SóProvas


ID
2722135
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A grande diversidade de poluentes encontrados na atmosfera dificulta o estabelecimento de uma classificação. No entanto, inicialmente, é possível classificá-los como poluentes primários e secundários.


Assinale a opção que apresenta exemplos de poluentes secundários.

Alternativas
Comentários
  • Alguns poluentes são provenientes de atividades antrópicas ou naturais e podem ser divididos em poluentes primários e poluentes secundários:


    Poluentes primários são aqueles lançados diretamente pelas fontes de emissão, como por exemplo: o dióxido de enxofre, o ácido sulfídrico, os óxidos de nitrogênio, a amônia, o monóxido de carbono, o dióxido de carbono, o metano, fuligem e aldeídos.


    Poluentes secundários são aqueles formados na atmosfera através de reações químicas entre os poluentes primários, com destaque para o peróxido de hidrogênio, o ácido sulfúrico, o ácido nítrico, o trióxido de enxofre, os nitratos, os sulfatos e o ozônio.

  • Mas o ozônio já não é um gás que está presente na atmosfera?

  • Mônica, o ozônio é formado pela quebra de dois átomos de oxigênio por meio da radiação uv. Lembrando que o O3 na estratosfera é benéfico, sendo responsável pelos bloqueios das radiações uv. Já na troposfera o O3 é prejudicial aos seres vivos, por conta do seu poder oxidante.