SóProvas


ID
2719705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um gestor de saúde que conheça corretamente os componentes da rede de atenção às urgências, os seus elementos e os seus objetivos saberá que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D. Corrigindo as demais letras:

    a) Art.7. SAMU e Centrais de Regulação: objetiva chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo, de qualquer natureza, que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário garantir atendimento e/ou transporte adequado para serviço hierarquizado. Pode referir-se ao atendimento primário quando o pedido for de um cidadão ou de atendimento secundário de algum serviço no qual o paciente já tenha recebido o primeiro atendimento necessário à estabilização, mas que necessita ser reconduzido a outro serviço de maior complexidade.

     

    b) Art.8. Sala de Estabilização: ambiente de estabilização de pacientes críticos/graves, com condições de garantir assistência 24h, estando vinculada a um serviço de saúde e articulado aos outros níveis. Não se caracteriza como novo serviço de saúde para assistência à demanda, mas sim garantir a disponibilidade de atendimento para estabilização dos agravos.

     

    Art.11. Hospitalar: constituído pelas Portas Hospitalares de Urgência, pelas enfermarias de retaguarda, leitos de cuidados intensivos, pelos serviços de diagnóstico por imagem e laboratório e pelas linhas de cuidados prioritários. 

     

    c)  Art.12. Atenção Domiciliar:  conjunto de ações integradas e articuladas de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, que ocorrem no domicilio, constituindo-se nova modalidade de atenção à saúde. Cuidado é realizado na atenção primária, ambulatorial e hospitalar.

     

    e) Art.10. UPA e Conjunto de Serviços de urgência 24h: UPA é o estabelecimento de saúde de complexidade intermediária entre UBS e rede hospitalar. As UPAS e os serviços 24h não hospitalares devem prestar atendimento a pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica e prestar o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou trauma, estabilizando e definindo a necessidade ou não de encaminhamento.

     

     

     

    FONTE: PORTARIA 1.600/ 2011 REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS NO SUS- RAU.

  • O componente serviço de atendimento móvel de urgências e emergências objetiva ordenar o fluxo assistencial e disponibilizar atendimento precoce e transporte adequado, rápido e resolutivo às vítimas acometidas por agravos à saúde de natureza clínica, cirúrgica, gineco-obstétrica, traumática e psiquiátricas mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada. Ou seja, não oferece apenas atendimento primário. Alternativa A está errada.

    O componente sala de estabilização não tem os mesmos elementos constituintes que o componente hospitalar. Por exemplo o hospital deve contar com no mínimo 100 leitos cadastrados enquanto a sala de estabilização pode estar alocada em hospitais de pequeno porte (máximo 30 leitos). Alternativa B está errada.

    Os componentes da rede de atenção às urgências são: promoção e prevenção, sala de estabilização, Força Nacional do Sistema Único de Saúde, Samu 192, UPA 24 horas, atenção em hospital e atenção domiciliar. Atenção domiciliar faz parte dos componentes, Letra C está errada.

    O componente Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde tem por objetivo estimular e fomentar o desenvolvimento de ações de saúde e educação permanente voltadas para a vigilância e a prevenção das violências e dos acidentes, das lesões e mortes no trânsito e das doenças crônicas não transmissíveis, além de ações intersetoriais, de participação e mobilização da sociedade para a promoção da saúde, prevenção de agravos e vigilância em saúde. Portanto a letra D está correta.

    A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. A Atenção Básica em Saúde tem como objetivos a ampliação do acesso, o fortalecimento do vínculo, a responsabilização e o primeiro atendimento às urgências e emergências, em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento dos pacientes a outros pontos de atenção, quando necessário, mediante implantação de acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades. O encaminhamento dependerá da avaliação realizada no paciente, portanto a letra E é falsa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS) / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.