SóProvas


ID
2719921
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nos aspectos pertinentes à independência, consubstanciados nas NBC-PA, se um auditor independente for designado para auditar uma empresa onde sua esposa trabalhou como gerente administrativo-financeira há um ano, ele deverá:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

     

    NBC P 1.2 - Independência

     

    1.2.1.7. Membros imediatos da família são o cônjuge e todos os dependentes, financeiramente, dos membros da equipe de auditoria.

    1.2.6. RELACIONAMENTOS FAMILIARES E PESSOAIS

    1.2.6.1. A perda de independência está sujeita a uma série de fatores, entre eles as responsabilidades do membro da equipe de auditoria no trabalho, a proximidade do relacionamento e o papel do membro da família ou de relacionamento pessoal na entidade auditada.

     

    1.2.6.2. As funções ocupadas por pessoas próximas ou familiares, que prejudicam a independência da entidade de auditoria, são aquelas que:

    a) exercem influência significativa sobre as políticas operacionais, financeiras ou contábeis. Em geral, diz respeito a uma pessoa que tem funções como presidente, diretor, administrador, gerente geral de uma entidade auditada;

    b) exercem influência nas Demonstrações Contábeis da entidade auditada. Em geral, diz respeito a funções consideradas críticas no ambiente contábil como controller, gerente de contabilidade, contador; e

    c) são consideradas sensíveis sob o ponto de vista da auditoria. Em geral, inclui cargos com atribuições de monitoramento dos controles internos da entidade auditada, como, por exemplo, tesoureiro, auditor interno, gerente de compras/vendas, entre outras.

     

    1.2.2.7.Ameaça de familiaridade ocorre quando, em virtude de um relacionamento estreito com uma entidade auditada, com seus administradores, com diretores ou com funcionários, uma entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria passam a se identificar, demasiadamente, com os interesses da entidade auditada.

     

    1.2.3.3. Se a entidade de auditoria, um membro da equipe de auditoria ou o responsável técnico do trabalho de auditoria ou outros membros dentro da entidade de auditoria, em nível gerencial, que possam influenciar o resultado dos trabalhos ou um membro imediato da família destas pessoas tiver um interesse financeiro direto ou um interesse financeiro indireto relevante na entidade auditada, está caracterizada a perda de independência.

  • Mas a cônjuge do auditor deixou de trabalhar na auditada um ano antes da auditoria, ou seja, não exerce mais influência significativa na elaboração das demonstrações contábeis. Além disso, a depender do momento da contratação do auditor independente, este um ano atrás da saída de sua esposa pode significar que ela nem participou das operações a serem auditadas no período coberto pelas demonstrações contábeis a serem auditadas. Ainda assim o auditor deve recusar o trabalho?
  • perfeitas as colocações da resposta abaixo (Kened Braga), só corrigindo, o Gabarito é a letra B) Recusar o trabalho