-
Gabarito: (e)
(F) Arquivo corrente é constituído de documentos em movimentação ou frequentemente consultados, de uso corrente para o órgão produtor e para os demais órgãos envolvidos. (só para o orgâo produtor)
(F) Fundo é o registro do ciclo de vida dos documentos, elaborado após análise e aprovação por autoridade competente, determinando o prazo de guarda, transferência, recolhimento, eliminação e reprodução dos documentos. (tabela de temporalidade)
-
Organicidade: relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora. Refletem o funcionamento da atividade da entidade que o produziu.
A qualidade chamada organicidade refere-se ao relacionamento estreito, à interdependência existente entre os documentos de um arquivo, em decorrência das atividades da entidade produtora, ou seja, do contexto de produção.
-
Mas a entendide acumuladora pode ser um empresa que guarda os arquivos -diferente da que criou o arquivo , ou estou errado ? !!! ITEM I
-
Sim, Glaucio, porém a Organicidade está atrelada à estrutura da entidade que criou o arquivo e não a entidade que os guarda.
-
GABARITO E.
Alternativas FALSAS:
Arquivo corrente é constituído de documentos em movimentação ou frequentemente consultados, de uso corrente para o órgão produtor e para os demais órgãos envolvidos. - Somente para o órgâo produtor
Fundo é o registro do ciclo de vida dos documentos, elaborado após análise e aprovação por autoridade competente, determinando o prazo de guarda, transferência, recolhimento, eliminação e reprodução dos documentos. Significado da TTD - Tabela Temporalidade Documental
-
Exatamente , Hugo . A questão fala que " transmitem a estrutura, funções e atividade da instituição acumuladora " é isso que estou achando errado . Não seria da instituição que criou o arquivo ?
-
Matéria complicada essa, parece que não tem uma definição específica para cada objeto ou assunto, cada hora é uma resposta ou conceito diferente
-
LETRA E
-
essa foi na maldade. arquivo corrente é administrativo, logo, interno.
-
A questão trata da organicidade, de características das fases do ciclo vital e do termo fundo arquivístico.
(V) Organicidade é a qualidade pela qual os arquivos transmitem a estrutura, funções e atividade da instituição acumuladora nas suas relações internas e externas.
Um documento só é orgânico porque foi produzido/recebido no decorrer das atividades de uma instituição e, portanto, vai refletir a sua estrutura/funções/atividades. Verdadeira.
(F) Arquivo corrente é constituído de documentos em movimentação ou frequentemente consultados, de uso corrente para o órgão produtor e para os demais órgãos envolvidos.
Os documentos correntes possuem a característica de estarem tramitando internamente, para que alguma atividade institucional possa ser desenvolvida. O documento pode até vir de outras instituições, mas a sua chegada se dá para o uso interno, e não externo. Falsa.
(F) Fundo é o registro do ciclo de vida dos documentos, elaborado após análise e aprovação por autoridade competente, determinando o prazo de guarda, transferência, recolhimento, eliminação e reprodução dos documentos.
Fundo arquivístico é o conjunto de documentos de uma mesma instituição, que é estruturado naturalmente, no decorrer das atividades da instituição. Falsa.
(V) Arquivo permanente é constituído de documentos de guarda permanente em razão do seu valor histórico, informativo e probatório, e seu uso apresenta um valor secundário de testemunho e informação.
Os documentos permanentes são aqueles que cumpriram as funções pelas quais foram criados (valor primário) e continuam servindo à administração e demais interessados porque seu conteúdo possui características históricas, culturais, probatórias ou informativas (valor secundário). Verdadeira.
Gabarito do Professor: Letra E.