SóProvas


ID
2720926
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Caso o ângulo de potência seja negativo em relação à tensão terminal, e a potência reativa Q seja também negativa, é correto afirmar que tal máquina síncrona

Alternativas
Comentários
  • Acho que há um equívoco no enunciado, a questão deveria ser anulada. Se o enunciado dissesse que a tensão de armadura é menor que a tensão terminal, aí sim, o motor estaria extraindo corrente reativa atrasada da rede CA, pois a definição do fluxo de potência reativa é uma questão de módulo: a tensão maior em geral entrega potência reativa à tensão de módulo menor.

  • Acredito também que o gabarito esteja equivocado.

    O ângulo de potência nos fornece a informação do fluxo de potência ativa. Como a questão diz que o ângulo de potência é negativo, sabemos que a máquina síncrona está operando como motor síncrono, absorvendo energia ativa (P < 0) da rede.

    A questão diz também que a potência reativa Q é negativa. A máquina síncrona sobreexcitada possui a característica de funcionar com o fluxo de potência reativa igual ao fluxo de potência ativa, ou seja, se o motor (P < 0) está sobreexcitado, temos que Q < 0 (capacitivo).

    _______________________________________

    Em relação ao sentido da corrente, temos que:

    Motor - extraindo corrente elétrica da rede (sentido da corrente é da rede elétrica para a máquina);

    Gerador - injetando corrente elétrica na rede (sentido da corrente é do gerador para a rede elétrica).

    _______________________________________

    Portanto, a conclusão que tiramos é:

    A máquina síncrona está funcionando como motor (ângulo de carga < 0) e está sobreexcitada (Q < 0), extraindo uma corrente reativa capacitiva (adiantada) da rede.

    Gabarito - Letra A.

    Fonte: https://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/engenhariaeletrica/slides-2016-cap5_eletrotecnica_fabioleao.pdf

    Slides 24 e 25.

  • ângulo de potência, ou ainda ângulo de carga, é o ângulo entre a tensão interna induzida e a tensão terminal. Quando este ang < 0, a tensão interna Ea está atrasada da tensão terminal Vt, e a máquina atua como MOTOR.

    Quando a potência reativa Q é negativa, quer dizer que a máquina está retirando reativo para a rede e, portanto, o motor está SUBEXCITADO, o que dá o gabarito letra (d).

    Por favor, corrijam-me se estou equivocado.

  • O ÂNGULO DE POTÊNCIA NEGATIVO INDICA QUE É MOTOR. NO QUADRANTE DE POTÊNCIAS, IDENTIFICAMOS QUE AS POTÊNCIAS REATIVAS NEGATIVAS (NÃO HÁ RELAÇÃO COM SER CAPACITIVA OU INDUTIVA) ESTÃO NO SEGUNDO E TERCEIRO QUADRANTES (SEGUNDO QUADRANTE PARA GERADOR SUBEXCITADO E TERCEIRO QUADRANTE PARA MOTOR SUBEXCITADO). O MOTOR SUBEXCITADO EXTRAI CORRENTE ATRASADA DA REDE. O GERADOR SUBEXCITADO RECEBE DA REDE POTÊNCIA REATIVA CAPACITIVA, JÁ O MOTOR SUBEXCITADO RECEBE DA REDE POTÊNCIA REATIVA INDUTIVA. GABARITO LETRA D

  • Pra mim, potencia reativa negativa (-jQ) é sinônimo de capacitor, de corrente adiantada, de fornecer potência reativa, como é com o capacitor. Como o ângulo de potência é negativo, é motor e se temos -jQ, temos motor sobre-excitado, com corrente adiantada e fornecendo potência. Se fosse gerador, seria sobre-excitado, com corrente atrasada e fornecendo potência reativa.

    Se considerar que potência reativa negativa é sinônimo de consumir potência, aí sim seria letra D.