SóProvas


ID
2721865
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O corte de novos concursos no Congresso é um exemplo de uma função do Estado.


Essa função é denominada

Alternativas
Comentários
  • Do ponto de vista econômico, a ação governamental atende a certas funções básicas. Estas tendem, por sua vez, a afetar os rumos do crescimento e os parâmetros do desenvolvimento econômico. A literatura aponta para três funções básicas: função estabilizadora, função alocativa e função distributiva.

     

    função estabilizadora é exercida por meio de instrumentos de política fiscal (forma de gasto do orçamento público e política tributária) e política monetária (política de crédito, interferências na oferta e demanda de moeda e sua inflência sobre o nível de juros) de caráter anti-cíclico. Ou seja, a função estabilizadora, por meio da política fiscal e a política monetária, procura minimizar os efeitos dos ciclos econômicos - estes entendidos como oscilações nos níveis gerais de produto, emprego, renda e nível geral de preços da economia. No Brasil, ao longo dos anos 1980 e grande parte dos anos 1990, o foco da política econômica se centrava principalmente, mas não exclusivamente, na função estabilizadora. Os diversos planos econômicos lançados ao longo desse período refletem nitidamente esta prioridade.

     

    função distributiva atende a certos preceitos ou critérios socialmente aceitos de distribuição de renda. Sejam ou não efetivas, as políticas de renda levadas a cabo pelo governo do Presidente Lula representam um bom exemplo da função distributiva. Parte do orçamento do governo é destinada a programas sociais (Programa Fome Zero, Bolsa Família, Bolsa Escola, etc.) desejados socialmente - haja vista que uma das bandeiras da campanha presidencial foi a busca de combate à fome no país. Durante o governo FHC, esta função, ligada a política de ajuste fiscal, ficou por conta da criação do Fundo Social de Emergência (FSE), lançado antes do Plano Real.

     

    função alocativa visa desviar o emprego de uma parcela dos recursos da economia (capital, trabalho e recursos naturais diversos) para oferta e ou provisão de bens e serviços tidos públicos. Devido as certas características de mercado, estes bens e serviços não são ofertados na quantidade e ou preços ótimos do ponto de vista social. São exemplos da função alocativa muitos dos programas de governo que afetam seguimentos e ou setores que ofertam infra-estrutura (saneamento básico, transporte, energia e telecomunicações). Devido ao volume de recursos exigidos para execução de projetos, prazos de maturação dos empreendimentos, complementariedades de investimento e externalidades ligadas à oferta nesses mercados, a relação custo-benefício tende a afastar o volume investido do necessário ao atendimento das demandas sociais. Um bom exemplo dessa falha foi a crise vivida pelo setor de geração e distribuição de energia elétrica no ano de 2001. Quem se lembra do temor do famoso "apagão" vivido no ano 2001 e que ainda restringe o crescimento nacional?.

    ler mais: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialregulacao/pagina_3.asp

  • Ao cortar concursos públicos, o Congresso Nacional reduz despesas futuras, contribuindo para reduzir o déficit público. Ao reduzir o déficit, também teremos controle maior da inflação. Dessa forma, o Congresso atua pela função estabilizadora. 

    Além disso, vale mencionar também o erro das alternativas B e D. 

    No caso da alternativa B, não existe função antiestabilizadora (errada letra B).

    Acerca da D, precisamos lembrar que o processo eleitoral tem impacto significativo na função alocativa, pois, por meio da eleição, os cidadãos votam em representantes que se comprometem com o fornecimento de determinados tipos de bens públicos. 

    Há eleitores que acreditam que o Estado deve ter menor participação na Economia e ao votarem em um candidato que defende esta ideia, eles também estão exercendo suas preferências sobre a função alocativa do governo. Nestes casos, eles defendem que a função alocativa do governo seja diminuída e seja cumprida mais intensamente pelo setor privado. 

    No entanto, cortar concursos públicos do Congresso não atingiria o objetivo defendido por estes eleitores, já que a intervenção na Economia é realizada pelo Poder Executivo.

    Resposta: C