-
Gabarito: LETRA B.
A assertiva III, por outro lado, está incorreta. A assertiva começa mal, afirmando que o “modelo civilizatório europeu” é ideal e universal. Isso não é politicamente correto de se afirmar e, portanto, para fins de concurso, está incorreto.
Fonte: Blog do estratégia.
-
Feudal descentralizado é forçadíssimo
Abraços
-
discurso judaico-cristão criou o pano de fundo para controlar as esferas da vida das pessoas no campo jurídico.
AO LADO DO IDEÁRIO ILUMINISTA????
FEUDALISMO DESCENTRALIZADO. TALVEZ DESCONCENTRADO. TUDO ERA DO REI. SENHORES FEUDAIS USUFRUÍAM DAS BENESSES MAS SE O REI MUDASSE DE IDÉIA.......
-
PROVA DE HISTÓRIA ESSA ?? EXAMINADOR VIAJOU, TANTA COISA BOA PRA PERGUNTAR EM HUMANOS. CADE AS COMISSÕES, CORTES PIDCP, DUDH, NÃO INVENTA FILHO.
-
Gostaria de saber que obras foram usadas para elaborar essas questões de Direitos Humanos, uma loucura atrás da outra.
-
IV - O mundo uniforme e global de hoje insere-se no contexto de afirmação do Estado nacional que está condicionado, em sua existência, à intolerância com o diferente.
Esta afirmativa não pode prosperar. O mundo uniforme e global justamente evoluiu porque houve uma busca de tolerância. É a história da própria evolução dos Direitos Humanos. Hoje somos bem mais tolerantes ao diferente do que na época da 2ª Guerra Mundial, por exemplo.
-
gabarito alternativa B: I, II e IV corretas.
A assertiva I está correta. Ao lado do ideário iluminista, racional, científico, a formação política do Estado, quer dizer, da formação do Estado com base no poder, o discurso judaico-cristão criou o pano de fundo para controlar as esferas da vida das pessoas no campo jurídico. Como sabemos, os três pilares da sociedade ocidental são o Direito Romano, a filosofia grega e a religião judaico-cristã.
A assertiva II também está correta. Com a formação do Estado Moderno e a disseminação desse modelo, houve uma padronização de determinados conceitos como o de democracia representativa, o de ética e o de moral. A uniformização de valores, portanto, é uma realidade, e ela se reflete no direito moderno.
A assertiva III, por outro lado, está incorreta. A assertiva começa mal, afirmando que o “modelo civilizatório europeu” é ideal e universal. Isso não é politicamente correto de se afirmar e, portanto, para fins de concurso, está incorreto.
A assertiva IV, por fim, está correta. Essa é uma alternativa difícil de marcar, porque parece errada, contudo, ela envolve a ideia de relativismo e universalismo cultural. O trecho “O mundo uniforme e global de hoje insere-se no contexto de afirmação do Estado nacional” se refere à expansão desse modelo de Estado criado na Europa e à soberania. De fato, o modelo de Estado se expandiu por todo o mundo e o que temos hoje é a consolidação desse modelo como o dominante. E a segunda parte da assertiva fala que ele está “condicionado, em sua existência, à intolerância com o indiferente”, o que também pode ser defendido com base na ideia de “nacional”. Como sabemos, mais do que povo, mais do que população, nação traz uma ideia de identidade histórica e de sentimento de grupo, vemos isso no relativismo cultural.
fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-as-questoes-de-direitos-humanos-da-pc-mg/
-
Na prova: erro.
Em casa: acerto.
kkkkkkk
-
Putz... que satanás de pergunta é essa?! Credo.
-
Quando falou que o sistema feudal era descentralizado, era só lembrar o que se aprende la no ensino fundamental sobre o feudalismo que acerta essa questão, porque a unica errada é a III , só resta a alternativa B.
-
Doutrinação até na Polícia? Jesus!! Ops. Não posso falar em Jesus né? Sob pena de ser ofensivo a quem cultua outra divindidade..
-
só acertei pq eu sabia q a única q tinha chance de estar errada era a assertiva III, ai só restaria a letra B, mas se tivesse em dúvida entre outra assertiva, eu teria dançado... questão mto difícil na minha visão.
-
DISCURSIVA DE DIREITO HUMANOS.
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL - CONCURSO: MPE-BA - ANO: 2012 - BANCA: MPE-BA - DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS - ASSUNTO: DIREITOS HUMANOS –
QUAL O ESTÁGIO ATUAL DA DISCUSSÃO SOBRE A POSSIBILIDADE OU NÃO DA PRISÃO CIVIL DO DEVEDOR FIDUCIANTE DE COISA MÓVEL?
- Resposta: Espera-se que o concursando seja capaz de examinar a prisão civil do devedor fiduciante, sustentada com base no art.4º, do Decreto-lei nº 911/69 c/c o art.904, do Código de Processo Civil, à luz do conceito de alienação fiduciária em garantia e de depositário infiel e da interpretação do art.5º, LVII da Constituição Federal, cotejada em face do art.11, do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e do art.7º, item 7, do Pacto de São Jose da Costa Rica.
A questão vem sendo muito discutida, desde a Constituição Federal de 1988, e, atualmente, o Supremo Tribunal Federal tem negado a possibilidade da prisão civil do devedor fiduciante.
Com efeito, dois são os temas centrais da discussão:
a) o devedor fiduciante não poderia ser equiparado ao depositário infiel, não sendo possível a prisão civil daquele, já que a regra constitucional do art.5º, LVII, da CF, a proíbe e apenas a ressalva em caso de inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;
b) as regras internacionais de proteção aos direitos humanos que apenas ressalvam a prisão civil do devedor de alimentos não permitem a do devedor fiduciante. Não há ainda consenso acerca do status daquelas regras internacionais, internalizadas no direito positivo brasileiro por força dos dispositivos do art.5º, §§2º e 3º, da CF.
Existem quatro correntes:
a) a que reconhece supremacia e prevalência das normas internacionais sobre o ordenamento jurídico nacional, inclusive constitucional, defendida no Brasil por doutrinadores como Cançado Trindade, Flavia Piovesan e Valério Mazzuoli;
b) a que confere status constitucional às normas internacionais de direitos humanos, majoritária no STF, com o apoio, entre outros, dos Ministros Celso de Mello, Joaquim Barbosa, Ellen Gracie e Cesar Pelluzo;
c) a que reconhece paridade normativa entre normas de direito internacional e a legislação infraconstitucional interna (posição que prevaleceu no STF até os anos 2000); e
d) a corrente defendida pelo Ministro Gilmar Mendes que confere caráter supralegal às normas internacionais em matéria de direito humanos. Seja qual for à opção do candidato, espera-se que seja capaz de se posicionar sobre a prisão do devedor fiduciante, à luz da atual discussão sobre o tema.
JOELSON SILVA SANTOS
PINHEIROS ES
MARANATA O SENHOR JESUS VEM!
-
"o discurso judaico-cristão criou o pano de fundo para controlar as esferas da vida das pessoas no campo jurídico."
Dá a impressão de que o examinador está acusando o cristianismo de ser opressor... mas foi justamente o cristianismo a mola propulsora para o surgimento e desenvolvimento dos direitos humanos. Como o homem é tido como a imagem e semelhança de Deus, isso contribui para a adoção da ideia de uma dignidade única do homem, que merecia ser protegida.
-
Diogo Vergas, apesar de ter acertado a questão, reconheço seu comentário hahahahahahha
Com toda certeza, examinador canhoto kkkkkkkkkkkkk
-
Calma galera, dá pra matar
Mas Feudalismo multiétnico? Descentralizado?
Pronto, dá pra saber que a III tá errada, e só tem uma alternativa sem a III.
-
O sistema jurídico e político europeu é o modelo civilizatório ideal e universal... Por essa expressão vc ja mata a questão. Resta apenas uma alternativa, Gab: B.
-
É nessas horas que bate aquele desespero
-
Coisa do capeta, com certeza.
-
Pessoal, desculpa a ignorância, mas por quê o item IV está correto? O Estado Nacional é intolerante com o diferente?
-
Não entendi nada, fracassei!
-
Multiculturalismo, diversidade, respeito às diferenças, tudo é associado ao "vermelho comunista". Pelo jeito alguns concurseiros tem que estudar mais, muito mais, porque nao estao entendendo nada.
-
A Fumarc pegou pesado nessa questão, porém, lendo com atenção dá para excluir a III e acertar a questão.
-
Questão com puro viés ideológico.
-
Viés ideológico kkk Agora todos vão ter que se submeter a burrice kkkk Aqui não e página do Boçalnaro não , Ana Mundinho kkk E página de concurso , tem que ler livro não adianta só página do Nando Moura e fake de whatsaap kkk
"Pra Cuspir na escultura tem que ter Cultura!"
Letra B
-
Quem leu o livro da examinadora errou, pq ela fala do modelo europeu como março ideal. Oh ódio...
-
Questão com puro viés ideológico. concordo Ana Mundim e Mari Aruane nossa olha isso : o discurso judaico-cristão criou o pano de fundo para controlar as esferas da vida das pessoas no campo jurídico. só entra nesses estados quem é de esquerda !!! trapaceiros O estado está aparelhado !!
-
Foram "indicadas" obras bibliográficas pra essa prova cujos autores são extremamente de cunho esquerdista.
Dois artigos, inclusive, que só pude encontrar depois de pedir favores a colegas de universidades pra pesquisar nas bibliotecas, daí consegui e, por fim, constatei que não há nada de direitos humanos dentro deles. São textos altamente carregados de ideologia (posição pessoal após análise).
Dentre as quatro referências, um exemplo: Colocar um artigo assinado pelo Nilmário Miranda como referência bibliográfica pra uma prova de delegado é, no mínimo, tendencioso né?
-
Nossa, que questão estranha.
-
Questão maculada pelo famigerado discurso de cunho ideológico. Lamentável encarar esse tipo de questão que nao mede o conhecimento
-
Fanático da extrema-direita não tem muito neurônio para pensar sobre uma questão dessas.
Realmente, o examinador exagerou.
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk brincadeira essa questão!
aposto que se tivesse uma alternativa só com os itens I e II, todos nós marcaríamos!!!
-
Se as referências eram de esquerda na bibliografia ninguém tem do que reclamar. Eu sou de esquerda e não entendi, pq achei que a última opção era uma opinião e não uma constatação, uma crítica. É como se dissesse que o mundo ainda segrega as pessoas, que essas marcas do passado ainda são fortes, e isso é verdade. Viva Che Gue Vara!!!
-
Da pra aceitar essa só eliminando a III que diz que o sistema feudal era DESCENTRALIZADO. Nunca que era descentralizado, era SUPER concentrado.
-
IMPRESSIONANTE COMO AS PESSOAS REPLICAM DISCURSOS DE MANEIRA ACRÍTICA.
-
Não desmerecendo e não querendo ser melhor que ninguém, mas respondi essa questão apenas com duas palavras: "Modelo ideal."
-
Questão horrorosa. Extremamente ideologizada. Fizeram para agradar a turminha.
-
As pessoas fazem pesquisas de campo. Estudam muitos anos. Escrevem teses de mestrado, doutorado, pós-doutorado...
Simplesmente, com desdém, com pouco caso, são taxadas por doutrinadores ideológicos.
Por favor, antes de criticar, venham com bagagem de leitura, porque esse tipo de comentário revela apenas a falta de conhecimento -- ignorância literal porque ignoram completamente os livros, não tem leitura suficiente para sequer saber o que é "doutrinação ideológica".
Não é o examinador que está doutrinado...
-
Examinador viajou.... rsrsrs
Fui por eliminação. Eliminando a mais absurda já encontrei o gabarito.
As vezes, resolver QC é mais estratégia do que conhecimento. Infelizmente.
-
Gente, essa Fumarc viaja legaaaaaaaaal nas questões, ein
-
ITEM III) Está incorreta: Contraria a previsão da autora constante do último parágrafo da página 193 do texto: “Caminhando em outra via, mas reconhecendo o problema, José Luiz Q. Magalhães tem defendido a necessidade de substituição desse sistema europeu pretensamente (e falsamente) civilizatório e universal por um sistema não hegemônico, democrático, dialógico, plural e complementar.”
ITEM IV) está correta: O trecho “O mundo uniforme e global de hoje insere-se no contexto de afirmação do Estado nacional” se refere à expansão desse modelo de Estado criado na Europa e à soberania. De fato, o modelo de Estado se expandiu por todo o mundo e o que temos hoje é a consolidação desse modelo como o dominante. E a segunda parte da assertiva fala que ele está “condicionado, em sua existência, à intolerância com o diferente”, o que também pode ser defendido com base na ideia de “nacional”. Como sabemos, mais do que povo, mais do que população, nação traz uma ideia de identidade histórica e de sentimento de grupo, vemos isso no relativismo cultural.
-
tomara que essas pessoas que tiveram mais likes (e que também deram likes) façam a mesma prova que eu
kkkkkkkkkkkkkk
-
Doutrinação ideológica de esquerda.
-
Que horror de tanto culpar os outros - a esquerda por exemplo, dos nossos fracassos. A agressividade é sentida até aqui, que não é o melhor lugar para discutir fracassos. Assumam o erro e parem de cuspir a deficiência no outro. Se houvesse mais tolerância, iríamos ter menos necessidade de direitos humanos. Aceitem o fato de ter errado a questão, simplesmente, incluam justificativas honrosas e não medíocres. Detalhe: votei no mesmo que vocês.
-
O que esperar de uma banca chamada FUMARC? Só mesmo um examinador "FUMADO"...
-
III - ERRADA. O erro da alternativa é referir-se ao sistema europeu como modelo universal, quando na verdade é regional . Nesse sentido:
"(...)Por outro lado, alguns sistemas regionais, basicamente em número de três: europeu, interamericano e africano. Como explicam Heyns, Padilla e Zwaak (2006, p. 161), os três sistemas regionais fazem parte de sistemas de integração nacional com atribuição mais ampla que apenas a defesa dos direitos humanos: no caso da Europa, a organização matriz é o Conselho da Europa (CE), fundado em 1949; nas Américas, é a Organização dos Estados Americanos (OEA), fundada em 1948; e na África, a Organização da Unidade Africana (OUA), substituída pela União Africana (UA) em 2002 (...)"
(http://www.lex.com.br/doutrina_24098176_A_IMPORTANCIA_DOS_SISTEMAS_REGIONAIS_DE_PROTECAO_DOS_DIREITOS_HUMANOS_E_A_IMPLEMENTACAO_DAS_DECISOES_DE_RESPONSABILIZACAO_INTERNACIONAL_DO_ESTADO_BREVE_ANALISE_DO_CASO_BRASILEIRO.aspx)
-
Mas que onda errada essa questão, uau...
-
Eliminei as demais alternativas por marcarem a III como certa. "sistema feudal, que era descentralizado, multiético e multilinguístico"
Jamais.
Quem elaborou a questão elaborou tão mal que induz o candidato ao acerto, questão paia kk
-
O ITEM "III" AJUDOU? CLICA NO GOSTEI.
-
Na verdade mesmo só o item I e II corretos, se errou a questão parabéns você está estudando correto.
-
Galera que está reclamando da questão, estudem documentos históricos dos Direitos Humanos, bem como as circunstâncias históricas da época. O examinador não perguntou nada além do que qualquer pessoa que completou o ensino médio deveria saber.
-
III. O sistema jurídico e político europeu é o modelo civilizatório ideal e universal, visto ter surgido da falência do sistema feudal, que era descentralizado, multiético e multilinguístico.
Contraria a previsão da autora constante do último parágrafo da página 193 do texto: “Caminhando em outra via, mas reconhecendo o problema, José Luiz Q. Magalhães tem defendido a necessidade de substituição desse sistema europeu pretensamente (e falsamente) civilizatório e universal por um sistema não hegemônico, democrático, dialógico, plural e complementar.”
-
QUE QUESTÃO MAIS SEM PÉ E SEM CABEÇA....
-
"Mundo uniforme e global..."?
Nenhuma explicação entre os 62 comentários :(
-
Quem defendeu o viez da questão podia então indicar as bibliografias pra gente ler né? Porque antes de eu abrir os comentários, eu pensei exatamente a mesma coisa que a maioria disse aqui, rs.
Qanto viés político nessa questão. Eu já fechei o edital em direitos humanos e essa foi a primeira questão que eu vi falando assim.
Sem noção. Achei um absurdo.
Indiquem as leituras então! Os autores usados por eles.
-
Legal. Concurso para assessor jurídico do PSOL.
-
Chegaram os comentários chorume de "viés ideológico" e "esquerdismo", blablabla. Realmente o direito vai de mal a pior com esses operadores.
Filhão, não existe nada na vida sem ideologia. Se você é contra a ideologia X, você é a favor da sua. Durma com isso.
-
Qual o erro da assertiva?
O sistema jurídico e político europeu é o modelo civilizatório ideal e universal, visto ter surgido da falência do sistema feudal, que era descentralizado, multiético e multilinguístico.
-
Triste é fazer uma questão dessa e ver que 52% das pessoas acertaram esta questão. uahuahauha
-
Achei essa questão um tanto colonialista. Afirmar que "O sistema jurídico e político europeu é o modelo civilizatório ideal" é justificar e defender a trucidação aos nossos antepassados indígenas, as invasões europeias na Africa e Ásia.
Então quer dizer que os direitos humanos não serve para os indígenas??
Os indígenas não são humanos??
Ai é ralado!!
-
Não sou a favor de comentários que não sejam técnicos, dado que este espaço é para estudantes, mas sinceramente esta questão não faz o menor sentido, pois não aborda direitos humanos e nem nenhuma disciplina jurídica. Trata-se de uma opinião sobre a qual o candidato teria que se manifestar visando adivinhar qual seria o viés da banca para acertar. Realmente lamentável.
-
Não vou nem considerar, seguimos!
-
Rolei para mais de 60 comentários e ninguem respondeu, de fato, a justificativa do item IV.
Pois bem, analisando detidamente veremos que o mundo uniforme e global de hoje está imbricado com a tolerância ao diferente (religião, ideologias politicas etc), disso não se duvida. Tanto é assim que foi justamente a intolerância a causa da última guerra mundial, e em resposta a isso, o mundo decidiu que é melhor viver em paz em meio a diferentes do que viver em constante guerra entre iguais, surgindo a formalização dos conceitos de direitos humanos, com criação da ONU e consectários.
Mas a questão, na verdade, não é sobre essa constatação, mas sim sobre silogismo. Note-se que ela é introduzida por duas premissas:
1. (...) Estado Moderno está intimamente relacionada à intolerância (...)
2. (...) a proteção dos direitos humanos está diretamente relacionada à atuação do poder dos Estados na ordem interna ou internacional, podemos concluir que
(o vocábulo "concluir" marcou o silogismo)
A conclusão só poderia ser a soma dessas premissas:
R: item IV "...intolerância com o diferente"
Não adianta forçar o aprendizado, acreditanto em pretensas respostas dadas em cursinho, tampouco maldizendo a banca irrogando-lhe ofensa. Aprenda a jogar o jogo dos concursos.
-
A assertiva III esta absurdamente errada. Assim sendo, mesmo que você não saiba se as outras estão corretas, por eliminação sobra a alternativa B, pois é a única opção que não contém a assertiva III.
-
Esta é uma questão bastante complicada, que demanda muita atenção e que foi elaborada a partir de bibliografia específica indicada no edital. Não são posicionamentos fundamentados no conhecimento usual da disciplina e estão baseadas em uma única referência, a saber:
LAUREANO, Delze dos Santos. O direito à posse da terra e ao
ambiente ecologicamente adequado: desafios epistemológicos para a
proteção da dignidade da pessoa humana no âmbito do direito
internacional público. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016. P. 179-204
Assim, e levando este fato em consideração, vamos analisar as afirmativas:
- afirmativa I: correta, de acordo com a referência indicada. No entender da autora, "Ao lado do ideário iluminista da formação política do Estado, o discurso judaico-cristão criou o pano de fundo para controlar as esferas da vida das pessoas. A religião tem papel fundamental ainda hoje nos conflitos religiosos e na intolerância com o diferente".
- afirmativa II: correta. A afirmativa também é uma transcrição de trecho da obra acima mencionada: "A uniformização de valores, normalmente estandardizados, como a democracia representativa, a ética e a moral da tradição judaico-cristão irão refletir nos fundamentos do direito moderno, principalmente na uniformização do direito de família e do direito de propriedade, sempre excludentes".
- afirmativa III: errada. De acordo com a autora, "o Estado moderno surge então da falência do sistema feudal, descentralizado, multiétnico, multilinguístico e com esferas fragmentadas de poder"; não há no texto nenhuma indicação de que a autora considera que "o sistema jurídico e político europeu é o modelo civilizatório ideal e universal".
- afirmativa IV: correta. Esta afirmativa também reproduz parte do texto acima indicado: "O mundo uniforme e global de hoje insere-se no contexto de afirmação do Estado Nacional que está condicionado em sua existência à intolerância com o diferente. A associação entre a tirania do dinheiro e da informação conduziu à aceleração dos processos hegemônicos que se legitimaram por meio de um pensamento único".
Assim, estando supostamente corretas as afirmativas I, II e IV, considerando apenas a obra indicada acima, a resposta da questão seria a letra b.
Gabarito: a resposta é a LETRA B.
-
Agora até o QC virou espaço para se falar sobre esquerda, PT, doutrinação ideológica... Tenham dó, né?! Se não têm comentários úteis para quem está efetivamente estudando para Delta nos poupem!
-
Afora a discussão acerca do pensamento da questão, fiquei com dúvidas sobre o enraizamento das questões morais cristãs no direito ao lado do Iluminismo, tendo em vista que este sinalizou o fim da idade média.
Ao meu ver, gabarito questionável (muita subjetividade para uma questão. Gostaria de ver a fonte da banca).
-
No próprio comando da questão, o examinador deixa claro que o Estado Moderno com a sua pluralidade cultural e de ideias enseja em uma maior intolerância, raciocínio lógico, inclusive não sei onde está a doutrinação nisso, mas enfim.
I. Ao lado do ideário iluminista da formação política do Estado, o discurso judaico-cristão criou o pano de fundo para controlar as esferas da vida das pessoas no campo jurídico --> Certo
Obs: A religião judaico-cristão sempre foi muito influente na Europa, palco do iluminismo, sendo que durante esse período ocorreu um conflito ideológico significativo, uma vez que a religião não queria perder espaço para a ciência. Como ainda dominava e muito o campo político e jurídico, manejava os seus dogmas para manter os seus fiéis e o controle que exercia sobre eles, pautando-se na economia, política e direito, enquanto nas Universidades perdiam o seu prestígio.
II. A uniformização de valores, normalmente estandardizados, como a democracia representativa, a ética e a moral, irá refletir nos fundamentos do direito moderno --> Certo
Obs: A democracia representativa alinhada a ética e moral representa a voz do povo em um Estado Moderno e os mecanismos que possibilitam essa aproximação sustentam o Direito Moderno.
Exemplo prático: elegemos candidatos que tenham opiniões similares a nossa, representando os nossos valores éticos e morais, essas pessoas elaborarão leis, indicaram ministros... e dessa forma efetivamente influenciarão no nosso sistema jurídico.
III. O sistema jurídico e político europeu é o modelo civilizatório ideal e universal, visto ter surgido da falência do sistema feudal, que era descentralizado, multiético e multilinguístico.
Em uma prova de Direitos Humanos precisamos partir de uma premissa básica que não existe supremacia de um país/região em relação aos outros, todos tem suas particularidades e as diferenças devem ser respeitadas. Não existe modelo ideal, e se existisse pelo comando da questão certamente não seria o Europeu, que tem casos absurdos de xenofobia. Como que o modelo ideal seria um dos mais intolerantes do mundo?
O erro conseguinte é dizer que o sistema feudal possuía tanta pluralidade, afinal o capitalismo é o sistema econômico mais plural que já existiu, tecnologia, marketing, conhecimento... todos esses fatores são distintos entre os Estados e acaba os tornando cada vez mais peculiares entre si.
IV. O mundo uniforme e global de hoje insere-se no contexto de afirmação do Estado nacional que está condicionado, em sua existência, à intolerância com o diferente.
Sim. Não existiria tanta gente xingando o examinador nos comentários do qconcurso se não existisse intolerância no mundo global.
-
Questão aborda assuntos, ao meu vê, desnecessários. Sem prestigiar os assuntos relevantes e pertinentes.
-
Valha-me pai
-
Mesmo que nunca alguém tenha ouvido falar nos fatos elencados nas assertivas, a questão pode ser facilmente respondida pela eliminação. A assertiva III diz que o “modelo civilizatório europeu” é ideal e universal. Basta lembrar de todas violações de direitos humanos ocorridos ao longa da história na Europa e o modelo americano adotado que diverge do europeu para inferir que a alternativa está errada. Eliminando a alternativa III, a única correta é a B
-
Surreal uma questão desse tipo numa prova para Delegado de Polícia !!! Acertei não sei nem como, porque até agora tô sem entender o que pedia, mesmo depois de ler um milhao de vezes...
-
QUANDO ESCUTO ESQUERDAR, JÁ ME DÁ NOS NERVOS E JÁ SEI QUE É COMENTÁRIO DE ALGUM SER ANENCEFALO.
-
SOBRE O ITEM III- ERRADO- A assertiva começa mal, afirmando que o “modelo civilizatório
europeu” é ideal e universal. Isso não é politicamente correto de se afirmar e, portanto, para fins de
concurso, está incorreto. Além disso, apesar de o modelo europeu ter vindo, da crise do sistema feudal e
esse sistema ser descentralizado, não podemos afirmar que esse era um sistema multiético e multilinguístico,
no sentido de que respeitava diferentes visões de mundo. O sistema feudal europeu se baseava, sobretudo,
na religião cristã e, apesar de descentralizado, era extremamente fechado.
-
Essas questões da FUMARC são um LIXO!
Não vale a pena estudar por elas, pois é o tipo de questão que você não aproveita para outros concursos de Delta...
Eu não sei porque a PCMG insiste com essa banca para realizar os concursos...
Essas questões da prova de 2018 de Delegado estão simplesmente desastrosas!!!
É um absurdo a banca pegar uma doutrina totalmente isolada, que quase ninguém tem acesso, e elaborar as questões...
Isso aí é pra promover doutrinador... Só pode!
-
Anota a placa, é o trem...
-
Para mim as expressões "hoje" e "intolerância com o diferente" não se pode aceitar como certo...
-
Foquem nas maldades do concurso público amigos, vamos lá:
Bastava ler o item III e matava a questão.
III. O sistema jurídico e político europeu é o modelo civilizatório ideal e universal, visto ter surgido da falência do sistema feudal, que era descentralizado, multiético e multilinguístico > é o erro mais claro da questão, a característica principal do sistema Feudal era ser centralizado.
Sabendo que a assertiva esta errada, passa-se as alternativas eliminando as que possuem a assertiva nas opções, só sobra uma.
"anota a placa é o trem"
-
Fumarcrak q n seja a banca novamente.
-
Falar aqui é tranquilo, quero ver quem tem coragem na hora da prova de marcar a alternativa IV como correta.
-
Gente, o edital indicava a bibliografia, por isso questões desse tipo.
-
Gabarito: Letra B (itens I, II e IV certas)
A formação do Estado Moderno está intimamente relacionada à intolerância religiosa, cultural, à negação da diversidade fora de determinados padrões e de determinados limites. Como a proteção dos direitos humanos está diretamente relacionada à atuação do poder dos Estados na ordem interna ou internacional, podemos concluir que:
I. Ao lado do ideário iluminista da formação política do Estado, o discurso judaico-cristão criou o pano de fundo para controlar as esferas da vida das pessoas no campo jurídico.
Questão que infelizmente, não dando a mínima ao caráter objetivo do concurso público, também está baseada na obra "O direito à posse da terra e ao ambiente ecologicamente adequado", da autora Delza dos Santos Laureano, que em sua pág. 195 reproduz o conteúdo do item I. Por esse motivo, dependendo da banca, principalmente as examinadoras não convencionais, é bom dar uma lida nos autores que militam nas respectivas instituições para não ser pego de surpresa.
II. A uniformização de valores, normalmente estandardizados, como a democracia representativa, a ética e a moral, irá refletir nos fundamentos do direito moderno.
Texto extraído da página 196 da obra acima referida.
III. O sistema jurídico e político europeu é o modelo civilizatório ideal e universal, visto ter surgido da falência do sistema feudal, que era descentralizado, multiético e multilinguístico.
Texto que contraria a afirmação da autora (revolts), que intenta desconstruir a fundamentação dos direitos humanos e seu pretenso caráter universal, mais uma vez na obra referida, em sua página 193:
"Caminhando em outra via, mas reconhecendo o problema, José Luiz Q. Magalhães tem defendido a necessidade de substituição desse sistema europeu pretensamente (e falsamente) civilizatório e universal por um sistema não hegemônico, democrático, dialógico, plural e complementar"
IV. O mundo uniforme e global de hoje insere-se no contexto de afirmação do Estado nacional que está condicionado, em sua existência, à intolerância com o diferente.
Mais uma referência que reproduz texto da autora, na mesma obra, na página 194.
Fonte: Jean Claude - tec
-
achei essa questão bem ideológica e subjetiva
-
gente, por um segundo imaginei que eu não soubesse falar portugues, porque nao entendi nada da questão e quando achei q entendi eu errei e fiquei sem saber o porquê...
-
Essa foi fácil. Foi só eliminar a opção III, que é absurdamente errada, e nas o alternativas só sobrou 1, a qual ela não estava.
-
... O sistema jurídico e político europeu é o modelo civilizatório ideal ...
...
Não existe tal modelo.
Fim da questão, pois já eram as alternativas A, C e D.
...
Aqui, estamos estudando. Mas, na prova, seja rápido e eficiente.
-
Você errou!
Você errou!
Você errou!
N tá fácil viu...
-
Gente achei essa questão
Muito problemática. A alternativa IV não faz sentido fora do contexto em que estava inserida no livro…
-
Errei por falta de atenção ao contexto de toda a assertiva e por não conseguir pensar inteiramente como um soça...
-
Questão extremamente subjetiva. A IV pressupõe uma lógica de isolamento dos estados nacionais, enquanto o contexto atual se baseia em integração cultural e instituições multilaterais.
-
Questão extremamente subjetiva. A IV pressupõe uma lógica de isolamento dos estados nacionais, enquanto o contexto atual se baseia em integração cultural e instituições multilaterais.
-
Muitos faladando em "doutrinação ideológica".... estou procurando onde. Alguns concurseiros parecem optar pela ignorância.
-
Que questão em meus amigos...
-
Que questão tosca. Deus me livre.
-
Na verdade, basta saber que a alternativa III está errada, pois no sistema feudal rege o absolutismo e o poder é centralizado nas mãos do rei. A alternativa fala em ser descentralizado, por isso está errada.
OBS: O absolutismo foi um sistema político que concentrava os poderes nas mãos do governante, o soberano. Dessa maneira, o rei comandava as ações sobre o Estado em várias partes da Europa...Foi a centralização política das monarquia.
-
tudo bem ,pela III vc resolve, mas dizer que a IV está certa é o fim da linha
-
"Mundo uniforme de hoje"? Tá de brincadeira kkkk
Nunca estivemos inseridos em um contexto de mundo tão plural e diverso quanto hoje.
-
Questão difícil. Não tem nada a ver com Direito, mas sim História; parece questão saída do Enem. E tem que ter uma boa noção de como se formaram os Estados-Nacionais. Basicamente, o conceito de Estado-Nação como é visto hoje em dia decorre diretamente do feudalismo. A integração de várias regiões diferentes num só Estado Maior e representativo de várias culturas semelhantes e línguas próximas foi o que originou o Império Francês, Império Russo, Império Britânico, Império Prussiano, Império Austro-Húngaro etc. Quem jogou alguma vez Civilization Kings poderia acertar a questão kkk
I. Ao lado do ideário iluminista da formação política do Estado, o discurso judaico-cristão criou o pano de fundo para controlar as esferas da vida das pessoas no campo jurídico.
Foi bem isso. Lembrar do peso da Igreja Católica, da Igreja Anglicana...
II. A uniformização de valores, normalmente estandardizados, como a democracia representativa, a ética e a moral, irá refletir nos fundamentos do direito moderno.
Também é possível entender essa questão como correto. Hoje todo mundo, ao menos no mundo ocidental, possui o mesmo conceito do que é "democracia", do que é "ética", e do que é "moral".
III. O sistema jurídico e político europeu é o modelo civilizatório ideal e universal, visto ter surgido da falência do sistema feudal, que era descentralizado, multiético e multilinguístico.
Como já falaram aqui, dizer que é "ideal e universal" não é politicamente correto. Basta ver o sistema jurídico e político chinês... Ninguém discorda que eles vivem numa ditadura, mas ninguém bate de frente... Segue o modelo comunista tradicional de partido único, ou, como eles enxergam, uma "democracia relativa".
Outro erro é dizer que o sistema feudal era descentralizado, multiético e multilinguístico. Ao contrário: o sistema era centralizado no monarca, e os Estados possuíam uma língua oficial, em detrimento de dialetos regionais.
IV. O mundo uniforme e global de hoje insere-se no contexto de afirmação do Estado nacional que está condicionado, em sua existência, à intolerância com o diferente.
Correto. Basta ver os conflitos recentes na França, Alemanha e Inglaterra, em razão dos vários refugiados e islâmicos.