SóProvas


ID
2725300
Banca
PGR
Órgão
PGR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A ORDEM ECONÔMICA VISA ASSEGURAR A EXISTÊNCIA DIGNA DE TODOS, COM BASE NA VALORIZAÇÃO DO TRABALHO HUMANO E NA LIVRE INICIATIVA. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE NÃO CORRESPONDE A UM PRINCÍPIO EXPRESSO DA ATIVIDADE ECONÔMICA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

    I - soberania nacional;

    II - propriedade privada;

    III - função social da propriedade;

    IV - livre concorrência;

    V - defesa do consumidor;

    VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    VII - redução das desigualdades regionais e sociais;

    VIII - busca do pleno emprego;

    IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 6, de 1995)

    Abraços

  • LETRA C CORRETA


    O artigo 170 da CF prevê um Estado interventor, e não "não interventor".

  • Princípios gerais da atividade econômica – Art. 170 da CF/88

    Mnemônico: SoProLiDeReBuTra

     

    So – soberania nacional

    Pro – propriedade privada e função social da propriedade

    Li – livre-concorrência

    De – defesa do consumidor e do meio ambiente

    Re – redução das desigualdades regionais e sociais

    Bu – busca do pleno emprego

    Tra – tratamento favorecido para empresas de pequeno porte


  • Marquei corretamente, porém com lágrimas nos olhos rsrs.. país da piada

  • Primeira vez que vejo uma questão de constitucional do MPF cobrar lei seca.

  • A constituição de 1988 dá suporte a um Estado Social Democrático, voltado a atuar efetivamente no desenvolvimento de políticas públicas ativas e prestações positivas. Tudo isso visando obter uma sociedade em que prevaleça a igualdade material, assegurando a todos, no mínimo, o necessário a uma existência digna. Para tanto, o inciso III do art 3º da CF determina a erradicação da probreza e da marginalização, bem como a redução de desigualdades sociais e regionais. Nesse mesmo sentido, o art. 170 da CF assegura a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social.

    Desta forma, é evidente que o Estado brasileiro tem como uma de suas funções a intervenção no setor econômico, como forma de assegurar que a riqueza produzida seja efetivamente um meio de prover a todos uma existência digna.

    Logo, a alternativa que contém a não intervenção na economia (letra C) não corresponde a um principio expresso da atividade econômica.

  • A questão exige que o candidato assinale a alternativa que NÃO consta um dos princípios gerais da atividade econômica na Constituição de 1988.

    O gabarito da questão é a LETRA C: Propriedade privada, função social da propriedade e não intervenção do estado na economia.

    Isso porque a "não intervenção do estado na economia" não está entre os incisos do artigo 170 da CF. Vejamos:

    Título VII - Da Ordem Econômica e Financeira

    Capítulo I - Dos Princípios Gerais da Atividade Econômica

    Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

        I - soberania nacional;

        II - propriedade privada;

        III - função social da propriedade;

        IV - livre concorrência;

        V - defesa do consumidor;

        VI - defesa do meio ambiente;

        VII - redução das desigualdades regionais e sociais;

        VIII - busca do pleno emprego;

        IX - tratamento favorecido para as empresas brasileiras de capital nacional de pequeno porte.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre princípios da atividade econômica. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a exceção.

    A– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: I - soberania nacional; (...) IV - livre concorrência; (...) IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País".

    B– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:(...) V - defesa do consumidor; (...) VII - redução das desigualdades regionais e sociais; VIII - busca do pleno emprego; (...)".

    C- Incorreta - A não intervenção do Estado na economia não foi listada na Constituição como princípio da atividade econômica.

    D- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: (...) II - propriedade privada; (...) VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; VII - redução das desigualdades regionais e sociais; (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C (já que a questão pede a exceção).