SóProvas


ID
272371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à ética no serviço público.

Quando um servidor falta ao trabalho, em qualquer circunstância, contribui para a desmoralização do serviço público e para a desordem nas relações humanas.

Alternativas
Comentários
  •                 Bom pessoal, segundo o código de ética, todas as ausências injustificadas do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas, portanto não podemos dizer que as faltas em qualquer circunstãncia contribuem para a  desmoralização.


    Bons estudos
  • Resposta:   Errado 

    Não é qualquer saída, devido que há servidores que têm necessidade de saírem do seu local de trabalho, como exemplo cito os AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL. Como iriam fiscalizar as empresas se fosse contrário ao Código de Ética se é habitual saírem por necessidade imperiosa do trabalho.
  • De acordo com a lei 1171 art. 3º  alínea XII:
    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
  • Errado, simplesmente porque a lei diz que "quase sempre", como não consta esta parte na questão, a torna errada.

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
  • Quando um servidor falta ao trabalho, em qualquer circunstância, contribui para a desmoralização do serviço público e para a desordem nas relações humanas.


    erro da questão : em verde!
  • GABARITO: ERRADO

    Olá pessoal,

         Cuidado com as palavras da CESPE como: única, sempre, mesmo, todas, automaticamente, depende, suficiente, somente, excepcionalmente, em qualquer hipótese, nunca, única, nenhuma hipótese, QUALQUER, apenas, a mesma, expressamente, exclusivamente etc...

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!!!
  • Toda ausência INJUSTIFICADA do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que QUASE SEMPRE conduz à desordem nas relações humanas.




  • A greve é um direito do servidor

  • Ausências injustificadas.

  • "ausência injustificada" é fator de desmoralização.

    Por exemplo, a necessidade de ir a um médico justifica uma falta, e, nesse caso, não leva à desmoralização. Então não é em "em qualquer circunstância".

  • Mesmo os candidatos que não tivessem estudado com afinco o texto do Código de Ética dos Servidores Públicos Federais poderiam concluir que eventual norma de conteudo idêntico ao presente nesta assertiva se revelaria manifestamente desproporcional. Ou, por outras palavras, constituiria rematado exagero.

    Afinal, é claro que não é qualquer falta ao trabalho, sob toda e qualquer circunstância, que deva ser considerada motivo de desmoralização do serviço público. Fosse assim, um servidor que é atropelado no caminho para a repartição e que, por conta do acidente, é conduzido imediatamente para um hospital, estaria contribuindo para que o serviço público se visse desmoralizado.

    Convenhamos...

    Por óbvio, não é isto o que preceitua o Código de Ética. Na verdade, apenas as faltas injustificadas têm o condão de ocasionar tal efeito de desmoralizar o serviço público.

    A propósito, eis o teor do item XII, "Das Regras Deontológicas", do referido Código:

    "XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas."

    A contrário senso, portanto, ausências devidamente justificadas não terão o efeito ali descrito.

    Incorreta, pois, a afirmativa em exame.


    Gabarito do professor: ERRADO
  • Ausências injustificadas.

  • a pegadinha foi " em qualquer circunstância"