-
"Então, quando o assistente social refere-se a acolhimento, pode-se entender que, na entrevista, foi desencadeado um espaço de mediação no qual há responsabilização e criação de vínculos entre o usuário e a instituição, ali representada pelo profissional. Assim, o acolhimento não se limita ao ato de receber, ouvir, mas a uma seqüência de atos que buscam a intervenção resolutiva. A resolutividade diz respeito ao uso de toda tecnologia disponível para atender à demanda ligada à integralidade do usuário, tanto na dimensão individual como na coletiva"
A entrevista nos processos de trabalho do assistente social (LEWGOY,2007)
-
Gabarito D
Complementando.
A entrevista é um instrumento de trabalho utilizado amplamente por diferentes profissões e com finalidades diversas, sendo instrumento técnico-operativo de trabalho do Assistente Social desde a sua origem como profissão. Constitui-se como um processo de diálogo com o objetivo de intervir na realidade social e socializar informações. É sempre uma relação face a face entre duas ou mais pessoas.
Classifica-se em: Estruturada, não estruturada e semi estruturada. Suas etapas são: planejamento, operacionalização e registros.
A Entrevista nos processos de trabalho do Assistente Social - Revista Textos e Contextos, 2007. Alzira Maria Baptista Lewgoy
-
O acolhimento tem características:
- desencadeamento de um espaço de mediação
- responsabilização e criação de vínculos entre o usuário e a instituição.