SóProvas


ID
2721742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para fazer uma tecnologia atual funcionar com as características de uma obsoleta, aceitando as mesmas entradas e produzindo as mesmas saídas, utiliza-se a estratégia de preservação digital embasada na utilização de recursos computacionais denominada

Alternativas
Comentários
  • Na área da informática um emulador é um programa que copia as aplicações de um determinado local, de modo que você que consegue reproduzir outros programas sobre ele.

     

    Quando usar um emulador?

    Podemos usar em diversas situações, principalmente quando não temos acesso a determinado programa que depende de um outro programa.

     

    Um belo exemplo p fazer entender:

     

    Vídeo games em computadores

    Em 1999 lançaram o Virtual Game Station (VGS) foi um emulador de Playstation lançado para Macintosh e depois para o Windows, depois foi lançado para Dreamcast, e aos poucos foi se popularizando. Hoje em dia encontramos emuladores dos jogos mais antigos como Atari e Jaguar, os pouco conhecidos como Neo Geo e Game Gear e até os mais sofisticados como X-Box, PlayStation 2 e PlayStation Portátil. (Lembrando que os mais sofisticados exigem muito do seu computador, e alguns jogos não são emulados com perfeição, ou não rodam).





    Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/o-que-e-um-emulador/111569#ixzz5JYJHlMqU

  • Gabarito letra E

     

    Emuladores são softwares que criam condições para que possam ser rodados aplicativos desenvolvidos para outros plataformas. Pode-se dizer de forma simples que emuladores são programas feitos para fazer uma máquina "imitar" uma outra.

     

    Um exemplo seria o caso de emuladores que permitem rodar num PC aqueles antigos jogos do Atari. O que os emuladores fazem é "ler" o programa do jeito que ele foi escrito para o Atari e "traduzir" de um jeito que o PC entenda e possa rodar.

  • Resposta correta: letra E

    O e-ARQ Brasil cita algumas técnicas comumente utilizadas para evitar os riscos provenientes da obsolescência tecnológica (preservação da tecnologia, emulação, conversão de dados e migração).

    emulação: é a simulação de determinado hardware ou software por meio de software. Permite que um computador moderno, possivelmente mais barato e de fácil manutenção, possa executar programas (softwares) antigos, desenvolvidos, originalmente, para outra plataforma.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 82)

  • A questão busca a definição da técnica que simula tecnologias obsoletas, facultando o acesso às informações.

    a) Transferência é o nome dado à passagem dos documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário. A transferência só ocorre durante essa movimentação. Errada.

    b) O recolhimento é o nome atribuído à passagem dos documentos do arquivo corrente para o permanente, e do arquivo intermediário para o permanente. Dica: sempre que o destinatário for o o arquivo permanente, haverá um recolhimento. Errada.

    c) Duplicação é, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA), é a

    "Técnica de produção de cópia de documentos a partir de uma matriz." 
    Ou seja, o documento original é produzido e cópias são feitas a partir dele. Errada. 

    d) Exportação, no caso da arquivologia, não é um termo técnico, mas é utilizado quando a movimentação de documentos de um sistema para outro, por exemplo, for necessária. Errada
    e) Emulação é uma tecnologia que imita um hardware ou um software obsoleto, por meio de um novo software, que simulará suas características. Certa.

    Segundo o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-Arq Brasil),

    "emulação: é a simulação de determinado hardware ou software por meio de software. Permite que um computador moderno, possivelmente mais barato e de fácil manutenção, possa executar programas (softwares) antigos, desenvolvidos, originalmente, para outra plataforma..." 
    Fonte:Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

    e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos / Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. 1.1. versão. - Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 2011. nbsp;

    Gabarito do Professor: Letra E.

  • Nesse tipo de questão eu só lembro do emulador de Nintendo 64 que tenho no PC e mato na hora.

    Gabarito: Letra E

  • Matei na lógica essa...Para fazer uma tecnologia atual funcionar com as características de uma obsoleta. (Lembrei de um Simulador= EMULADOR)

    • Gabarito: E

    Emulação: "Estratégia de preservação digital que se baseia na utilização de recursos computacionais para fazer uma tecnologia atual funcionar com as características de uma obsoleta, aceitando as mesmas entradas e produzindo as mesmas saídas."

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/assuntos/camaras-tecnicas-setoriais-inativas/camara-tecnica-de-documentos-eletronicos-ctde/2016_CTDE_Glossario_V7.pdf

  • obg emulador de ps2 (pcsx2)!!!