ASSERTIVA: O cardápio do PNAE visa assegurar a oferta de uma alimentação saudável e garantir o atendimento das necessidades nutricionais do aluno.
.
Comentários para revisar:
.
Quem é o aluno?
*O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.
*São atendidos pelo programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público). Vale destacar que o orçamento do PNAE beneficia milhões de estudantes brasileiros, como prevê o artigo 208, incisos IV e VII, da Constituição Federal.
a) ser elaborado por nutricionistas ou por técnico em nutrição orientado por nutricionista.
Comentário: Responsável técnico é o nutricionista.
b) considerar as especificidades culturais das comunidades indígenas e(ou) quilombolas.
c) ofertar, semanalmente, bebidas à base de frutas para alcançar a recomendação de oferta de frutas in natura
Comentários: Sucos de frutas não podem ser considerados na contagem de fruta por semana (200g/aluno/semana)
d) priorizar gêneros processados produzidos em âmbito nacional, em razão de seu menor custo, e também acessíveis pelo baixo valor repassado ao estudante pelo PNAE.
Comentários: podemos levar em consideração o Guia Alimentar da população, quanto aos tipos de alimentos. Deve-se priorizar alimentos in-natura e os minimamentes processados.
e) desconsiderar, nas áreas rurais, o horário em que é servida a alimentação para contribuir com aumento da densidade energético-nutricional das refeições para os estudantes.
Cometários: deve ser levar em consideração, ainda mais os alunos que auxiliam nos processos agricolas, acredito a LEI da LDB que aprofunda sobre isso, que as aulas podem ser planejadas para uma suspensão tempória durante o período da colheita, até para que não haja evasão dos educandos.