Amensalismo à também chamada de antibiose. Uma espécie inibe ou impede o desenvolvimento da outra.
Ex.1: fungos do gênero Penicillium notatum e bactérias. Os fungos, embora não se beneficiem, impedem a proliferação de bactérias.
Ex.2: maré vermelha. Fenômeno causado pelas algas marinhas planctônicas dinoflageladas Gonyaulax, do tipo Pirrófitas, que em ambiente favorável, se proliferam e liberam uma substância tóxica, que se concentra em manchas vermelhas no oceano, causando a morte de diversas espécies de animais marinhos.
Ex.3: pinheiros, eucaliptos e algumas raízes. As folhas de pinheiros e de eucaliptos que caem no solo liberam uma substância que diminui a incidência de germinação de sementes no local. Além disso, certas plantas secretam e eliminam substâncias tóxicas pela raiz, que impedem o crescimento de outras espécies no local.
Parasitismo: interação entre duas espécies, na qual uma delas, o parasita, se beneficia da outra, o hospedeiro, causando-lhe danos de maior ou menor importância, mas raramente a morte.
Mutualismo: associação entre dois seres vivos, na qual ambos são beneficiados, resultando frequente em dependência mútua.
Comensalismo: relação ecológica interespecífica na qual duas espécies de animais se encontram associadas com benefício para uma delas mas sem prejuízo para a outra; inquilinismo.
Fonte:
Dicionário do Google