SóProvas


ID
2717521
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        Júlio Verne: previsões do autor que se tornaram realidade


      O escritor francês Júlio Verne é considerado por muitos o pai da ficção científica. Suas obras influenciaram gerações e inspiraram filmes e séries de TV. Há quase cem filmes baseados em mais de 30 livros assinados por ele.

      Júlio Verne nasceu na cidade de Nantes em fevereiro de 1828. Sua verdadeira paixão eram as viagens, que na época eram feitas principalmente de navio. Aos 11 anos, ele fugiu de casa para se tornar marinheiro. Na primeira escala, porém, seu pai conseguiu apanhá-lo − e depois quem apanhou foi o pequeno Verne. Reza a lenda que ele teria jurado não voltar a viajar, a não ser em sua imaginação e fantasia.

      Um dos fatos que mais chamam a atenção em suas obras são as previsões feitas pelo escritor que se concretizaram séculos depois. Por exemplo, oitenta anos antes dos noticiários televisivos surgirem, Júlio Verne descreveu a alternativa para os jornais: "Em vez de ser impresso, o ‘Crônicas da Terra’ seria falado, teria assinantes e partiria de conversas interessantes dos repórteres e cientistas que contariam as notícias do dia". Ele também imaginou o “fonotelefoto”, que seria usado pelos repórteres para registrar e transmitir sons e imagens.

(Adaptado de: MARASCIULO, Marilia. Júlio Verne: previsões do autor que se tornaram realidade. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com

quase cem filmes baseados em mais de 30 livros assinados por ele.


Considerando a concordância segundo a norma-padrão, a forma verbal destacada pode ser substituída por:

Alternativas
Comentários
  • Atenção: 

    Na frase "HÁ QUASE CEM LIVROS..." o termo "cem livros" é o objeto direto, pois o HAVER, nesse caso, é verbo impessoal (não aceita sujeito), já que está no sentido de existir.

     

    Entretanto, ao fazer a alteração solicitada pela questão, o termo "cem livros" passa a ser o Sujeito.

     

    Logo, a alternativa B está errada pois o verbo se encontra no singular e o sujeito está no plural.

     

    Já na alternativa D, o verbo se encontra no plural, mas acompanhado do "se" apassivador, o que também está errado, já que o verbo EXISTIR é intransitivo, não aceitando voz passiva (seja analítica ou sintética). Ou seja, não é possível falar "cem livros são existidos" ou "cem livros existem-se".

     

    Já a frase " Registram-se quase cem livros..." está correta, pois passando para a voz passiva analítica ficaria: " Quase cem livros são registrados... " 

     

    Caso eu esteja equivocada, por favor me avisem ;)

     

     

  • Ótima explicação Mari, dispensa demais comentários!

  • Procurei o "existem". Não achei. Só poderia ser "Registram-se".

  •  quase cem filmes baseados em mais de 30 livros assinados por ele.

    para as alternativas estarem corretas:

     a) Registram-se quase cem filmes baseados em mais de 30 livros assinados por ele. (opção correta)

     b) ExisteM quase cem filmes baseados em mais de 30 livros assinados por ele.

     c) RegistraM-se quase cem filmes baseados em mais de 30 livros assinados por ele.

     d)Existem-se quase cem filmes baseados em mais de 30 livros assinados por ele.

     e)ExisteM-se quase cem filmes baseados em mais de 30 livros assinados por ele.

  • ALTERNATIVA A: Alternativa correta. O “se” funciona partícula apassivadora, pois está ladeado de um verbo que pede objeto direto. Por isso, o verbo “registrar” deve ser flexionado no plural para concordar com o sujeito paciente “cem filmes”, o que se mostra nesta alternativa.

    ALTERNATIVA B: Alternativa incorreta. A forma “Existe” não concorda corretamente em número com seu sujeito “cem filmes”.

    ALTERNATIVA C: Alternativa incorreta. Como visto anteriormente, o verbo “registrar” deve ser flexionado no plural para concordar com o sujeito paciente “cem filmes”.

    ALTERNATIVA D: Alternativa incorreta, pois o verbo “existir” não aceita, pela sua natureza semântica, a partícula apassivadora “se”, já que se trata de um verbo intransitivo, não admitindo voz passiva.

    ALTERNATIVA E: Alternativa incorreta pelas situações já explicadas nos itens C e D.