SóProvas


ID
2719624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As opções a seguir apresentam características diversas de uma organização. Entre elas, a cultura organizacional construtiva é aquela em que

Alternativas
Comentários
  • kk Acertei sem nunca ter estudado isso. É que pensei: " O verbo 'construir' me parece algo em conjunto" . Quando vi "participativo" na última, pronto.  Resposta: e)

  • alguem tem fonte? nunca ouvi falar disso

  • Três tipos de cultura: construtiva, defensiva-passiva, defensiva-agressiva.

    A cultura construtiva (cultura da satisfação), representada pelos estilos humanismo-encorajamento, afiliação, realização e autoatualização, indica uma cultura na qual os membros são estimulados a lidar com as tarefas e interagir com os outros de modo a ajudá-los a satisfazer suas necessidades de ordem mais elevada. 


  • Autor: Luciano Carvalho, Cetec - Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo.

    Disponível em: https://pt.slideshare.net/lucianocarvalho5458/12-culturas-organizacionais


    :^] Aloha!

  • As Três Áreas das Culturas Organizacionais:

     

    - Cultura Construtiva (Cultura da Satisfação):

    Realização: Valoriza os membros que realizam seus próprios objetivos; • – Autoatualização: Criatividade, qualidade e crescimento do indivíduo; •  – Humanismo-Encorajamento: Pessoas como centro; ação participativa e protetora; •– Afiliação: Relações Interpessoais construtivas; amizade e satisfação do grupo.

     

    - Cultura Defensivo-Passiva (Cultura da Conformação):

    Aprovação: Conflitos evitados; relações superficiais para gerar aprovação; •  – Convenção: Conservadoras, burocráticas; conformidade às normas; •  – Dependência: Controle hierárquico; poder centralizado, não-participativo; •– Esquiva às normas: Punição de erros; recompensa negativa; fuga da responsabilidade; falta de estímulo à autonomia.

     

    - Cultura Agressivo-Defensiva (Cultura da Competição):

    Oposição: Confronto e crítica ao outro recompensada; • – Poder: estruturada na autoridade inerente à posição dos membros; busca por responsabilidade e domínio; •  – Competição: Valorização é vencer; superação dos outros; •  – Perfeccionismo: Valor na persistência e trabalho árduo; superação de si mesmo; busca contínua do melhor.

  • what?

  • Complementando o comentário da Tainara, o examinador buscou cobrar o conteúdo do Inventário de Cultura Organizacional (OCI), cabendo as seguintes classificações para cada uma das afirmativas da questão:

    a)    ERRADO.   (defensivo-passiva ou “da conformação”, dependência, B.3, posição 5 horas).

    b)    ERRADO.  (agressivo-defensiva ou “da competição”, oposição, C.1 – posição 7 horas).

    c)    ERRADO.   (agressivo-defensiva ou “da competição”, competição, C.3 – posição 9 horas).

    d)    ERRADO.  (agressivo-defensiva ou “da competição”, perfeccionismo, C.4 – posição 10 horas).

    e)    CERTO.  (construtiva ou “da satisfação”, humanismo-encorajamento, A.3, posição 1 hora).

    Fonte: Oliveira e Gomide (2009), acesso em 3 set 2018, em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v9n2/v9n2a02.pdf 

  • Tem que ser muito ninja pra saber de onde os elaboradores vão tirar as questões... Nunca tinha lido nada sobre isso...

    A cultura construtiva (cultura da satisfação), representada pelos estilos humanismo-encorajamento, afiliação, realização e autoatualização, indica uma cultura na qual os membros são estimulados a lidar com as tarefas e interagir com os outros de modo a ajudá-los a satisfazer suas necessidades de ordem mais elevada.

    A cultura defensivo-passiva, representada pelos estilos aprovação, convenção, dependência e esquiva às normas, indica uma cultura na qual os membros acreditam que devem interagir com outros de modo a não ameaçar sua própria segurança.

    A cultura agressivo-defensiva, representada pelos estilos oposição, competição, poder e perfeccionismo, indica uma cultura na qual se espera que os membros lidem com as tarefas de modo eficaz, protegendo seu status e segurança.

    Referência:Artigo de (COOKE; ROUSSEAU, 1988) citado no Inventário de Cultura Organizacional (Organizational Culture Inventory - OCI)

    Tem mais algumas informações interessantes nesse site:
    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572009000200002
     

  • se a gnt fosse estudar todas as fontes q a cespe usa, teríamos q estudar ADM até 2050.. E ai precisaríamos começar do 0, pq as fontes teriam mudado..hahhaha

     

    ignorem essas bostas...principio de Pareto pra cima deles!

  • Nunca nem vi!

  • GAB ITEM E)

     

    Cooke e Lafferty apresentam 3 tipos de cultura:

     

    Cultura construtiva (cultura da satisfação)

    ->Os membros da cultura são estimulados a lidar com as tarefas e interagir com os outros de modo que possam ajudá-los a satisfazer suas necessidades mais elevadas.

    ->A gerência é realizada de modo participativo e com foco nas pessoas.

     

    Cultura Defensivo-passiva: 

    ->Os membros acham que precisam interagir com os outros membros de modo a não ameaçar sua própria segurança,

     

    Cultura Agressivo-defensiva:

    ->Nessa cultura se espera que os membros lidem eficazmente com as tarefas, protegendo seu status  e segurança.

     

    Fonte: Prof.Carlos Xavier.

  • acertei pq achei a opção mais bonitinha kkk

  • AAAAAAAAAAAAAAHHH !

     

    JULIUSSSSSS !

  • Julius, Rochelle  e todo mundo odeia a Cespe!!!rs

  • GAB: E

     

    CARACTERÍSTICAS DA CULTURA CONSTRUTIVA:

     

    Valorização dos membros que atingem os resultados. 

    Valorização da criatividade, da qualidade sobre a quantidade.

    Gestão participada e centrada nas pessoas.

    Os membros são encorajados a mostrarem-se simpáticos, abertos e cooperativos.

     

    http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/wp-content/uploads/filebase/apresentacoes publicas/CORREIA%20JESUINO%20Cultura%20Organizacional.pdf

  • O negócio é decorar.

  • O sangue de Jesus tem podeeer, tem podeeeer, tem podeeeer ♫♫♫

  • A cultura construtiva (cultura da satisfação), representada pelos estilos humanismo-encorajamento, afiliação, realização e autoatualização, indica uma cultura na qual os membros são estimulados a lidar com as tarefas e interagir com os outros de modo a ajudá-los a satisfazer suas necessidades de ordem mais elevada. Os quatro estilos relacionados à cultura construtiva são:

    A.1 realização (posição: 11 horas): uma cultura voltada para a realização caracteriza organizações que procuram desenvolver bem suas atividades e valorizar os membros que estabelecem e realizam seus próprios objetivos. Espera-se de seus membros que eles estabeleçam objetivos desafiantes e reais, elaborem planos para alcançarem esses objetivos e busquem, com entusiasmo, realizá-los.

    A.2 autoatualização (posição: 12 horas): essa cultura caracteriza organizações que valorizam a criatividade, a qualidade em detrimento da quantidade, o crescimento e a valorização do indivíduo. Os membros são encorajados a obter prazer à medida que desenvolvem seu próprio trabalho e assumem tarefas novas e interessantes.

    A.3 humanismo-encorajamento (posição: 1 hora): essa cultura caracteriza organizações que são administradas de forma participativa e têm as pessoas como o centro das atenções. Esperase de seus membros que sejam protetores, construtivos e que tenham abertura para o entendimento.

    A.4 afiliação (posição: 2 horas): caracteriza organizações que priorizam relações interpessoais construtivas. Espera-se que seus membros sejam amigáveis, abertos e sensíveis à satisfação de seu grupo de trabalho.

    Ainda temos:

    A cultura agressivo-defensiva, representada pelos estilos oposição, competição, poder e perfeccionismo, indica uma cultura na qual se espera que os membros lidem com as tarefas de modo eficaz, protegendo seu status e segurança. Seus estilos são:

    A cultura defensivo-passiva, representada pelos estilos aprovação, convenção, dependência e esquiva às normas, indica uma cultura na qual os membros acreditam que devem interagir com outros de modo a não ameaçar sua própria segurança. Constituem-se estilos relacionados à cultura defensivo-passiva:

    FONTE: Inventário de cultura organizacional: adaptação e validação de um instrumento de diagnóstico para o contexto brasileiro.

    Áurea de Fátima Oliveira; Sinésio Gomide Júnior

  • Conforme outras questões que respondi, pude perceber que quando cespe pede tema Organizacional ele se refere ao nível tático.

    Cultura ORGANIZACIONAL

    - nível tático -

    E) a gerência é realizada de modo participativo e com foco nas pessoas.

  • GAB: E

    Sabe quando vc acerta, porém fica 0 satisfeito? Então..

    Nunca nem vi e nem vou perder tempo.

  • Matei essa questão só no sentimento. Nos itens A, B e C dá pra ver com mais facilidade que não há características construtivas. O que poderia gerar dúvidas é a indecisão entre o item D e E. Não fui no item D por conta da característica "persistência" , pois a mesma pode está sendo utilizada para algo bom como também pode está sendo utilizada para algo ruim.

  • Essa questão aborda o conteúdo do inventário de cultura organizacional proposto por Cooke e Laferty. De acordo com os autores:

    A cultura construtiva (cultura da satisfação), representada pelos estilos humanismo-encorajamento, afiliação, realização e auto atualização, indica uma cultura na qual os membros são estimulados a lidar com as tarefas e interagir com os outros de modo a ajudá-los a satisfazer suas necessidades de ordem mais elevada.

    A cultura defensivo-passiva, representada pelos estilos aprovação, convenção, dependência e esquiva às normas, indica uma cultura na qual os membros acreditam que devem interagir com outros de modo a não ameaçar sua própria segurança.

    A cultura agressivo-defensiva, representada pelos estilos oposição, competição, poder e perfeccionismo, indica uma cultura na qual se espera que os membros lidem com as tarefas de modo eficaz, protegendo seu status e segurança.

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. A alternativa apresenta a cultura Defensivo-passivo.

    Alternativa B. Errado. A alternativa apresenta a cultura Agressivo-defensivo.

    Alternativa C. Errado. A alternativa apresenta a cultura Agressivo-defensivo.

    Alternativa D. Errado. A alternativa apresenta a cultura Agressivo-defensivo.

    Alternativa E. Certo. A alternativa apresenta a cultura Construtiva.

    Gabarito: E