SóProvas


ID
272398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Julgue os itens de 42 a 60, relativos à qualidade no atendimento
ao público.

Quando uma pessoa reclamar do atendimento que recebeu, o servidor público deverá ouvir atentamente a insatisfação e perguntar se a pessoa pode oferecer opções para ajudar a melhorar o atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Item correto.

    A dúvida paira sobre a parte do texto "perguntar se a pessoa pode oferecer opções para ajudar a melhorar o atendimento".
    Há dois argumentos que embasam esta indagação. O princípio da cortesia no serviço público e atendimento ao cidadão. Dentre as técnicas, a demonstração de preocupação e interesse ao problema que passa o reclamante, reforçam os valores de interesse público e melhoria contínua do atendimento. Outro ponto diz respeito a técnica de FEEDBACK interpelado pelos setores de ouvidoria de uma organização. Aqui, a expressão do cliente sobre os produtos e serviços oferecidos estabelecem uma base de dados para a verificação de qualidade e sugestões de mudanças que partem dos próprios atendidos e que embasam o Brainstorm para a melhoria de processos.


    Abraços
  • CERTO!

     A escuta atenta quanto à insatisfação do usuário e perguntar sobre sugestões de melhorias são ações que exprimem a importância da ótica do usuário sobre as demandas de atendimento para melhoria dos programas de atendimento ao público.  
  • Discordo do gabarito:
    Imagine a cena: o usuário chega reclamando e a atendente pergunta ao usuário o que ela pode fazer para melhorar???Como assim?....aff
  • O público não pode oferecer opções para melhorar o serviço, e sim SUGESTÕES.
    Opções para melhorar o serviço:
    mais pessoas para prestá-lo, mais materiais, mais meios, treinamentos... essas opções não podem ser oferecidas pelo público, e sim sugeridas.


  • R: Correto. "Ouvir é mais importante que falar para uma comunicação efetiva."

    Fonte: Prof. Wendell Léo -  Comentário prova STM – Técnico Judiciário

    w.castellano@ig.com.br

    Acho que ouvir atentamente é mesmo uma obrigação do servidor. Já perguntar ao usuário se ele tem alguma opinião/sugestão é complicado. Imagino a cena e acho que não daria certo devido à insatisfação do usuário do serviço público. Porém, como estamos falando de provas de concurso, o que vale é o que está escrito na Lei. Então, devemos pensar da forma como o examinador pensa e imaginar que isso é o certo. Bons estudos!!



  • Não gostou? Faz melhor então ô! kkkkkkk (brinks)

  • Na  minha opinião essa questão está errada, pois confundiu "sugestão com opção"

    Opção seria: Você chega no Banco do Brasil e o atendente pergunta: O Sr deseja tomar uma água, um chá ou um café? Aí você "opta" por tomar suco. Isso é possível? Não, pois você não pode optar por algo que não existe, mas você pode sugerir que sirvam suco. Portanto, são conceitos diferentes.

    Já imaginou se o cidadão fizesse "opção" para que a carteira de habilitação fosse emitida em 1 dia sendo que o prazo mínimo é 5? Será que ele se sentiria mais satisfeito por "optar" por algo em que nunca será atendido?


  • fugiu o verbo sugerir  da mente da banca!

    kkkkk
  • Sandra Lopes, também concordo contigo.

    Se um servidor me fizesse essa pergunta(eu no lugar do cliente),não ia aceitar muito bem...até ia achar que ele estava de deboche.A única coisa que falaria era: "Não teve treinamento para atender cliente?"

    Mas fazer o quê? ñ dá pra discutir com a banca a respeito disso.

     

    Marquei:ERRADO (KKKK)

  • "Desculpe senhor, tomei posse a pouco tempo e ainda estou aprendendo. Gostaria de me ensinar?"

  • Eu tbm fiquei muuuuito na dúvida, tipo, oi?

    Parece até meio deboche né kkkkkk

    Também marqei errado kkkkk

  • Marcaria como ERRADA, pois existem as ouvidorias, essa não seria uma função do servidor, existem outros canais em que o público (pessoa) poderá opinar.