SóProvas


ID
2725759
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente P.L.M., 35 anos, compareceu ao consultório odontológico com queixa de dor intensa no dente 46, provocada pelo contato com alimentos frios e quentes, cessando logo após a remoção desses estímulos. O exame clínico radiográfico revelou a presença de cárie profunda sob restauração extensa e fraturada e discreta recessão gengival.


Considerando o exposto, responda: qual das alternativas a seguir apresenta o correto diagnóstico, bem como o respectivo tratamento indicado para o caso clínico supracitado?

Alternativas
Comentários
  • Pulpite irreversível mesmo sabendo que a dor que cessa logo após remoção do estímulo!?
    Discordo totalmente!

  • Nada ver esse gabarito.

    Dor provocada que cessa logo após remover o estímulo = REVERSÍVEL

    Dor espontânea que persiste após remover o estímulo = IRREVERSÍVEL

  • Os casos de Pulpite REVERSÍVEIS, com profunda exposição dentinária, mas SEM EXPOSIÇÃO PULPAR, devem ser tratados com capeador pulpar INDIRETO e Restauração provisória na primeira consulta. Após proservação de mais ou menos duas semanas, e constatação da remissão do caso, planeja-se a restauração definitiva...achei estranho já realizar a restauração definitiva. Lopes & Siqueira Jr, no capítulo de Urgências e Emergências em Endodontia, preconizam a restauração provisórias, também. Esse gabarito tá estranho!

  • Discordo do gabarito...Diante dessa situação clínica, não é aconselhada a remoção de toda lesão cariosa.