SóProvas


ID
2718772
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nas Unidades Básicas de Saúde, o acolhimento, além de entendido enquanto processo que permeia toda a abordagem do usuário/comunidade, também é um espaço onde se realiza a primeira escuta e onde a necessidade do usuário é identificada (BRASIL, 2017). Sobre a PNH e sua aplicabilidade nos diferentes espaços, as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • POLITICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO

     

    Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.

    A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.

    Vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a PNH conta com equipes regionais de apoiadores que se articulam às secretarias estaduais e municipais de saúde. A partir desta articulação se constroem, de forma compartilhada, planos de ação para promover e disseminar inovações nos modos de fazer saúde.

     

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf

  • Uma das pegadinhas que as bancas gostam de fazer quando o assunto é PNH é falar que ela é um PROGRAMA, quando, na verdade, ela é uma POLÍTICA.

    "Amor é só de mãe." -GATO, MC Zói de.

  • Para a construção de uma política de qualificação do SUS, a humanização deve ser vista como uma das dimensões fundamentais, e não pode ser entendida apenas como um programa a mais a ser aplicado aos diversos serviços de saúde. A humanização precisa ser encarada como uma política que opera transversalmente em toda a rede SUS.

    Democratização, como substantivo, impõe a inclusão da diferença na ação política e institucional. Assim, humanizar é um processo ativo e sistemático de inclusão.

    A ambiência visa criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.

    A alternativa D coloca exatamente o oposto do explicado na alternativa A, a humanização não é apenas um mais um programa, mas sim um dos fundamentos do SUS.

    Gabarito do Professor: Letra D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Politica Nacional de Humanização – PNH. 1° edição, Brasília, 2013.

    http://redehumanizasus.net/politica-nacional-de-humanizacao/


  • D) Para a construção de uma política de qualificação do SUS, a humanização pode ser entendida como um programa a mais a ser aplicado aos diversos serviços de saúde.

    A PNH é uma política que esta implantada no SUS que da certo, logo não é mais uma, visto que a mesma, foi criada a partir da realidade do SUS, então não há barreiras para a implantação.