  • Item D correto! Sua criação se dá por meio de autorização legislativa específica. No enunciado não menciona "criado por lei". Parem de procurar pêlo em ovo! Bons estudos.

  •  DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967.

    ARTIGO 5

     III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.

    O elaborador suprimiu, levando algumas pessoas ao erro.

    ''Se concurso fosse fácil, qualquer um passava''.

  • a questão acima pede incorreta, resposta certa letra ( C ).

    Agência reguladora é um qualificativo outorgado às fundações ou autarquias, que continuam a exercer atividades de competência exclusiva do Estado,_________ERRADO-----____________ mas com maior autonomia financeira e gerencial

  • Analisemos cada opção, separadamente:

    a) Certo:

    Realmente, as fundações públicas têm como objeto essencial o desenvolvimento de atividades de cunho social, como assistência social, saúde, cultura e educação. Trata-se de característica apontada de modo bastante tranquilo na doutrina, de maneira que não há equívocos a serem aqui apontados.

    b) Certo:

    De fato, as entidades aqui arroladas são aquelas que compõem a administração indireta, consoante se extrai do teor do art. 4º, II, do Decreto-lei 200/67:

    "Art. 4° A Administração Federal compreende:

    (...)

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Emprêsas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas.   

    c) Errado:

    Na realidade, as agências reguladoras têm sido criadas, tão somente, sob a forma de autarquias, e não de fundações públicas, tal como incorretamente sustentou-se neste item da questão.

    d) Certo:

    Realmente, as sociedades de economia mista caracterizam-se por admitirem a presença de particulares na composição de seu capital social. Ademais, constituem, de fato, pessoas de direito privado, bem como podem ter por objeto a exploração de atividades econômicas. Na linha do exposto, o teor do art. 5º, III, do Decreto-lei 200/67:

    "Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    (...)

    III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta."  

    Gabarito do professor: C

  • AG. REGULADORAS.

    • autarquias.
    • direito público.
    • criada por lei.
  • Agência reguladora = autarquia

    Agências executivas = autarquia ou fundações