SóProvas


ID
2722252
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em 1923, o químico dinamarquês Johannes Brønsted (1879- 1947) e o químico inglês Thomas Lowry (1874-1936) propuseram uma definição de ácidos e bases mais geral do que a proposta anteriormente por Arrhenius (1859-1927).


O conceito de Brønsted- Lowry está baseado no fato de que a reação ácido-base envolve transferência de íons H+ de uma substância para outra.


Analise o equilíbrio a seguir:


HSO3 (aq)+ H2O(ℓ) ⇄ H2SO3(aq) +OH(aq)


Baseado nesse conceito, os pares conjugados são:

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar o que está acontecendo na reação:

    HSO+ HO D HSO +OH

    O íon HSO se transforma em HSO, o que significa que está recebendo um H; logo, o íon HSO atua como base. Ao fazer o caminho inverso, vemos que o HSO está cedendo H e se transformando no íon HSO, o que faz com que o HSO­ atue como seu ácido conjugado. Dessa análise, podemos eliminar as alternativas A e E.

    Já observando a água, vemos que ela cede H para se transformar em OH, agindo como ácido. Em contra partida, o OH recebe H para se transformar em água, agindo como base conjugada. Observado isso, podemos marcar a alternativa C.

    OBS: os erros das alternativas B e D são a relação entre ácidos e bases conjugadas. Na alternativa “b”, a água atua como ácido, e o HSO também, mas não são conjugados. O mesmo vale para a alternativa “d”: HSO e OH são bases, mas não são conjugados.

    Gabarito: alternativa C.

  • Em geral, a água, que possui elétrons não ligantes no átomo O, comporta como base. Entretanto, nesse caso, a água está doando um H+, sendo, portanto, uma base de Brønsted-Lowry e OH- sua base conjugada. Desta forma, a letra C está correta.

  • Doador de prótons (H+) é a água ( H2O), por isso será o ácido. E sua base conjugada será o íon hidróxido (OH-).

    Gabarito: Item C.