SóProvas


ID
2723929
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Existem diversos tipos e formas de controlar a administração pública. Estes variam conforme o Poder, órgão ou autoridade que o exercitará, ou também pelo sua fundamentação, modo e momento de sua efetivação.

Com base no texto, a respeito do controle interno, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  

    A) GABARITO

     

    B)O controle interno é aquele que é exercido pela entidade ou órgão que é o responsável pela atividade controlada, no âmbito de sua própria estrutura. 

    c)  O controle  que as chefias exercem nos atos de seus subordinados dentro de um órgão público é considerado um controle interno.

    d) O controle externo ocorre quando outro Poder exerce controle sobre os atos administrativos praticados por outro Poder. Nas palavras de Hely Lopes Meirelles, “é o que se realiza por órgão estranho à Administração responsável pelo ato controlado”. 

    E) Segundo Marinela, todo superior hierárquico poderá exercer controle administrativo nos atos de seus subalternos, sendo, por isso, responsável por todos os atos praticados em seu setor por servidores sob seu comando.

     

    Fonte: 

    http://ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12667

  •  

    Controle Interno

     

     

    Quando o agente controlador integra a própria Administração, está-se diante de um
    controle interno, exercido pela própria Administração sobre seus órgãos e suas entidades
    da Administração indireta.

  • Quando o agente controlador integra a própria Administração, está-se diante de um
    CONTROLE INTERNO, exercido pela própria Administração sobre seus órgãos e suas entidades
    da Administração indireta.

  • é o tipo de questão que a resposta está tão "na cara" que a gente fica até com medo de marcar a correta.

  • é o tipo de questão que a resposta está tão "na cara" que a gente fica até com medo de marcar a correta.

  • Quanto à amplitude ou fundamento - controle hierárquico ou por subordinação: é decorrência da relação de subordinação instituída em razão do poder hierárquico da Administração. Esse controle pressupõe as faculdades dos superiores de fiscalização, coordenação, supervisão, orientação, aprovação, revisão e correção dos atos dos subordinados. Decorre do poder hierárquico e é um controle interno.

  • O controle hierárquico se observa quando há o escalonamento vertical de órgãos, situação em que

    os órgãos inferiores encontram-se subordinados aos superiores. Por conseguinte, os órgãos de

    cúpula possuem controle pleno sobre os subalternos, sem precisar de uma lei ou outra norma

    específica para lhe outorgar a competência de controle.

    Fonte: Estratégia concursos

    Não há ressalvas, portanto, se há escalonamento vertical de órgãos, há controle hierarquico. Como existe hierarquia, se não há qualquer tipo de controle sobre os atos administrativos de seus subalternos?

  • Eu fiquei sabendo da resposta de cara , porém, trata-se da banca INAZ do PARÁ e temos que saber o que esses malucos querem que marque.

  • Quando vejo uma questão dessa banca, já penso: "Ai... Lá vem!" haha

  • Þ     Controle Externo: O controle é exercido por um ente que não integra a mesma estrutura organizacional do órgão fiscalizado. Ex: CN julga as contas prestada pelo presidente da república, ou quando um juiz anula um ato do poder executivo.

    Þ     Controle Interno: O controle é exercido internamente, por cada um dos poderes, em relação aos seus próprios atos.

  • Vejamos cada opção, individualmente:

    a) Certo:

    Realmente, o controle interno é efetivado pela Administração sobre seus próprios atos. Ocorrendo, portanto, no âmbito de um mesmo órgão ou entidade, baseado em relação hierarquizada, é inquestionável que a hipótese será de controle interno. Logo, correta esta alternativa.

    b) Errado:

    Ao se referir a "entidade externa", a Banca insere elemento que não é compatível com a noção acertada de controle interno.

    c) Errado:

    Ao contrário do aduzido neste item, o controle efetivado com apoio em relação hierárquica é, sim, tido como controle interno, porquanto ocorrido no âmbito de uma mesma pessoa jurídica.

    d) Errado:

    Na realidade, as hipóteses em que um dado Poder da República exerce crivo sobre atos de outro Poder vêm a caracterizar o denominado controle externo.

    e) Errado:

    É inerente ao poder hierárquico a possibilidade de controlar os atos praticados por seus subordinados. Assim sendo, equivocado dizer que "Nem todo superior hierárquico pode exercer controle sobre os atos administrativos dos seus subalternos."


    Gabarito do professor: A