Todos são oriundos por água não tratada, exceto o último (Aedes Aegypt). Porém a questão especifica pessoas com problemas renais, doença não detectada pelo tratamento convencional da água, usá-la em tratamento médico. Lembre-se de hemodiálise, tratamento de água e do manual de cianobactérias e cianotoxinas do ministério da saúde. As toxinas produzidas pelas cianobactérias patológicas geram 2 tipos de problemas em animais e humanos: neurotoxinas e hepatotoxinas.
A) Giardia lamblia [ protozoário, cisto em água não tratada, ou alimentos poluídos com água não tratada, causa desidratação] Ministério da Saúde, ANVISA.
B) Hepatite A [ vírus, água ou alimento contaminados, por exemplo, mariscos em criadouros próximos a esgotos ou lançamento de degetos, causa inflamação no fígado ] Fonte: empresa de medicamentos ROCHE
C) Cryptosporidium parvum [ protozoário, via água e alimento contaminado, contaminação via oral-fecal, afeta bovinos e pessoas, causa inflamação no fígado] Fonte: UFRGS.
D) Hepatotoxinas [ CERTA, a depender da quantidade da toxina, pode causar a perda do fígado e a morte da pessoa por incapacidade do fígado funcionar corretamente] Fonte: Manual de citotoxina do Ministério da Saúde/2015.
E) Flavivírus [vírus da febre amarela, doença também causada pelo mesmo mosquito da dengue, possui apenas 1 RNA e é epidemia na região amazônica, a doença causa dor intensa pelo corpo, a profilaxia é de internação compulsória imediata] Fonte: Ministério da Saúde.