-
O item C erra ao dizer que a Burocracia apoia-se na separação entre serviços e controle, haja vista que uma das principais característas dela é justamente o controle a priori e, de certa forma, concomitante à execução do serviço. Inclusive, esta é uma das principais críticas ao modelo e o que o estigmatizou, pois tal forma de controle tornou o processo menos célere.
Gostaria de ressaltar e diferenciar as características do modelo burocrático ideal de suas disfunções. Se atentem para essa diferença, pois as bancas adoram confundir o aluno.
A racionalidade, a meritocracia e o formalismo são características da Burocracia ideal. Weber acreditava que tal modelo podia funcionar e tinha idealizado tais características de forma diferente das que são conhecidas hoje em dia.
O formalismo exagerado, o controle exagerado, a demora no processo são DISFUNÇÕES da Brurocracia e não suas características como as bancas costumam dizer.
Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.
@bizuadm
Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.
(Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)
-
Gabarito C
Controle e serviço se confudiam pois aquele era realizado a priori (principio da desconfiança plena)
-
GAB: C.
O modelo burocrático parte de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso, são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas.
Chiavenato, Administração Geral e Pública.
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!
-
Sendo assim, depreende-se que os controles e os serviços são simultâneos, a bem da rigidez dos controles dos processos e do princípio da desconfiança plena? Muito bom!
-
Uma questão elaborada por uma universidade que é Ctrl+C/Ctrl+V do livro. Seria cômico se não fosse trágico. Esses acadêmicos não sabem fazer nada sem citação?
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os modelo burocrático de administração pública. Para responder corretamente, precisamos apontar para a alternativa que não apresenta um traço da burocracia.
Levando em consideração que as alternativas A, B e D trazem características da burocracia, nos resta a alternativa "C" a ser considerada como a resposta correta. Entendamos o motivo.
A administração burocrática parte de uma desconfiança prévia tanto nos administradores quanto nos cidadãos (a quem as demandas são dirigidas), por essa razão, a existência de controles rígidos (sempre a priori, inclusive) dos processos torna-se necessária. Sendo assim, na burocracia o controle é indissociável da prestação dos serviços.
Após analisar o assunto, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
-
Vamos analisar a questão.
De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento
acerca dos aspectos que envolvem a burocracia na administração pública segundo
o Professor José Matias-Pereira por meio do Manual de Gestão Pública
Contemporânea. São Paulo: Atlas, 2008.
Vejamos as alternativas:
A) Apoia-se no conhecimento técnico dos
gestores.
Correto. O conhecimento técnico dos gestores é
importante para condução da gestão da administração pública, evitando problemas
oriundos na execução das políticas públicas.
B) Apoia-se na noção geral de interesse público.
Correto. Os aspectos burocráticos contribuem
para a construção de uma noção geral de interesse público, finalidade de
tutela estatal de acordo com estrutura normativa, social e política
definidos pela Constituição Federal.
C) Apoia-se na separação entre serviços e
controle.
Errado. Os aspectos burocráticos unem serviços e controle focado nos processos, enfatizando aspectos formais em detrimento dos resultados.
D) Apoia-se no caráter racional das decisões.
Correto. O caráter racional das decisões
decorre das propriedades do processo de escolha,
que permitem caracterizar a decisão como envolvendo uma deliberação
apropriada.
Gabarito do Professor: Letra C.