SóProvas


ID
2719672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao Código de Ética e Deontologia dos Profissionais de Enfermagem, julgue os itens a seguir.


I É proibido ao enfermeiro provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, incluídos os casos permitidos pela legislação vigente.

II É direito do profissional o acesso às informações relacionadas a pessoas, família e coletividade, e necessárias ao exercício profissional.

III É proibido aos profissionais de enfermagem promover ou participar de prática destinada a antecipar a morte da pessoa.

IV Consiste a censura na admoestação ao infrator, de forma reservada, devendo ser registrada no prontuário do infrator, na presença de duas testemunhas.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D, assertivas II e III corretas. Fundamento:

    DAS PROIBIÇÕES: III- Art.74- Promover ou participar de prática destinada a antecipar a morte.
    DOS DIREITOS: II- Art. 7o- Ter acesso às informações relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício

     

    DEMAIS ASSERTIVAS

    DAS PROIBIÇÕESArt. 73- Provocar aborto ou cooperar em prática abortiva, EXCETO nos casos permitidos por lei. PU. Nos casos previstos em lei, deverá decidir, conforme consciência, sobre sua participação, desde que garantida a continuidade da assistência

    DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES: Art. 108- As penalidades a serem impostas são:

    Advertência verbal: admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário dele e na presença de duas testemunhas

    Censura: repreensão, que será divulgada nas publicações do COFEN/COREN e em jornais de grande circulação.

     

     

     

     

     

    FONTE: RESOLUÇÃO COFEN 564/2017 CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM.

  • essa vírgula e essa conjunção aditiva "e" altera o sentido da frase no assertativa II. Questão passível de recurso.

  • I É proibido ao enfermeiro provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, incluídos os casos permitidos pela legislação vigente.

    PROIBIDO.Art. 73 Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente.

    II É direito do profissional o acesso às informações relacionadas a pessoas, família e coletividade, e necessárias ao exercício profissional.

    CERTO

    III É proibido aos profissionais de enfermagem promover ou participar de prática destinada a antecipar a morte da pessoa.

    CERTO

    IV Consiste a censura na admoestação ao infrator, de forma reservada, devendo ser registrada no prontuário do infrator, na presença de duas testemunhas.

    § 1º A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.

    § 3º A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

     

    http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html

  • I - É proibido ao enfermeiro provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, incluídos os casos permitidos pela legislação vigente. ERRADA - EXCETO

    II É direito do profissional o acesso às informações relacionadas a pessoas, família e coletividade, e necessárias ao exercício profissional. CORRETA

    III É proibido aos profissionais de enfermagem promover ou participar de prática destinada a antecipar a morte da pessoa. CORRETA

    IV Consiste a censura na admoestação ao infrator, de forma reservada, devendo ser registrada no prontuário do infrator, na presença de duas testemunhas. ERRADA - ADVERTÊNCIA VERBAL


  • ITÉM IV SE REFERE A ADVERTENCIA.

  • Segundo a Resolução Cofen 564/2017 é proibido ao profissional de enfermagem provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente. Ou seja, em casos previstos em lei o enfermeiro pode participar. A primeira afirmativa é falsa.

    É um direito do profissional de enfermagem ter acesso às informações relacionadas a pessoas, família e coletividade, e necessárias ao exercício profissional. Segunda afirmativa é verdadeira.

    Está correto quando se afirma que é proibido aos profissionais de enfermagem promover ou participar de prática destinada a antecipar a morte da pessoa.

    A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação. A advertência verbal que consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas. Logo, a última afirmativa está errada.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia

    http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html





  • Item I – Errada.

    A correção é: “com exceção nos casos permitidos pela legislação vigente”

    Item II – Correta.

    Item III – Correta.

    Item IV – Errada.

    A definição é de advertência verbal e não de censura.

    Resposta: D.