-
Não podemos afirmar isso.
Pois um melhor desempenho não envolve somente motivação.
De que adianta a pessoa está bastante motivada e não tem o conhecimento necessário, nem as habilidades requeridas ou o ambiente em que ela está lotada não for adequado.
Motivação até tem, mas podem existir fatores que não favorecem o melhor desempenho da pessoa.
NO PAIN NO GAIN
-
Acredito que sim. Entendo que um colaborador desmotivado, ainda que detenha todas as habilidades requeridas para sua função, não alcançará os objetivos organizacionais. A motivação é fator primordial para o profissional e para a empresa. A motivação deve ocorrer de dentro para fora e vice versa, todo e qualquer profissional deve se motivar e ser motivado, seja à partir de reconhecimentos, prêmios, abonos, recompensas em dinheiro, promoções, entre outros. O ser humano precisa sertir-se motivado e valorizado.
-
Nesse caso, a questão aborda a Teoria dos 2 fatores de Herzberg. Nesta teoria, nem sempre maior motivação, gera maior satisfação ou desempenho. Por isso o erro. Motivação não é diretamente proporcional a desempenho.
-
Mas a questão não disse que a motivação necessariamente leva a um maior desempenho . Ela perguntou se : em determinado do contexto laboral é possível que a motivação influencie no desempenho ? A pessoa com toda infraestrutura , condições excelentes de trabalho e motivado não é possível falar que seu desempenho será melhor ?
-
DESEMPENHO= MOTIVAÇÃO+ HABILIDADE/CAPACIDADE.
pois não adianta uma pessoa ser muito motivada, incentivada, estar com a auto-estima elevada e não ter a capacidade ou as habilidades para realizar a tarefa desejada.
-
DESEMPENHO = MOTIVAÇÃO + CAPACIDADE + SUPORTE ORGANIZACIONAL
(atitude) (conhecimento, habilidade)
25% 75%
-
Não concordo com o gabarito. Notem que ele deiz: " É possível afirmar que quanto maior for a motivação de um funcionário para o trabalho, tanto melhor será o seu desempenho em determinado contexto laboral.
Logo, não está afirmando, mas colocando uma possibilidade, o que pode sim ocorrer "em determinado contexto laboral."
-
Afffff, famosa pegadinha do malandro
-
Pessoal, sendo bem objetivo...
Segundo a Teoria do Reforço de Skinner, primeiro vem o desempenho, e se este for recompensado e reforçado, gera-se então a satisfação e a motivação
Fonte: Professor Abelardo Neves (ponto dos concursos)
-
Nem sempre um funcionário motivado, fará o melhor trabalho.
Ele necessitará de uma liderança ideal para que este possa ser feito.
-
Os colegas já comentaram tudo, mas só pra dar um exemplo bom:
Em algumas ocasiões, como ,por exemplo, num jogo de futebol, o jogador está tão motivado que acaba indo muito afoito e fazendo besteira (brigando, levando cartão, etc.). Cabe então ao líder (que pode ser o técnico, o capitão) guiar essa motivação a um resultado, que é a vitória do time.
-
Apenas complementando os colegas: Segundo Vroom=> A motivação depende de 3 variáveis: Valência(o valor que é dado), Expectativa e Instrumentalidade.
-
Errada!
A pessoa pode estar motivada e não ter competência suficiente para desempenho de suas tarefas. Pode estar motivada e não ter ferramentas de trabalho adequadas...
-
Acredito que uma outra questão ajuda a responder, vejam:
-
Guardem isso:
A motivação não leva ao desempenho, e sim o bom desempenho leva a motivação.
Fonte: Profª. Abelardo Neves
-
A motivação de um funcionário é para TRABALHAR!
-
Apesar de a motivação influenciar o desempenho das pessoas, não podemos afirmar que isto ocorrerá no contexto do trabalho, pois diversos outros fatores impactam este resultado, como a experiência, a habilidade, dentre outros.
-
GENERALIZOU = ERROU!
Até porque desenvolvimento = habilidade técnica + motivação + estrutura organizacional (contexto) e a questão nos leva a entender que desenvolvimento é uma variável dependente unicamente da motivação!
Vamo que vamo..
-
Concordo com o comentário de Geovani Santos. A questão afirma sobre "ser possível" e não "ser garantido".
GAB. CESPE: ERRADO.
-
A pessoa pode ter motivação e não capacidade para desempenhar determinada função.
-
Gabarito: Errado.
O desempenho humano também depende do apoio organizacional e das competências do indivíduo, além da motivação.
RIBAS
-
CESPE/2010/INCA
A motivação de um indivíduo inserido em uma organização tem relação direta com a intensidade de esforços que ele emprega, por isso indivíduos motivados geram resultados favoráveis para a organização.
Gabarito: errado
-
-
A motivação não é a unica ferramenta a ser analisada também são levados em consideração o suporte organizacional e a capacidade do empregado.
-
A lógica é correta na minha opinião:
É possível afirmar que quanto maior for a motivação de um funcionário para o trabalho, tanto melhor será o seu desempenho em determinado contexto laboral.
Assumindo que é analisado o mesmo funcionário em situações diferentes. Se ele sabe o que ta fazendo (contexo laboral) e quanto maior for a motivação dele melhor será o desempenho (eficácia e eficiência), pois ele estará empregando tudo ao seu alcance mesmo não atingido um desempenho adequado. Em outras palavras, por mais insastisfatório que seja o seu desempenho em um contexto laboral ou do fato dele não saber nada, o seu desempenho tende a ser melhor do que se estivesse com pouca ou nenhuma motivação pois os índices de eficácia e eficiência tenderiam a ser menores comparado a situação anterior. Lógico que isso seria um contexto laboral, pois existem situações, uma prova por exemplo, em que a pessoa está motivada e tem um desempenho ruim, outras vezes não está motivada e tem um desempenho bom, mas observe que nós nos concursos da vida, mesmo ´´desmostivados´´ estaremos ´´motivados´´ em empregar tudo o que temos e sabemos. Em suma, se aquele funcionário desmotivado com um bom desempenho estivesse motivado o desempenho dele tenderia a ser excelente. Dá até para fazer uma analogia com a teoria X e Y. Acredito que a questão pegou os casos em que o contexto laboral é tão ruim, em situações autocráticas, que se o funcionário estiver motivado não será eficaz e eficiente, somente se estiver desmotivado, e aceitar ´´aquele trabalho desgraçado´´ (apertar parafuso 14h por dia sempre da mesma forma). Mas ai é um problema de gestão e adequação, a lógica continua sendo válida (na minha opinião), pq até o cara que tá apertando parafuso 14h por dia tem uma motivação para está ali e consequentemente uma motivação no contexto laboral.
-
Fixando:
DESEMPENHO = MOTIVAÇÃO + CAPACIDADE/COMPETÊNCIA/CHA + SUPORTE ORGANIZACIONAL
Além disso, no que diz respeito à Motivação há que se perguntar: Força (é suficiente?) + Direção (vai ao encontro dos objetivos organizacionais?) + Permanência (é passageira ou perene?)
-
Há dois contextos:
1
A) SABE FAZER + QUER FAZER = MOTIVAÇÃO
B) SABE FAZER + NÃO QUER FAZER = DESMOTIVAÇÃO
No grupo 1, é possível afirmar que quanto maior for a motivação de um funcionário para o trabalho, tanto melhor será o seu desempenho em determinado contexto laboral. (Exemplo do funcionário experiente que quer ser promovido).
2
A) NÃO SABE FAZER + QUER FAZER = MOTIVAÇÃO (precisa de direção, acompanhamento)
B) NÃO SABE FAZER + NÃO QUER FAZER = DESMOTIVAÇÃO (precisa de capacitação e direção)
No grupo 2, NÃO é possível afirmar que quanto maior for a motivação de um funcionário para o trabalho, tanto melhor será o seu desempenho em determinado contexto laboral - PORQUE ELE NÃO SABE FAZER. (Exemplo do estagiário que quer ser contratado)
Dessa forma, o gabarito pode ser certo ou errado, a depender do contexto.
Gab. E
-
É possível afirmar que quanto maior for a motivação de um funcionário para o trabalho, tanto melhor será o seu desempenho em determinado contexto laboral. Resposta: Errado.
Comentário: para se alcançar o desempenho no trabalho deverá haver motivação, capacidade e suporte. O indivíduo pode até estar motivado, porém se não souber fazer nada acrescentará.Parte superior do formulário.
-
Você acaba de tomar posse no seu cargo, estar super motivado, porém ainda tem que aprender como funciona as atividades.
-
Não vejo motivo para essa questão estar errada. Ela não generalizou, deu apenas uma possibilidade, e essa possibilidade realmente existe. É triste esse tipo de questão, normalmente a banca considera como correta, mas as vezes faz isso. É estudar, e além de estudar, torcer pra não acontecer isso na sua prova.
-
Vc pode estar super motivado mas não possui CHA necessário para aquela função. Vc só vai maximizar erros.
-
O peão pode estar muito motivado, porém não ter ferramentas adequadas para o trampo.
-
A motivação pode interferir no desempenho, mas não é suficiente para que se tenha um bom desempenho, visto que para isso necessita de outros fatores, como a capacidade do profissional e o suporte organizacional.
-
Também não vejo erro na assertiva, tendo em vista que o ponto principal está na palavra É POSSÍVEL.
Está claro que ela não condiciona, tampouco limita a apenas o fator motivacional do indivíduo, mas quando a questão diz se tratar de uma POSSIBILIDADE e, ligado a isso, incluir o CONTEXTO LABORAL em que a afirmativa se insere, temos muito mais bagagem para reforçar o gabarito como correto do que como errado. Nem sempre a banca está certa! Enfim...
-
Vamos inverter? é IMPOSSÍVEL afirmar que quanto maior for a motivação de um funcionário para o trabalho, tanto melhor será o seu desempenho em determinado contexto laboral.
Ou mesmo matematizar:
Desempenho = motivação, competência + contexto favorável. Se você eleva a motivação, é possível que o Desempenho se eleve.
Possibilidade e suficiência são duas coisas diferentes.
Cebraspe pecando
-
Gab: ERRADO
Eu posso estar super motivada para o trabalho e não obter um bom desempenho na avaliação! O que condicionará meu desempenho é o conjunto do comprometimento/ competência, do suporte organizacional e da motivação pessoal.
Aprendendo sempre...