Segundo a Resolução CONAMA 344 de 2004, a eutrofização é um processo natural de enriquecimento por nitrogênio e fósforo em lagos, represas, rios ou estuários e, consequentemente, da produção orgânica. Como consequência do aumento da produtividade primária, há o desenvolvimento excessivo de algas ou macrófitas aquáticas. Nesse sentido, sob o enfoque da resposta do corpo hídrico, THOMANN & MUELLER (1986) definem a eutrofização como o crescimento excessivo de plantas aquáticas, tanto planctônicas quanto aderidas, em níveis tais que sejam considerados como causadores de interferências com os usos desejáveis do corpo d´água. O processo de eutrofização pode ocorrer naturalmente ou ser induzido pela ação do homem. Quando ocorre de forma natural o processo é considerado lento e é um resultado do acúmulo de nutrientes trazidos pelas chuvas e águas superficiais que erodem a superfície do solo. Quando ocorre artificialmente, ou seja, quando é induzida pelo homem, a eutrofização é denominada artificial, cultural ou antrópica. Neste caso, os nutrientes podem ter diferentes origens, como: esgotos domésticos, efluentes industriais, atividades agrícolas, entre outras (ESTEVES, 19
Achei essa questão um pouco contraditória. Apesar do gabarito na letra E, a letra B traz o conceito de eutrofização incorreto tbm!
"Segundo a Resolução CONAMA 344 de 2004, a eutrofização é um processo natural de enriquecimento por nitrogênio e fósforo em lagos, represas, rios ou estuários e, consequentemente, da produção orgânica."
Ou seja, a eutrofização é o processo de "dar alimentos" a um corpo d'água. Esse conceito tbm é presente em livros como Bernardo; Minillo e Dantas, 2010.
A alternativa B traz como argumento que a eutrofização é a RESPOSTA! Não segundo os conceitos trazidos pela legislação e pelos livros. Ser resposta é uma consequencia; a eutrofização é causa da floração de cianobactérias.