SóProvas


ID
2725579
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As estatinas são fármacos para tratamento de distúrbios do colesterol e prevenção de eventos cardiovasculares. Pacientes em uso dessa classe de medicamentos estão sujeitos a desenvolverem rabdomiólise (degradação do tecido muscular que pode levar a um quadro de insuficiência renal). Para monitoramento clínico, todo paciente em uso de estatina deve dosar Creatinofosfoquinase (CPK).


No entanto, o uso da estativa deve ser interrompido se o valor de CPK estiver acima de

Alternativas
Comentários
  • Entre e 10x o limite superior, sugiro acompanhamento clínico, porém Pacientes com níveis de creatinofosfoquinase (CPK) acima de 10 vezes o limite superior da normalidade, independente da presença de sintomas, devem suspender a estatina (ou a terapia hipolipemiante combinada), pois níveis alterados nessa magnitude provavelmente são secundários à toxicidade muscular da medicação.

    Concomitante a isso, a deficiência de vitamina D, o hipotireoidismo e as interações medicamentosas (fibratos, ciclosporina, inibidores de protease, por exemplo) devem ser excluídos, pois potencializam o efeito miotóxico das estatinas. Após normalizados os níveis de CPK, uma estatina menos miotóxica pode ser reiniciada, como pravastatina e fluvastatina. No entanto, estas estatinas têm relativa baixa potência.