SóProvas


ID
272152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Conforme legislação específica aplicada à administração pública federal, gestão por competência e gestão da capacitação são equivalentes.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa do Cespe: "Em alguns casos, a gestão da capacitação não poderá ser considerada gestão por competência, não podendo ser essas consideradas equivalentes."

    Na minha opinião o item é errado, capacitar é uma das práticas da Gestão por competência, que é muito mais ampla do que simples capacitação. A gestão por competências procura substituir o tradicional levantamento de necessidades e carências de treinamento (gestão da capacitação) por uma visão das necessidades futuras do negócio e de como as pessoas poderão agregar valor à empresa. É a troca da visão do presente ou passado pela visão de futuro.
  • Realmente o item está equivocado ao afirmar que gestão por competência e gestão da capacitação são equivalentes.
    Gestão por competência é um conceito muito mais amplo, além de envolver capacitação, envolve a integração das competências com os objetivos estratégicos da organização, chamado alinhamento vertical; e integração das políticas e práticas de RH na organização, chamado alinhamento horizontal.
    Na gestão por competências são comparadas as competências que a organização possui (competências adquiridas) com as competências que ela necessita para alcançar os objetivos estratégicos da organização. E para preencher as possíveis lacunas encontradas entre essas duas competências, a organização pode optar contratar gente de fora (Política de Agregar Pessoas), por meio das práticas de recrutamento e seleção; pode capacitar os funcionários da empresa (Política de Desenvolver Pessoas), por meio das práticas de treinamento e desenvolvimento; pode também realocar os funcionários (Política de Aplicar Pessoas), por meio da modelagem de cargos, da avaliação por competências; pode também recompensar (Política de Recompensar Pessoas) por meio da remuneração por competências.

    Mas vale destacar que o Cespe ao elaborar esse item estava buscando o conhecimento do concursando acerca do art. 2º, II do Decreto nº 5.707/2006:
    "Para os fins deste Decreto, entende-se por gestão por competência: gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição."
  • Segundo o Decreto 5.707/2006 - Gestão por Competência é sim equivalente a Gestão da Capacitação, conforme art. 1º I-gestão por competênca: gestão da capacitação orientada para desenvolvimento do conjuntos de conhecimentos,  habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição. Portanto em termos de lei são sim equivalentes.