-
Tipos de Entrevista:
1. Estruturada: entrevista com roteiro (o mesmo para todos os candidatos). Me permite comparar os candidatos, mas não me permite aprofundar questões;
2. Aberta ou Não Diretiva: não tem roteiro e o andamento da entrevista depende das respostas do candidato. Permite aprofundar questões. O entrevistador deve ter grande domínio da técnica para não se perder;
3. Diretiva: ela direciona e confunde o candidato. Proporciona ao entrevistador conhecer o que os candidatos pensam, quais seus valores;
4. Situacional: como o candidato agiria numa situação hipotética;
5. Comportamental: como o candidado reagiu numa situação vivenciada.
-
Tipos de entrevistas
Entrevista comportamental – analisado o comportamento em situações especificas. Utilizada nas seleções por competências. Usadas perguntas comportamentais para que o candidato descreva. Contexto, Ação e Resultados. Passadas
Entrevista Situacional – questiona os comportamentos dos candidatos em situações fictícias, como ele agiria na situação. Futuras
Abertas
Diretiva – determina o tipo de resposta desejada, não especifica as questões. Deixa as perguntas a critério do entrevistador.
Não diretiva – não especifica nem as questões nem as respostas requeridas. Exploratórias e informais. Orientação do entrevistador.
Fechadas formulários
Totalmente Padronizada – estruturada fechada ou direta, com roteiro preestabelecido. Candidato responde questões padrão
Padronizada apenas quanto às perguntas – perguntas elaboradas, mas permitem respostas abertas/livres. Entrevistador com uma listagem (check list) de assuntos a questionar, colhe as respostas do candidato.
-
LETRA C - Questões abertas. Fica a critério do entrevistador o que perguntar.
-
A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de entrevista. A alternativa a ser marcada é que apresenta o tipo de entrevista que apresenta como vantagens a facilidade e o aprofundamento dos temas abordados.
Em relação ao assunto, temos os seguintes tipos de entrevista, segundo Chiavenato (2014, p.130):
- Entrevista totalmente padronizada: é a entrevista com perguntas previamente elaboradas, mas que permitem resposta aberta.
- Entrevista padronizada apenas nas perguntas: é a entrevista estruturada e com um roteiro preestabelecido. O entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas no sentido de obter respostas definidas.
- Entrevista diretiva: é a entrevista que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador.
- Entrevista não diretiva/aberta: é a entrevista totalmente livre, que não especifica nem as questões nem as respostas requeridas. É também denominada entrevista exploratória, informal ou não estruturada. . Sua sequência e orientação ficam a critério do entrevistador, que caminha em uma linha de menor resistência ou da extensão de assuntos, sem se preocupar com um roteiro, mas com o nível de profundidade a ser alcançado.
Concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.