-
O Orçamento Desempenho veio antes do Orçamento Programa.
"O orçamento clássico(tradicional) evoluiu para o Orçamento de Desempenho ou de realizações, onde se buscava saber “as
coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra”. Assim, saber o que a Administração Pública
comprava tornou-se menos relevante do que saber para que se destinava aquela aquisição. O orçamento de
desempenho, embora já ligado aos objetivos, não poderia, ainda, ser considerado um orçamento-programa, visto
que lhe faltava uma característica essencial, que era a vinculação ao sistema de planejamento."
Material EVP - Curso Alexandre Américo
-
Gabarito ERRADO.
A questão quis se referir ao ORÇAMENTO PARTICIPATIVO.
O Orçamento Participativo não se opõe ao Orçamento-Programa. Na verdade, trata-se de um instrumento que busca romper com a visão política tradicional e colocar o cidadão como protagonista ativo da gestão pública.
Objetiva a participação real da população no processo de elaboração e a alocação dos recursos públicos de forma eficiente e eficaz segundo as demandas sociais. Dessa forma, democratiza-se a relação Estado e sociedade e são considerados os diversos canais de participação, por meio de lideranças e audiências públicas.
Fonte: AFO - Sérgio Mendes
-
o orçamento-programa é um estágio posterior ao chamado orçamento de desempenho.
-
O orçamento de desempenho é a mais recente evolução do
orçamento-programa,(tradicional) fruto das pressões sociais por serviços públicos de melhor qualidade e por mais transparência na gestão pública.
-
ERRADO
HOUVE NO ÍTEM UMA INVERSÃO DE CONCEITOS , JÁ QUE O ORÇAMENTO DESENVOLVIMENTO
TINHA COMO DESVANTAGEM A FALTA DE LIGAÇÃO ENTRE PLANO E ORÇAMENTO .
O ORÇAMENTO PROGRAMA , POR SUA VEZ , VEIO PARA APERFEIÇOAR O QUE ERA FEITO NO DESENVOLVIMENTO
SÓ QUE AGORA COM UM PLANEJAMENTO MAIS VOLTADO PARA METAS E OBJETIVOS , E COMO UM DOS FOCOS PRINCIPAIS ,
FAZER UM ELO/LIGAÇÃO ENTRE PLANO E ORÇAMENTO .
ABRAÇOS !
-
Orçamento Tradicional [1822 Inglaterra]------> Orçamento de desempenho [1964 L4.320 / 1967 DL 200] ------> Orçamento Programa [CF 88 / LC 101/2000]
-
O orçamento programa (Moderno) é evolução do orçamento de desempenho.
Errado!
-
Questão => Errada
O orçamento de desempenho é a mais recente evolução do orçamento-programa, fruto das pressões sociais por serviços públicos de melhor qualidade e por mais transparência na gestão pública.
O Orçamento de Desempenho representa uma evolução do Orçamento tradicional; buscava saber o que o Governo fazia (ações orçamentárias) e não apenas o que comprava (elemento de despesa).
Fonte: Orçamento Público - Augustinho Vicente Paludo - pg. 08 - 1.4.2
-
ERRADA
Segue a ordem:
Orçamento de base zero: O orçamento de base zero é um tipo de orçamento em que todos os programas de trabalho devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.
Orçamento tradicional: é aquele em que a alocação dos recursos visa à consecução de meios. A ênfase é o objeto do gasto.
Orçamento de desempenho: o é um processo de evolução em relação ao orçamento tradicional, E NÃO O MAIS RECENTE COMO DIZ A QUESTÃO, O MAIS RECENTE É O ORÇAMENTO-PROGRAMA..
Orçamento-programa: é aquele em que a alocação de recursos visa à consecução de objetivos, metas diretrizes e prioridades. No orçamento-programa a ênfase principal é no objetivo do gasto.
-
Apesar de ter sido um passo importante em direção à racionalidade orçamentária, entende-se que o Orçamento de Desempenho ou de Realizações NÃO deve ser classificado como Orçamento Programa, pois lhe falta uma característica principal, qual seja, a vinculação a um instrumento central de planejamento das açôes do governo.
Embora o Orçamento-Programa tenha seu marco legal em 1964, com a lei4.320/64, e com o Decreto-Lei nº 200, de 1967, seu marco gerencial se deu com a reforma orçamentária no período de 1998 a 2000, com o Decreto nº 2.829/1998 e a Lei Complementar nº 101/2000. Logo alguns autores defendem que o Brasil tenha "experimentado" o Orçamento de Desempenho neste período (1964-2000) com uma forma de preparação para o Orçamento-Programa.
-
O orçamento de base zero ou por estratégia é a mais recente evolução do orçamento-programa, fruto das pressões sociais por serviços públicos de melhor qualidade e por mais transparência na gestão pública.
Eu acho que seria esse orçamento...
-
creio que esse serio o orçamento particip.ativo, visto é onde a sociedade é ouvida antes de se fazer o orcamento
-
" O orçamento de Desempenho ou Performance Budget procura estabelecer as coisas que o Governo realiza (ações governamentais), e não apenas as coisas que o Governo compra (elementos de despesas). Esse orçamento representa uma evolução do modelo tradicional" Alexandre Vasconcellos, p.32 (Orçamento Público)
-
Pelo que pesquisei, a ordem seria esta:
- Orçamento Tradicional.
- Orçamento de Desempenho.
- O orçamento-programa originalmente, sistema de planejamento, programação e orçamentação, foi introduzido nos Estados Unidos da América, no final da década de 50, sob a denominação de PPBS (Planning Programning Budgeting System).
- O orçamento base-zero surgiu na década de 1970 no Texas, EUA.
-
O orçamento de desempenho não é o estágio mais recente de evolução do orçamento público. O orçamento-programa ocupa atualmente essa posição. Errada.
-
O orçamento de desempenho é uma evolução do orçamento tradicional
-
BRASIL - Cronologia
Orçamento Tradicional
Orçamento Desempenho
Orçamento Programa -----) Orçamento Participativo ( Usado mais em nivel de municipal, em conjunto com Orçamento programa)
-
O orçamento programa é o mais moderno tipo de orçamento.
-
Errado. O orçamento-programa é a evolução do orçamento de desempenho.
-
O orçamento-programa é o mais moderno.
Orçamento tradicional - orçamento de desempenho - orçamento programa.
-
Bom dia,
Ler que o orçamento Base-zero é a evolução do orçamento programa doeu meu coração profundamente, juízo nestes comentários ...
-
ERRADO
(Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: CNJ Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa)
O orçamento de desempenho pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento. Uma de suas principais características é a apresentação dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários.(CERTO)
-
Na evolução histórica das técnicas o orçamento de desempenho foi um estágio anterior ao do orçamento-programa.
-
Errado, a questão se refere ao orçamento participativo.
-
GABARITO: ERRADO
.
Evolução do orçamento público:
.
1°) Clássico ou Tradicional - se caracterizava por ser um documento apenas de previsão de receita e autorização de despesa. Classificava as despesas por objetos de gastos. Não cogitava em atender as necessidades da administração e da coletividade, nem considerava objetos econômicos e sociais. Era corrigido de acordo com o que se gastava no exercício anterior.
.
2°) Orçamento de Desempenho ou de Realizações - verificava o que o governo fazia e não apenas o que gastava. Buscava ligar os gastos aos objetivos. Apesar dos objetivos previstos, não era vinculado ao planejamento.
.
3°) Orçamento Programa (utilizado atualmente) - expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários a sua execução.
.
Vantagens do orçamento programa:
.
- melhor planejamento das ações;
- mais precisão na elaboração dos orçamentos;
maior oportunidade para redução dos custos;
- facilidade na identificação de duplicidade de funções;
- melhor controle na execução do programa;
- ênfase no que a instituição realiza e não no que ela gasta;
.
Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!
.
Luiz Claudio
-
GABARITO: ERRADO
.
- O orçamento por desempenho enfatiza o desempenho organizacional, preocupando-se com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si, pois não é mais apenas um documento de previsão de receita e autorização de despesas. De fato, ele foi uma evolução se o compararmos com o orçamento tradicional, mas ainda lhe falta vinculação entre planejamento e orçamento.
.
- O Orçamento de Desempenho ou de Realizações constitui-se numa evolução em relação ao orçamento tradicional. Nele evidencia-se a preocupação com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si. Buscava-se a definição dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se faziam necessários, ou seja, a preocupação era saber "as coisas que o governo faz, e não as coisas que o governo adquire", enfatizando, dessa forma, as realizações governamentais em cada programa. Apesar de ter sido um passo importante em direção à racionalidade orçamentária, falta-lhe ainda uma característica importantíssima: a vinculação a um instrumento central de planejamento das ações do governo.
.
- O orçamento de desempenho consiste numa das primeiras modalidades de orçamentação moderna (comparada com o orçamento tradicional), posteriormente identificado como a expressão inicial do que viria a ser chamado de orçamento programa ( embora, pela falta de vínculo ao planejamento, não possa ser considerado ainda o orçamento programa).
.
Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!
.
Luiz Claudio
-
GABARITO: ERRADO
.
Q90853 - CESPE 2011 - O orçamento de desempenho é a mais recente evolução do orçamento-programa, fruto das pressões sociais por serviços públicos de melhor qualidade e por mais transparência na gestão pública. ERRADO
.
Q18172 – CESPE 2009 - O orçamento de desempenho, também identificado como orçamento moderno, é aquele elaborado com base nos programas de trabalho de governo que serão executados durante o exercício financeiro. ERRADO
.
Q58202 – CESPE 2010 - O orçamento de desempenho, voltado para a definição dos propósitos e objetivos próprios dos créditos orçamentários, corresponde ao que, nos dias de hoje, se convencionou chamar de orçamento-programa. ERRADO: Não se trata de uma convenção, pois no orçamento de desempenho não havia planejamento.
.
Q298611 – CESPE 2013 - O orçamento de desempenho pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento. Uma de suas principais características é a apresentação dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários. CERTO
.
Q489366 - CESPE 2015 - O orçamento de desempenho, por considerar o resultado dos gastos e os níveis organizacionais responsáveis pela execução dos programas, distingue-se do orçamento clássico ou tradicional. CERTO
.
Q331159 – CESPE 2013 - Como técnica orçamentária, o orçamento de desempenho negligencia os propósitos e objetivos dos créditos, priorizando a construção de indicadores que permitam a aferição dos resultados a partir de medidas simples e objetivas de desempenho. ERRADO.
.
Q627575 – CESPE 2013 - No orçamento de desempenho, consideram-se os seguintes fatores para a mensuração da atuação: economia de custos ou insumos, eficiência técnica na obtenção dos produtos e eficácia dos resultados pretendidos pelas políticas governamentais. CERTO.
.
Q359677 – CESPE 2009 - No orçamento por desempenho, a alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas relacionados ao planejamento, no orçamento-programa, visa à aquisição de meios. ERRADO.
.
Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!
.
Luiz Claudio
-
PELO CONTRÁRIO
-
Gab: ERRADO
Alguns comentários dizem que o programa é o mais recente, quando, na verdade, é o orçamento PARTICIPATIVO!
Evoluções do Orçamento:
INCREMENTAL
TRADICIONAL
DESEMPENHO
PROGRAMA
PARTICIPATIVO
-
ERRADO
PARTICIPATIVO É O MAIS RECENTE