SóProvas


ID
2722051
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à limnologia, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Os ambientes lóticos são sistemas de água corrente em que diversos fatores influenciam as condições físico/química da água, entre eles as estruturas geológicas, as condições topográficas e a cobertura vegetal.

( ) Em ecossistemas lóticos, o permanente movimento horizontal das correntes tende a ser um fator limitante e de controle.

( ) A interação de um corpo hídrico com sua bacia hidrográfica é mais intensa nos ambientes lóticos, gerando um ecossistema muito mais aberto, com comunidades de metabolismo heterotrófico.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • As principais diferenças entre estes ecossistemas é que em rios e riachos a corrente é um fator limitante e de controle muito mais importante do que em lagos. Outra característica de ambientes lóticos é a intensa troca entre os ambientes terrestre e aquático, gerando um ecossistema mais aberto com comunidades de metabolismo heterotrófico e também a rara estratificação térmica e química em ambientes lóticos. A tensão de oxigênio também tende a ser mais alta e mais uniforme em rios.

  • gabarito da questão aí guerrerro, fazendo favor!

  • Gabarito: C

  • GAB C

    Sistemas lóticos:

    Os rios caracterizam-se pelo movimento horizontal de suas águas e interação com a sua bacia hidrográfica, onde ocorre a contribuição permanente de material alóctone, principalmente de origem orgânica (folhas, frutos, insetos aquáticos). Por outro lado, a produção de material autóctone nesses ecossistemas está associada à disponibilidade de luz e consequentemente à produtividade primária. A fauna de invertebrados é dominada pela comunidade bentônica e a de vertebrados por peixes (TUNDISI & MATSUMURA TUNDISI, 2008).

    A complexa interação da biota com o ambiente físico e químico nesses sistemas é bastante influenciada pela velocidade da correnteza, que envolve a dinâmica de transporte de energia e ciclagem de materiais.

    Nas regiões de várzeas localizadas nas planícies fluviais, a integridade ecológica do sistema é dependente da conectividade entre os canais naturais dos rios de várzeas pelos pulsos de inundação (JUNK & WELCOMME, 1990). As oscilações dos níveis hidrométricos e o fluxo de água proporcionam uma variedade de hábitats e interferem diretamente na dinâmica espacial e temporal das comunidades aquáticas.