Para responder essa questão, considerando a visão de Paulo Freire, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta os elementos de uma educação emancipatória.
A) a reflexão crítica nas relações com o mundo; a atitude de fala consciente, que é mais importante do que a atitude de escuta.
ERRADO – Deve haver reciprocidade na atitude de fala e escuta. Na prática dialógica, Freire ressalta que a atitude de escuta é tão importante quanto a fala, pois o sujeito que escuta sabe que o que tem a dizer tem valor semelhante à fala dos outros. Desse modo, o saber escutar refere-se não apenas a silenciar para dar a vez à fala do outro, mas também a estar na posição de disponibilidade, de abertura às diferenças.
B ) o desenvolvimento de uma ação dialógica; a ideia de consciência como espelho da realidade.
ERRADO - Para Freire, o que possibilita a ação livre, criadora e determinadora das condições de existência é o desenvolvimento de consciência, capaz de apreender criticamente a realidade.
C) a conscientização de homens e mulheres quanto à sua vocação ontológica e histórica de ser mais; a adaptação e o ajuste à sociedade contemporânea.
ERRADO - Freire vê na educação a possibilidade de emancipação humana para superar as diferentes formas de opressão e dominação existentes na sociedade contemporânea, marcada por políticas neoliberais e excludentes.
D) o desenvolvimento de uma consciência crítica capaz de superar a ideologia da opressão; o diálogo não como construção teórica, mas como construção prática.
ERRADO - Para Paulo Freire, o diálogo é construção teórica, atitude e prática pedagógica. É relação objetividade-subjetividade, tem fundamento e conteúdo; portanto, é uma categoria teórica. Como atitude e prática pedagógica, requer reciprocidade na atitude de fala e escuta e tem como fundamento o amor, a tolerância, a humildade e a esperança.
E) o envolvimento de todos os atores do processo educativo por meio da vivência da prática dialógica; a cultura como o acrescentamento que o homem faz ao mundo que não fez.
CORRETO – Paulo Freire pontua que um dos caminhos na busca da consciência crítica e reflexiva, nessa construção democrática, é o envolvimento de todos(as) os(as) protagonistas do processo educativo por meio da vivência da prática dialógica. A respeito da cultura, coloca que não existe cultura pior ou melhor, cultura erudita e cultura popular, mas diferentes expressões culturais, por isso faz sentido falar em culturas. Freire entende a cultura como o acrescentamento que o homem faz ao mundo que não fez. Como o resultado de seu trabalho, de seu esforço criador e recriador. Como aquisição sistemática da experiência humana. Como uma incorporação, por isso crítica e criadora, e não como uma justaposição de informes ou prescrições “doadas".
Portanto, a letra E apresenta os elementos de uma educação emancipatória, na visão de Paulo Freire, e é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra E.