SóProvas


ID
2721217
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Ao analisar uma curva tensão-deformação, é importante atentar para determinados conceitos, Quanto a esses conceitos, considere os itens seguintes.


I Limite de elasticidade (LE): tensão máxima em que a deformação ainda é reversível (elástica).

II Módulo de resiliência: máxima energia de deformação que um material pode absorver por unidade de volume de material sem ocorrer deformação plástica (inclui todo o regime elástico, e apenas ele). É proporcional à área do gráfico na porção elástica da curva: (LE x deformação) /2.

III Tensão máxima: máxima tensão calculada (força sobre área da seção transversal inicial), suportada pelo material antes da fratura.

IV A tensão de escoamento é sempre maior do que a tensão de ruptura para materiais frágeis.


Estão corretos

Alternativas
Comentários
  • Materiais frágeis não tem tensão de escoamento


  • O ítem III me deixou intrigado uma vez que a tensão máxima para materiais dúcteis é calculada no ponto de maximo da curva, entretanto, este ponto não está ligado ao ponto de fratura. Alguém explica?

  • Exato, por isso que ele fala tensão máxima se encontra antes da fratura, para materiais frágeis essa tensão máxima é a própria tensão de ruptura.

  • Ao meu ver, a questão deveria ter detalhado se era diagrama tensão deformação convencional ou real... Caso fosse Tensão Deformação Real, a tensão máxima é a tensão de ruptura e a área utilizada é a área instantânea e não a área inicial...

    Devido se falar bastante apenas em Gráfico Tensão Deformação e já ser utilizado de forma generalizada o modelo Convencional, já que a banca quis mexer com o detalhamento da área, deveria ter especificado o tipo do gráfico

  • A banca examinadora foi infeliz com relação ao item III. Jamais eu marcaria esse item como verdadeiro em qualquer prova.

    Tanto a tensão máxima como a tensão de ruptura são tensões suportadas pelo material antes da fratura. Mesmo a tensão de ruptura, pois não há como medir uma tensão depois que o material se fraturou.

    Da forma como foi escrito o item, ficou muito claro que deixou-se a entender que seria a tensão de ruptura. Paciencia...

    Victor Soares, com relação a ser tensão convencional ou real, isso foi especificado no item III ao afirmar entre parênteses "força sobre área da seção transversal inicial". Trata-se, portanto, da tensão convencional. Entretanto, essa informação não alteraria o resultado da afirmativa.

  • A definição do item III está neste material: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5124473/mod_resource/content/2/4_Propriedades%20Mec%C3%A2nicas%202018%20-%20corrigido.pdf

    Acho que a banca deve ter simplesmente copiado daí.. creio que essa definição se refere ao LRT do material, e não à ruptura.

    No texto, a resistência à fratura ocorre no momento da fratura, e não antes.

  • Antes da fratura não é a mesma coisa que "na iminência da fratura" ou "no momento da fratura".

    Sim, o LRT ocorre antes da fratura, no ponto máximo da curva.