SóProvas


ID
2720092
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Existem três graus de detalhamento do orçamento: estimativa de custo, orçamento preliminar e orçamento detalhado. Sobre esse tema, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •                                                    TIPOS DE ORÇAMENTO (segundo o grau de precisão)


    1) ESTIMATIVA DE CUSTOS – Avaliação expedita com base em custos históricos e comparação com projetos similares. Pode-se adotar índices específicos conhecidos no mercado, como o CUB (NBR 12721/06), o custo por MW de potência instalada ou o custo por Km de rodovia construída. Utilizada nas etapas iniciais do empreendimento, para avaliar a viabilidade econômica do projeto básico e viabilidade da obra.

     

    2) ORÇAMENTO PRELIMINAR – Mais detalhado do que a estimativa de custos. Pressupõe o levantamento de quantidades e requer pesquisa de preços dos principais insumos e serviços. Pode-se utilizar o anteprojeto. Seu grau de incerteza é menor. Levantamento expedito de algumas quantidades e atribuição de custo de alguns serviços. Ex: Taxa de aço / m3 de concreto, volume de concreto / área construída / espessura média do pavimento, área de formas / m3 de concreto.

     

    3) ORÇAMENTO ANALÍTICO OU DETALHADO – elaborado com composição de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo “real”, com uma reduzida margem de incerteza. Feito a partir de especificações detalhadas e composições de custo específicas.

  • O que é CUB?

    Custo Unitário Básico, esse é o significado do acrônimo CUB. Por meio da Lei Federal 4.591/64 criou-se, há mais de 40 anos, esse termo. Desde então, passou a ser um indicador de referência no meio do segmento da construção civil.

    Qual a funcionalidade do CUB?

    Como o próprio nome indica, o CUB fornece uma estimativa do custo básico dentro de um metro quadrado de um tipo de obra específico. Junto a outros fatores, o CUB tem a função de fornecer uma estimativa do custo total de uma obra, que são:

    área equivalente de construção (AEqC);

    itens não inclusos;

    BDI;

    A área equivalente é, de fato, a área real construída. Para saber como calcular a área equivalente basta consultar a norma ABNT NBR 12721:2006, que possuí um capítulo específico sobre a determinação deste critério.

    Os itens não inclusos, são itens que o cálculo do CUB as vezes deixa passar ou então são itens que fogem do padrão de uma construção normal. Por fim, o Budget Difference Income (BDI) ajusta o preço do orçamento de acordo com os custos indiretos e com o lucro desejado.

  • Na formação do CUB, não são considerados os seguintes itens: fundações especiais; elevadores; instalações de ar condicionado, calefação, telefone interno, fogões, aquecedores, playgrounds, de equipamento de garagem, etc.; obras complementares de terraplanagem, urbanização, recreação, ajardinamento, ligações de serviços públicos, etc.; despesas com instalação, funcionamento e regularização do condomínio além de outros serviços especiais; impostos e taxas; projeto, incluindo despesas com honorários profissionais e material de desenho, cópias, etc.; remuneração da construtora; remuneração do incorporador.

     

    fonte: http://sinduscon-fpolis.org.br/index.asp?dep=46

  • O CUB é calculado mensal a partir de uma cesta básica de insumos.

    Esse parâmetro serve para uma estimativa preliminar (expedida ) do custo de uma obra ,ou seja ,uma estimativa de custo .

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O segredo do sucesso é nunca desistir !!!

  • CUB > Estimativa de custos

    SINAPI > Orçamento de referência (Analítico)