SóProvas


ID
2725675
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O poeta Alphonsus de Guimaraens Filho me conta como o filhinho de um amigo seu esperava conseguir entrar no céu ao morrer, segundo um processo digno de meditação.


– Papai, alma tem mão? – perguntou um dia o garoto.

– Deve ter sim. Por quê? – respondeu o pai, distraído.

– Porque quando eu morrer quero levar um queijo para Deus.

(SABINO, Fernando. Livro aberto. Rio de Janeiro: Record, 2001, p.93).


Nesse texto, o termo “um” aparece quatro vezes. Ele só não pode ser interpretado apenas como artigo em

Alternativas
Comentários
  • "um queijo pra Deus": Neste caso, "um" funciona como numeral e não como artigo indefinido.

  • A meu ver, a questão ao dizer que: "Ele só não pode ser interpretado apenas como artigo", quer mencionar que o termo "UM" pode possuir duas interpretações: Um queijo como sendo numeral e Um queijo como sendo artigo indefinido (qualquer tipo de queijo)

    As demais ocorrências funcionam como artigo indefinido.

  • NO CASO UM QUEIJO, O UM SOA COMO NUMERAL!

  • Na prática, descobre-se que "um" é numeral cardinal quando admite o acréscimo de "só", "apenas", "único", como em "Um  homem é suficiente para erguer isso" ou "Apenas um homem é suficiente...". Veja também que o “um” numeral pode ser substituído por “dois”, “três”, “quatro”, etc. Assim, “Tomei um banho terapêutico ontem e mais um hoje. Portanto, tomei dois banhos”.

    Quando se trata de artigo indefinido, “um” tem por plural “uns” e sua contraparte é o adjetivo “outro”: “Fiquei conhecendo um advogado de que há muito ouvia falar” e “Fiquei conhecendo uns advogados de que há muito ouvia falar”. E mais: “Vou tomar um banho hoje/Vou tomar uns (alguns) banhos hoje”. E ainda: "Um quer vinho; outro, cerveja". Neste último exemplo, “um” significa alguém, uma pessoa.

    No geral, o artigo indefinido pode ser suprimido sem prejuízo para a clareza, como em “Estamos preparando um relatório para o diretor” e “Tenho uma coisa para contar-lhe”. Sem o artigo, as orações ficam: “Estamos preparando relatório para o diretor” e “Tenho coisa para contar-lhe”. Com a supressão do indefinido, não só o sentido do texto mantém-se preservado como se verifica melhora na qualidade da escrita. (Leia também sobre isso clicando .)

    Quando alguém me diz que vai tomar "um banho", pergunto brincando: "Um ou dois?". Aí ocorre trocadilho com "um", artigo e numeral.

    fonte: paulohernandes.

  • ... um SÓ amigo ...

    ... um SÓ processo ..

    ... um SÓ dia ...

    ... um SÓ queijo... -> dá a ideia de ser apenas um queijo, não 2 ou 3.

  • Todas da ideia de generalização, um queijo dar ideia de numeral

  • B)

    Um queijo -----> qualquer queijo. Artigo indefinido.

    Um queijo -----> 1 único queijo. Numeral.