Sistema local de tratamento de esgotos: Sistema de saneamento onde as distâncias entre as fontes geradoras de esgotos, seu tratamento e disposição final são próximas entre si, não necessitando normalmente de rede coletora extensa, coletor-tronco, poços de visita, emissários, elevatórias etc.
Poço absorvente; sumidouro: Poço escavado no solo, destinado à depuração e disposição final do esgoto no nível subsuperficial.
Reuso local de esgoto tratado: Utilização local do esgoto tratado para diversas finalidades, exceto para o consumo humano.
Porosidade do meio filtrante, n: Relação entre o volume total de vazios e o volume total de um meio filtrante, expressa pela relação n = 100 (Vv /Vt).
Lagoa com plantas aquáticas: Tratamento onde o esgoto é mantido em um tanque raso com plantas aquáticas flutuantes, cuja remoção de poluentes se dá através de plantas e microrganismos fixos nas raízes das mesmas.
A - Sistema local de tratamento de esgotos: Sistema de saneamento em que as distâncias entre as fontes geradoras de esgotos, seu tratamento e disposição final são próximas entre si, não necessitando normalmente de rede coletora extensa, coletor-tronco, poços de visita, emissários, elevatórias etc.
B - Reuso local de esgoto tratado: Utilização local do esgoto tratado para diversas finalidades, inclusive (exceto) para o consumo humano.
C - Poço absorvente; sumidouro: Poço escavado no solo, destinado à depuração e disposição final do esgoto no nível superficial (subsuperficial) .
D - Porosidade do meio filtrante (n): Relação entre o volume total de um meio filtrante (vazios) e o volume total de vazios (sólidos), expressa pela relação n = 100 (Vt/Vv).
E - Lagoas com plantas aquáticas: Tratamento no qual o esgoto é mantido em um tanque fundo (raso) com plantas aquáticas flutuantes, cuja remoção de poluentes se dá através de plantas e micro-organismos fixos nas raízes destas.
"Esforça-te, e tem bom ânimo..."